segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Guiné 63/74 - P4887: Em busca de... (87): Pessoal do Pel Mort 2138, Mampatá (1969/71) (José Teixeira / Bruno Ramos)

1. Mensagem do nosso tertuliano José Teixeira com data de 31 de Agosto de 2009:

Carlos
Reporter de serviço
Boa tarde
Junto mail de um filho de antigo combatente que pretende contactos sobre antigos combatentes em Mampatá.

No meu tempo não havia pelotão de morteiros, pelo que não conheci o pai do jovem que escreve.
Por favor põe no blogue.

Abraço fraterno do
José Teixeira


2. Mensagem de Bruno Ramos, filho do nosso camarada Hernâni da Silva Ramos, com data de 31 de Agosto de 2009:

Boa tarde,

Daqui é o Bruno Ramos, falo em nome do meu pai, ex 1º cabo Hernâni da Silva Ramos, do Pelotão de Morteiros 2138 que esteve na Guiné entre 1969 e 1971. O pelotão foi divido por várias localidades, e o meu pai esteve em Mampatá. Segundo o que pesquisei, o Batalhão (*) de Caçadores 2381, 2382, 2834 esteve na Guiné na mesma altura com o Pelotão de Morteiros 2138. Estou a contactar pelo seguinte, caso tenha conhecimento de algum camarada desse pelotão, ou até mesmo conheça o meu pai, por favor contacte ou então forneça algum tipo de contacto de qualquer camarada que julgue que tenha alguma informação importante.

Muito obrigado pela atenção,
Bruno Ramos

Telefone: 916 209 000
e-mail: b_ramos@portugalmail.pt


3. Em mensagem posterior, Bruno Ramos informou que criou um Blogue em nome de seu pai, pedindo a devida divulgação.

Aqui fica o endereço da página:

http://pelotaodemorteiros2183.blogs.sapo.pt/
__________

Notas de CV:

(*) CCAÇs 2381 e 2382, e BCAÇ 2834

Vd. último poste da série de 31 de Agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4886: Em busca de... (86) Informação sobre Américo dos Santos Alves, Sold At NIM 2161/63, da CART 565 e BCAÇ 599 (Fernando Chapouto)

10 comentários:

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro camarada
J.Teixeira

Em primeiro lugar um forte abraço.

O Pel. Mort. 2138, esteve comigo em Mampatá, e alguns elementos vão ao nosso convivio anual.
Já informei o filho do falecido Hernani Ramos do facto.

Até sempre amigo


Mário Pinto

Anónimo disse...

Amigos

No Blogue o Pelotão vem com o nº 2183 o que está errado, pois o nº do Pelotão é o nº 2138.
Já informei o Bruno Ramos, meu conterrâneo dessa contradição.
Aliás, ele enviou-me uma foto que juntei na página do meu Site www.carlosilva-guine.com
junto do Monumento do Pel Mort 2138 ainda existente em Buba.
Um abraço a todos os camaradas
Carlos Silva
CCaç 2548/Bat Caç 2879

Unknown disse...

Caro Carlos Silva

A culpa da alteração do nº do Pelotão de Morteiros não é do Bruno mas sim do amigo José Teixeira ao transcrever para o Blogue. Mas isso acontece a qualquer um por erro de simpatia.

Ao amigo José Teixeira

Não sei de que ano é a sua passagem pelo Exército, mas posso dizer-lhe que já em 1966 existiam os Pelotões de Morteiros que foram criados para
operarem com o Morteiro 81.Ao contrário do Morteiro 60 que era operado por um soldado com treino e
bom olho para avaliar distâncias o
Morteiro 81 tinha que ter um abrigo próprio nivelado e todo o seu tiro era regulado por uma escala que era acionada através de umas rodanas inseridas no tripé de sustentação.
Como diz o Bruno os pelotões eram divididos pelas Companhias e destacamentos ao nível de secção.
1 Cabo e 4 praças e 2 Morteiros 81 e só eles é que operavam com eles. Não sei se eram utilizados em Operações de grande envergadura mas devido ao peso e outras especificidades julgo que não.Nos aquartelamentos tinham lugar fixo.
Armandino Alves

José Marcelino Martins disse...

Bom dia

Regressado de férias, fresquinho mas com montes de trabalho sobre a secretária, aqui vai o meu pontapé de saída.

Os pelotões de morteiros "nascem" quando se chega à conclusão de que a guerra que se travava em África, nada tinha a ver com os "antigos batalhões de infantaria".

Assim, a infantaria passa a formar pelotões de morteiros e canhões sem recuo [herdeiros das antigas companhias de acompanhamento], sendo atribuídas aos batalhões que, de acordo com as necessidades, as distribuía pelas unidades em quadricula.

