quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Guiné 63/74 - P6918: As minhas memórias da guerra (Arménio Estorninho) (18): Encerramento do mês do Ramadão

1. O nosso Camarada Arménio Estorninho* (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, CCAÇ 2381, Ingoré, Aldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70), enviou-nos a seguinte mensagem com data de 1 de Setembro de 2010: 

Camaradas, saudações guinéuas.

Sendo oportuno escrever relativamente ao encerramento do mês do Ramadão, em que no dia seguinte ocorrerá a celebração da chamada “Eid-ul-Fitre” festa e fim de jejum, o qual se baseia no calendário lunar de 354 dias adoptado pelos Muçulmanos, que ocorre no nono mês e que o último dia coincide com o aparecimento da Lua Nova. Este período foi escolhido por nele o Profeta Maomé receber as primeiras relevações do Alcorão, pode variar o mês e difere assim do calendário gregoriano solar de 365 dias.

De acordo com o Livro Sagrado do Alcorão, a participação na cerimónia é considerada obrigação a qualquer muçulmano e apenas em condições ponderosas não precisam de tomar parte no evento.
Encerramento do mês do Ramadão
Na Guiné, após o final do Ramadão (1970) no dia seguinte efectuara-se um acto religioso de encerramento e por conseguinte o local escolhido foi o Parque Teixeira Pinto, em Bissau. Dessa efeméride que eu presenciara, captara uma série invulgar de slides dos quais poderão pelo seu conteúdo serem do interesse dos amigos e irmãos da Guiné. Na cerimónia estavam presentes Autoridades Religiosas e Tradicionais, bem como Militares e Civis, (no calendário Gregoriano já se passaram 40 anos e no Islâmico 41 anos). Penso que poderá ser oportuna a retrospectiva da cerimónia, em que os slides serão instruídos com pesquisas inerentes.
Solicitando que sejam Postados no Blogue, de forma que coincida com a última semana do mês do Ramadão, que teve o seu início a 11 de Agosto e terá o final a 09 de Setembro de 2010 (do calendário Gregoriano).

Foto 1 – Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970; A batucar para se obter silêncio e a fim de observar-se para a hora da Oração.

Foto 2 – Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970; Chegada a hora da Oração do meio da tarde “Salat’ul Assr” e segundo o Profeta Muhammad deve-se fazer o chamamento das pessoas para o acontecimento. Foto 3 – Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970; No ofício Islâmico feita a chamada, são todos iguais e não há lugares reservados. Foto 4 – Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970; Chefes Religiosos, estando presente o Grande Marabu Cherno Rachid, de Aldeia Formosa e enverga uma estola rosa. Preparam-se citando Iqámah, Cad Gámatis Salah (a Oração está pronta), posicionam-se com a mão direita sobre a esquerda “wuquf,” recitam o 1º Capitulo do Alcorão (Sura Al Fatiha) e seguido de outra passagem. Foto 5 – Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970; Em Congregação “Jamah” os Crentes seguem os movimentos do Imã, inclinam a cabeça em ângulo recto e pondo as palmas das mãos nos joelhos “Ruku,” dizem Subhána Rabbiyal Azim (Glória a Deus Omnipotente) e recitam uma passagem do Alcorão. No palanque estão o Governador António de Spínola e, Autoridades Militares e Civis. Foto 6 – Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970; Os Crentes estão de pé e de braços caídos, recitando Sami Alláhu Liman hamidah, Râbbaná Lâkal Hamd (Deus escuta quem louva, ó Nosso Senhor louvado sejas). Foto 7 – Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970; Os Crentes sentados a ouvir o Imã a recitar um Sermão e aguardam para a Oração. Foto 8 - Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970; O Chefe Religioso Cherno Rachid, está a acomodar-se para a Oração. Aquando eu clicava para os slides, duvidei do Chefe Religioso que se levantara e devido à sua atitude de altivez (tratara-se de concordância ou de discordância).
Foto 9 – Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970; Oração em Congregação “Jamah,” os Crentes sentados sobre as pernas “Juluç,” dizem Subhana Rabiyal ála (Glória a Deus Omnipotente) e repetindo três vezes. Depois reclinam-se para prostração “Sujud” e repetindo também estes movimentos durante a Oração “Adán.”

Foto 10 – Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970; Em Oração os Crentes citam Alláhu Akbar (Deus é Grande), com os bicos dos pés, os dois joelhos, as duas mãos, a testa e o nariz de maneira a tocarem o chão (em posição de prostração “Sujud”).

Foto 11 – Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970; Em Oração do meio da tarde “Salat’ul Assr”e no acto de posição de prostração “Sujud”

Foto 12 – Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970; Oração em Congregação, os Crentes em disciplina seguem os movimentos do Imã e sem anteciparem nenhum gesto dos actos. Na esquerda do slide vimos dois altifalantes, os quais facilitavam a sincronia das orações e por conseguinte também dos gestos.

Foto 13 – Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970; Terminado o Ciclo da Oração “Rakad”com os Crentes na posição de sentado “Juluç,” dizem Subhana Rabi e ficam atentos ao Sermão. O Imã colocara-se à frente dos Crentes, recitando “Fátiha” e seguido de outra passagem do Alcorão.

Foto 14 - Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970; Espontânea colocação de um manto, sobre as cabeças de vários Imãs.

