quinta-feira, 31 de março de 2011

Guiné 63/74 - P8024: Tabanca Grande (274): Fernando de Sousa Henriques, ex-Alf Mil Op Esp /RANGER da CCAÇ 3545 / BCAÇ 3883 (Canquelifá, 1972/74)


1. Respondendo ao nosso convite para se juntar a nós nesta Tabanca Grande, o Camarada Fernando de Sousa Henriques ex-Alf Mil OpEsp / RANGER na CCAÇ 3545 / BCAÇ 3883 (Canquelifá, 1972/74), enviou-nos as habituais fotos e um convite para o lançamento do seu próximo livro.

Nascido em Estarreja (Aveiro) em 1949, formou-se em Química e em Electrotecnia, na cidade do Porto e foi professor, tendo, posteriormente, passado por Empresas como a Mobil Oil Portuguesa e os CTT, até se fixar como Assessor, na Administração Portuária. Ainda hoje mantém a sua actividade de Engenheiro.
Na CCAÇ 3545 foi adjunto do Comandante de Companhia, tendo partido em Março de 1972 rumo à Guiné e regressado em Julho de 1974.
Em 1973 comandou uma Companhia de Instrução de Milícias em Bambadinca, por escolha do Comandante de Batalhão, do Major de Operações e do seu Capitão, de quem era adjunto (selecção esta resultante da sua especialidade - Operações Especiais / Ranger).

2. Convite
O Fernando Henriques aproveita esta sua apresentação, para nos convidar para estarmos presentes no lançamento de um novo Livro com o título: “Picadas e caminhos da vida na Guiné”, que irá ter lugar pelas 18h00, do próximo dia 20 de Maio (6ª feira) no Museu Militar do Porto, sito à Rua do Heroísmo, nº 329 – Porto, pedindo-nos também para que façamos o favor de divulgar este evento, não só junto das nossas rodas de amigos, como ainda junto dos nossos Camaradas e de outras Entidades e Organizações com que nos relacionemos.


3. Sobre o lançamento livro teceu-nos as seguintes considerações:
Foi o Coronel Castro Neves, Capitão em Canquelifá e Comandante da Companhia que fomos render, que me escreveu o Prefácio do Livro. Ele vem de propósito de Lisboa para estar naquela Cerimónia.
O mesmo acontece com o Coronel Raul Folques dos Comandos Africanos que irá fazer a apresentação do Livro e que foi o Homem que me “safou”, em Março de1974, dos ataques e do cerco que as forças do PAIGC (comandadas, ali no Leste e na altura, pelo Nino Vieira e pelo Ansumane Mané) lançaram e montaram ao meu aquartelamento.
Penso que não podia ter escolhido nem outras, nem melhores pessoas, para colaborarem comigo. Mostraram-se sempre prontas e disponíveis.
4. Sobre o conteúdo do livro resumiu assim:
É um relato de viagem rocambolesca de retorno a um País – Guiné (Bissau) – passados que foram mais de 36 anos. Paralelamente, procura relembrar as vivências doutros tempos difíceis e “sofridos” em que, em nome do Dever, se combatia e sofria.
Utilizando a terminologia e o calão da altura, descreve a viagem de um pequeno grupo que pretendia revisitar os locais onde cada um dos seus elementos tinha estado em tempo de Guerra.
Interessante o conjunto de situações e de coincidências que acabam por ter lugar naquele longo e intenso deambular por Terras do Fim do Mundo e onde foram recebidos calorosamente pelas suas Gentes. Já não há lugar para ódios ou racismo, mas sim para um apertar de mãos, como irmãos.
Foi assim o encontro com antigos Combatentes, ainda vivos, independentemente do lado por que tinham combatido, que acabava invariavelmente em fortes e fraternos abraços.
Percorrendo as, outrora tão amadas como temidas, Picadas, refere continuamente pessoas a precisarem urgentemente de ajuda para ultrapassarem as condições de apenas sobrevivência em que vivem, à margem do Mundo – aquele mesmo onde se apregoa a solidariedade e a amizade entre as Pessoas e os Povos.
5. Outras Obras Publicadas pelo Henriques:
- Um Icebergue chamado 25 de Abril
- No Ocaso da Guerra do Ultramar
- Nandinho - Os primeiros 6 anos dos últimos 60… (Conto infantil)
6. Outro elemento do BCAÇ 3883 entre nós:
2. O Fernando Henriques vem juntar-se ao nosso Camarada tertuliano Jacinto Cristina, do mesmo batalhão, que formou fileiras aqui em 24 de Março de 2010 e que, sendo Soldado Atirador, passou a Padeiro da sua companhia, a CCAÇ 3546 (Piche e Caium).
3. Amigo RANGER Henriques, como é habitual cabe-me a mim oferecer-te aqui, em nome do Luís Graça, Carlos Vinhal, Virgínio Briote, demais Camaradas tertulianos desta Tabanca Grande, os nossos melhores votos de boas-vindas e transmitir-te que ficamos a aguardar que nos contes alguns episódios da tua estadia na Guiné, que ainda recordes (dos locais, das pessoas, seus hábitos e costumes, dos combates, dos convívios, etc.) e, se tiveres mais fotografias daquele tempo, que nos as envies, para as publicarmos.

Recebe pois o nosso virtual abraço colectivo de boas vindas.
__________
Notas de M.R.:
Vd. Também sobre a literatura Fernando os seguintes postes:
Vd. último poste desta série em:

3 comentários:

Anónimo disse...

Camarigo Fernando Henriques
Sê bem vindo à Tabanca Grande.
Cumpre-me informar que o BCaç.3883 rendeu o meu BCav.2922 em Pitche. E a CCaç. 3545 rendeu em Canquelifá a CCav.2748 e não como está referido no título, dá a entender que o BCaç.3883 estava sediado em Canquelifá, o que não corresponde à realidade.
Mantenhas
Alfa Bravo
Luís Borrega

Anónimo disse...

Camarada Jacinto Cristina
Soube que foste padeiro em Ponte Caium.
No livro que agora vou lançar há uma imagem onde aparece a base do forno onde cozias o pão que eu julguei ao princípio que fosse um memorial, pois estava à beira de um outro. Esse conjunto é tudo o que resta naquela Ponte.
Um abraço amigo
Fernando Henriques

José Pinho disse...

O Fernando faleceu ontem , 4 de Setembro 2011 quando fazia aquilo de que muito gostava: caça submarina.
Fica a memória de um grande amigo e companheiro.
Até Sempre, Fernando.