quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Guiné 63/74 - P8746: Recortes de imprensa (47): Correio dos Açores: A notícia da morte do Fernando de Sousa Henriques (1949-2011) (Carlos Cordeiro)




In Correio dos Açores, 6 de Setembro de 2011. Recorte enviado pelo nosso camarada Carlos Cordeiro, residente em Ponta Delgada, com a seguinte mensagem:

"Infelizmente é verdade, Luís [, a notícia inesperada da morte do Fernando de Sousa Henriques, que vivia há muito nos Açores]. Está na última página do jornal [, Correio dos Açores]. Foi na ilha de Santa Maria. Bolas!!!!!!!!!! A malta tem que pensar que não tem 20 anos! P... e eu também tenho que pensar nisso. Um grande - e muito triste - abraço, Carlos".

As nossas sentidas condolências à sua família, na pessoa da viúva, Noémia Maria Chaves e filhos, Fernando Melo José Henriques e Cristina Melo Henriques, em nome de todos os amigos e camaradas da Guiné, aqui representados na Tabanca Grande, de que o Fernando era membro. Continuará o seu nome a figurar na lista dos amigos e camaradas da Guiné, na lista dos que da lei da morte se vão libertando, o mesmo é dizer que nos compete, a nós, os vivos, honrar a sua memória, a passagem por esta terra e por este blogue.

Consultar também o blogue do nosso co-editor Eduardo Magalhães Ribeiro > Coisas do MR > 7 de Setembro de 2011 > M363 – Faleceu o RANGER Fernando Henriques do 3º curso de 1971
_______________

Nota do editor:

6 comentários:

José Marcelino Martins - Sócio da Liga disse...

Ainda o falecimento do Presidente da Liga dos Combatentes de S. Miguel

Curiosa e lamentavelmente, a página da Liga dos Combatentes (Direcção Central) não tem a noticia do ocorrido.

Podendo e devendo ser um elo de ligação entre TODOS OS COMBATENTES, "promove" lapsos destes, originando que, muitas vezes, se refiram à Liga em termos menos elogiosos.

Anónimo disse...

Continua a não surgir.
Não entendo.
Carlos Cordeiro

Luís Graça disse...

O sítio oficial da Liga dos Combatentes devia ter (mas se calhar não tem) um gestor de conteúdos, um "webmaster", que fizesse a atualização permanente da página... Provavelmente eles estão dependentes do apoio dos serviços informáticos do Ministério da Defesa... Vocês sabem como é a burocracia de Estado... Não é como no nosso blogue onde, apesar de tudo, há atualizações diárias... Mas é bom não esquecer: não há blogues (nem páginas Web) grátis... Os portugueses estão, de resto, a aprender, dolorosamente, que nada na vida é de borla... Nem o nosso querido blogue...

Anónimo disse...

Relativamente ao seu comentário sobre o falecimento do Sr. Fernando de Sousa Henriques cumpre-me informar o seguinte:

1. A notícia do falecimento do Sr. Fernando de Sousa Henriques foi colocada online, no site da Liga dos Combatentes imediatamente após a sua recepção nesta LC.

2. O Sr. Fernando de Sousa Henriques foi o Presidente do NÚCLEO DE PONTA DELGADA, cargo que ocupou com altíssima dignidade, sempre em prol dos seus associados e da Instituição Liga dos Combatentes.

http://www.ligacombatentes.org.pt/nucleos/mais/45

Os Serviços de Informática da Liga dos Combatentes não dependem de ninguém, muito menos de qualquer outro organismo Estatal.No entanto, agradecemos todas as opiniões e manifestações aqui deixadas. Jorge Martins - WEBMASTER

José Marcelino Martins disse...

Fiz Copy & Paste ao link e enderessou-me para a página dos Nucleos.
Clicar em P e de pois Ponta Delgada.
Na página de Ponta Delgada, ir para ACTIVIDADES:
Texto abaixo:
"É com pesar que informamos que o presidente do Núcleo de Ponta Delgada da Liga dos Combatentes, Fernando de Sousa Henriques, faleceu no passado dia 4 de Setembro de 2011. O corpo encontrar-se-á na próxima quarta-feira, dia 7, a partir das 8h30 em câmara ardente na nova Casa Mortuária do Cemitério de São Joaquim (contígua ao Crematório). A missa realizar-se-á às 13h30, finda a qual se procederá ao funeral."

Clicando em "Notícia" aparece
"Fernando de Sousa Henriques - Nasceu no concelho de Estarreja (Aveiro) em Janeiro de 1949. Formou-se, no Porto, em Química e, posteriormente, em Eletrotecnia, tendo estagiado no antigo Amoníaco Português (atual Quimigal), em Estarreja, e na Companhia de Petróleos de Angola - Petrangol, em Luanda. Iniciou o Serviço Militar obrigatório no 2º Turno de 1971, em Mafra, como cadete, donde seguiu para o Centro de Operações Especiais (CIOE) de Lamego, onde foi instruendo e instrutor. A 22 de Março de 1972 parte, como Alferes, adjunto do Comandante de Companhia, para a Guiné, donde regressa a 19 de Julho de 1974.

Encontra-se radicado na Ilha de S. Miguel (Açores), onde seguiu um percurso profissional muito diferenciado, tendo percorrido áreas como as do Ensino Técnico, desenvolvido trabalhos diversos, em especial a nível de Projeto e Fiscalização, no âmbito da sua Formação Profissional, com relevância para a Engenharia Eletrotécnica, passando por Empresas como a Mobil Oil Portuguesa e os C.T.T.. Em 1989 assumiu o cargo de Engenheiro adjunto da Junta Autónoma do Porto de Ponta Delgada, na qual já vinha anteriormente a realizar trabalhos respeitantes a estruturas e redes elétricas, tendo passado a desempenhar o cargo de Assessor quando esta passou a Administração Portuária, em Agosto de 2003. Atualmente exercia funções como Presidente da Direção do Núcleo da Liga dos Combatentes em Ponta Delgada.

Obras Publicadas:

Um Icebergue chamado 25 de Abril
No Ocaso da Guerra do Ultramar
Nandinho - Os primeiros 6 anos dos últimos 60 … (Conto infantil)
"Picadas e caminhos da vida na Guiné". "

Em meu nome pessoal agradeço a informação do camarada de armas Jorge Martins.
É conhecida a minha opinião de que a Liga dos Combatentes, deve ser a associação "mais representativa dos combatentes" já que, quanto a mim, foi herança dos nossos avós.

Anónimo disse...

Foi o que fiz, meu caro José Martins. Mas esperava, naturalmente, outra coisa. Morre o presidente de um núcleo da LC e só tem direito a referência na página do seu núcleo? E quem irá diariamente verificar as notícias de todos os núcleos?
Para mim é absolutamente evidente que a infeliz notícia teria que sair em destaque na "página de rosto" do site da LC.
Mas, quem sou eu? Nem sequer sou sócio da LC.
Um abraço,
Carlos Cordeiro