Foto 15 – Guiné> Bissau> Parque Teixeira Pinto> 1970; Os Imãs sob um manto fazem as preces finais e segue-se “Assalá Alaikum warahmatlláh” a paz e a misericórdia de Deus estejam convosco. Terminado o ciclo, todos os Crentes levantam-se e dizem Alláhu Akbar (Deus é Grande)

Foto 16 – Guiné> Bissau> Avenida Teixeira Pinto> 1970; “Mindjeres garandis e bajudas,” ostentam neste dia os seus melhores trajes.

Foto 17 – Guiné> Bissau> Avenida Teixeira Pinto> 1970; “Péssoal vem di manga di ronco” e ostentam os seus melhores trajes.


 

Foto 18 – Guiné> Bissau> Avenida Teixeira Pinto/Rotunda da Sacor> 1970; Homem Garandi nha manga di djubis, vindos da Festa e com as suas melhores vestes.

Como leigo, mas tentei ser preciso e com siso, e, não melindrar qualquer sensibilidade.

Foi minha intenção dar tanto quanto possível um contributo, como sinal de amizade e reconhecimento mútuo. Tentando apresentar a cronologia dos slides de forma acertada, ao que for menos bem submete-me e “járami ánâni” obrigado está bem. Com abraços para todos e extensíveis a Bissau, Arménio Estorninho 1º Cabo Mec Auto Rodas da CCAÇ 2381

___________ 


Nota de M.R.:

Vd. último poste da série em:

23 de Agosto de 2010 >

Guiné 63/74 - P6889: As minhas memórias da guerra (Arménio Estorninho) (17): Fotos da disposição dos edifícios do aquartelamento de Empada

8 comentários:

Anónimo disse...

Que pena que algumas fotos, não nos dêm, a sua extrordinária prespectiva, presumo que ao natural sejam de uma riqueza extraordinária.

Eram e são destes conhecimentos que nós precisáva-mos quando lá estivemos e ainda hoje eles são necessários.

Assim se faz história vivida!

Gostei!

Obrigado Arménio Estorninho por este belo naco da história da Guiné e suas Gentes.


Mário Fitas

Torcato Mendonca disse...

"Inchá AllÁ Camarada

Obrigado por mostrares, um pouco de uma religião que, por vezes, é tão maltratada, principalmente por quem nada ou pouco conhece. É sempre assim na vida, quem menos sabe mais protesta. Fora os fundamentalistas do protesto. Por aí passaram, pelas terras onde nascemos e tão poucos séculos ficaram...os mouros...
Respeito todas ( menos certos desvios) as religiões. Fui criado na Católica. Não pratico nem essa nem nenhuma. Se tiver que praticar ou necessitar algo faço-o directamente...

Leio o que escreves e gosto.
O Algarve é um País (sem ofensa a ninguém ou vem aí bernarda e polémica),assim sendo é uma Região e, para mim, tanta falta elas fazem...

Um abraço amigo do Torcato

Anónimo disse...

Amigo Arménio,

Obrigado pelas bonitas imagens e pelo ambiente de festa que nos proporcionou com este poste. Obrigado também por nos ter dado esta magnifica oportunidade de ver, pela primeira vez, a imagem deste ilustre Homem de letras - Cherno Rachid - de Quebo aliás, Aldeia Formosa e da Guiné-Bissau.

Tive um excelente amigo, também 1º Cabo mecanico na ultima companhia que passou pela minha aldeia, que ainda trago dentro do meu coração, chamava-se João, e já nao era assim tao novo.

E o Luis Graça a pedir-me para falar do Ramadão, quando tem entre os nossos camaradas da Guiné e melhor ainda um Português que mesmo em tempo de guerra teve tempo para mergulhar nas profundezas da religião que, confesso, conheço muito mal. Eu sou mau praticante, gosto é participar nas festas e confraternizar com os amigos e familiares.

Cherno Baldé

Anónimo disse...

Camaradas
O 1ºcapitulo do Alcorão
"AL FÁTIHA" ( A Abertura)diz o seguinte.
1- Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso
2- Louvado seja Allah, Senhor do Universo,
3- O Clemente, o Misericordioso,
4- Soberano do Dia do Juízo.
5- Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda!
6- Guia-nos à senda recta.
7-À senda dos que agraciaste, não à dos abominados, nem à dos extraviados.

Allah Akaba

Abraço Camarigo
Luís Borrega

Hélder Valério disse...

Caro Arménio

Esta tua foto-reportagem mostra a tua grande sensibilidade para a observação do que te rodeava.
Fizeste bem!
Aprendeste e podes hoje dar testemunho disso.
Além do mais, o conhecimento 'do outro' é fundamental para quebrar barreiras, afastar preconceitos. Assim haja vontade.
Bom trabalho!

Um abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

No poste anterior onde se lê Allah Akaba deve ler-se Allah Akabar.

Luís Borrega

Anónimo disse...

Olá camaradas e amigos, saudações guinéuas.

O trabalho antes apresentado e postado com uma singilar maestria pelo nosso co-editor, amigo e camarada Magalhães Ribeiro, quando apreciado pelos nossos amigos guinieenses, será mais um factor de amizade e do qual fica-nos essa convicção.

A todos os que colocaram os seus comentários e aos que fizeram a leitura deste trabalho valorizando-o, "o qual fora de execução morosa dado ao grau de dificuldade inerente," assim, faço a retribuição do sã pensamento e agradecendo.

Com um grande abraço e extensivo a Bissau
Arménio Estorninho

Anónimo disse...

No meu anterior comentário, onde se lê singilar maestria deve-se ler singular maestria

Arménio Estorninho