Quanto a operações com apoio de Morteiros 81, sei da existência de uma - Operação 5 Quinas - levada a cabo na zona do Che-che, em que o morteiro foi transportado em viatura e colocado dentro do destacamento [desativado em 6 de Fevereiro de 1969]. A operação ocorreu nos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro de 1971, efetuada pela CCAÇ 5 e CArt 3332, sob o comando do Capitão Arnaldo Costeira [hoje Coronel, Reformado].

A relação de unidades de infantaria versus caçadores, ficará para mais tarde.
Alfa Bravo

José Marcelino Martins

Zé Teixeira disse...

Camaradas.
Vamos ver se nos entendemos.
1º - Limitei-me a pedir aos editores do blogue a introdução do apelo do filho de um camarada que me localizou via internet.
2º - No meu tempo, em Mampatá ( Julho de 1968 a Fevereiro de 69) não havia nesta Tabanca um Pelotão de Morteiros, mas apenas um Gr.Comb. ao qual eu pertencia. Sabia muito bem da existências de pelotões de morteiros e da sua utilidade.
Quanto à alteração do Número do Pelotão em causa, não me cabe qualquer responsabilidade. Trata-se de um compreensivel "erro de simpatia" como se diz na gíria bancária, do editor, a quem peço a devida correcção.
Zé Teixeira

Anónimo disse...

Amigos

Reina uma grande confusão nas vossas cabeças, sobre uma coisa tão simples.

1 - Quanto ao 1º comentário em que o Rodrigues Pinto fala que contactou com o Bruno, filho do falecido Hernâni Ramos. Está vivo em bem vivo.

2 - Somente alertei para a contradição do nº 2183 do blogue, criado pelo Bruno e o nº do Pel Mort 2138.
O lapso é da responsabilidade do Bruno que criou o Blogue.
Não é do Zé Teixeira, nem do Carlos Vinhal

3 - Quanto a Pel Morteiros e de Canhões s/ Recuo, apesar de eu ser da especialidade ARMAS PESADAS tirada no CISMI em Tavira em 1969, todos nós sabemos em que consiste a especialidade e o que são essas Unidades Orgânicas.
Eu por exemplo e infelizmente não integrei nenhuma dessas Unidades e fui integrado numa Companhia, pois todas as Companhias integravam apenas um Furriel de Armas Pesadas, que por vezes não alinhavam para o mato, tal como os tipos de Transmissões , Vaguemestres etc.
Infelizmente eu alinhei.

4 - Ainda hoje recebi um mail do Hernâni Ramos que dá a seguinte explicação sobre toda esta confusão:

"Sim, realmente o endereço está errado, contudo, numa pesquisa pelo Google como Pelotão de Morteiros 2138, o blogue aparece na mesma, pois o titulo e os comentários descrevem o pelotão, mesmo assim, o meu filho irá fazer um novo, agradeço o alerta."

Pois vejo que estão atentos ao Blogue e que não pode haver escorregadelas.
Sendo assim, parece que está tudo esclarecido.

Um grande abraço para todos.
Carlos Silva
Ex-Fur Mil CCaç 2548/Bat Caç 2879

Anónimo disse...

Boa tarde a todos,

Daqui é Bruno Ramos, filho do Hernâni, sim, realmente há um erro meu no link do blogue, contudo vou tentar resolver, caso não consiga farei um novo.

Atenção, falo em nome do meu pai, mas o meu pai está bem vivo felizmente. Só o faço, por uma questão de facilidade na utilização deste tipo de tecnologia.

Já falei com vários colegas que me alertaram de uma pesquisa que está a ser realizada e que já existem alguns contactos de vários camaradas dos quais eu não tinha conhecimento, julgo que a situação já tenha ficado esclarecida.

O meu pai é de Valbom, conterrâneo Gondomarense do Sr. Carlos Silva, ainda não tem telefone fixo em casa, mas estou a tratar da situação.

Qualquer dúvida disponibilizo-me por intermédio do meu email b_ramos@portugalmail.pt ou pelo telemóvel 916209000.

Agradeço a vossa atenção/compreensão.

Um abraço a todos.
Bruno Ramos

Anónimo disse...

Bruno

Fizeste bem vir a terreiro "dar a cara"
Assim ficou toda esta confusão esclarecida.
Um abraço a todos
Carlos Silva

Carvalho disse...

Bruno:
Sou de Medas- Gondomar e estive em Mampatá em 1972/74. No dia 5 de Outubro irei conhecer o teu pai, no convívio que já está marcado.

António Carvalho

Anónimo disse...

Caro António Carvalho,

Precisamente ontem, transmiti a informação do convívio ao meu pai, ele mostrou-se muito interessado. Com certeza será um dia memorável, muito obrigado.

Um abraço.

Bruno Ramos