domingo, 30 de agosto de 2009

Guiné 63/74 - P4881: Memória dos lugares (37): Exposição de armamento capturado ao PAIGC, Bissau 1968 (José Nunes, ex-1º Cabo, BENG 447, Brá, 1968/70)


1. O nosso Camarada José Nunes (José Silvério Correia Nunes), ex-1º Cabo, BENG 447 (Brá, 1968/70) esteve na Guiné de 15JAN68 a 15JAN70, enviou-nos mais oito fotografias históricas, de uma exposição em Bissau, no ano de 1968:

Camaradas,

Aqui vos apresento uma reportagem fotográfica da exposição de armamento capturado ao PAIGC, pelas nossas tropas, que esteve patente no Forte da Amura durante a visita à ex-Província Ultramarina Portuguesa - Guiné -, do então Chefe de Estado - Américo de Deus Rodrigues Thomaz (1894 – 1987).

Conforme o “material” me for aparecendo, vou enviando para o nosso arquivo bloguista.


PPSh-41 (As célebres "Costureirinhas")

Segundo a Wikipédia a pistola metralhadora PPSh-41, que era conhecida na gíria entre a tropa portuguesa por “Costureirinha”, dada a sua rapidíssima cadência de tiro:

A Pistolet-pulemet Shpagin 41 (PPSh-41) (em russo: Пистоле́т-пулемёт Шпагин 41) é uma variante da Pistolet-pulemet, concebida por Georgii Shpagin, sendo uma das pistolas-metralhadoras mais produzidas em massa na Segunda Guerra Mundial. Utilizada pela União Soviética durante a guerra.

Esta variante veio substituir a PPD, cujo fabrico era cara e demorosa. A PPSh-41 foi concebida para ser uma alternativa mais barata. O seu baixo custo baseava-se em não ter parafusos e todas as partes metálicas serem estampadas.

A PPSh não era somente melhor de ponto de vista de fabrico, a sua superioridade também se alargava a outras áreas. Tinha uma taxa fenomenal de tiro, por volta de 900 TPM (tiros por minuto), tal como uma reputação pela sua durabilidade e necessidade de pouca manutenção. Também se pensava que era mais certeira do que muitas armas de outros países, mais caras e complexas.

Cerca de 6 milhões de exemplares desta arma foram produzidos até ao fim da guerra. A sua reputação e disponibilidade fizeram com que divisões inteiras fossem equipadas com ela.

Os próprios Alemães estavam bastante impressionados com a arma, e usavam-na sempre que a capturavam. Devido às dimensões semelhantes do cartucho, 7.62 x 25 mm e 9 mm, somente era necessário um bom adaptador de munições para converter a PPSh-41 para disparar munição de MP38/40. A Wehrmacht oficialmente adaptou a PPSh-41 convertida como a MP717(r).

A PPSh, sobreviveu à guerra, e quer a sua facilidade de construção quer a grande quantidade de unidades disponíveis serviram para apoiar muitos movimentos guerrilheiros apoiados pela URSS.

No entanto, a PPS, apresentava alguns problemas. Ela encravava bastante, especialmente na sua versão de tambor, e a sua alta cadência de tiro, e facilidade de disparo faziam com que rapidamente se gastassem as munições disponíveis, o que provocava inevitavelmente problemas logísticos aos movimentos guerrilheiros. Além disso, em florestas densas, a sua relativa fraca potência tornava-a uma arma relativamente ineficiente.

Identificação
Tipo: Pistola-metralhadora
País: União Soviética
Inventor: Georgii Shpagin
Data de projecto: 1941
Período de produção: 1941
Número de unidades fabricadas: 6.000.000
Tempo em serviço: 1941

Características:
Calibre: 7,62 x 25 mm TT
Operação: Blowback, culatra aberta
Cadência do Tiro: 900 t.p.m.
Velocidade de saída do projéctil: 488 m/s
Alcance eficaz: 200 m
Peso: 3,63 kg
Comprimento total: 843 mm
Comprimento do cano: 269 mm
Alimentação: carregador curvo de 35 munições ou tambor de 71

(in Wikipédia, enciclopédia livre)

Lança granadas RPGs e respectivas granadas

Metralhadora pesada Degtarev Shpagin c/ bipé e canhão sem recúo

Metralhadora pesada Degtarev Shpagin c/ bipé

Metralhadora pesada Degtarev Shpagin c/ bipé

Metralhadora pesada Degtarev Shpagin

Morteiro82 e Metralhadoras ligeiras

Canhão s/ recuo

Um Abraço de Amizade,
José Nunes 1º Cabo do BENG 447

Fotos: © José Nunes (2009). Direitos reservados.
___________
Nota de MR:

Vd. último poste da série em:

Sem comentários: