In Correio dos Açores, 6 de Setembro de 2011. Recorte enviado pelo nosso camarada Carlos Cordeiro, residente em Ponta Delgada, com a seguinte mensagem:
"Infelizmente é verdade, Luís [, a notícia inesperada da morte do Fernando de Sousa Henriques, que vivia há muito nos Açores]. Está na última página do jornal [, Correio dos Açores]. Foi na ilha de Santa Maria. Bolas!!!!!!!!!! A malta tem que pensar que não tem 20 anos! P... e eu também tenho que pensar nisso. Um grande - e muito triste - abraço, Carlos".
As nossas sentidas condolências à sua família, na pessoa da viúva, Noémia Maria Chaves e filhos, Fernando Melo José Henriques e Cristina Melo Henriques, em nome de todos os amigos e camaradas da Guiné, aqui representados na Tabanca Grande, de que o Fernando era membro. Continuará o seu nome a figurar na lista dos amigos e camaradas da Guiné, na lista dos que da lei da morte se vão libertando, o mesmo é dizer que nos compete, a nós, os vivos, honrar a sua memória, a passagem por esta terra e por este blogue.
Consultar também o blogue do nosso co-editor Eduardo Magalhães Ribeiro > Coisas do MR > 7 de Setembro de 2011 > M363 – Faleceu o RANGER Fernando Henriques do 3º curso de 1971
_______________
Nota do editor:
Último poste da série > 11 de Agosto de 2011 >Guiné 63/74 - P8660: Recortes de imprensa (46): Guiné: Cmdt Fuz Esp Rebordão de Brito, em entrevista ao “O Diabo” (Magalhães Ribeiro/Manuel Marinho)
6 comentários:
Ainda o falecimento do Presidente da Liga dos Combatentes de S. Miguel
Curiosa e lamentavelmente, a página da Liga dos Combatentes (Direcção Central) não tem a noticia do ocorrido.
Podendo e devendo ser um elo de ligação entre TODOS OS COMBATENTES, "promove" lapsos destes, originando que, muitas vezes, se refiram à Liga em termos menos elogiosos.
Continua a não surgir.
Não entendo.
Carlos Cordeiro
O sítio oficial da Liga dos Combatentes devia ter (mas se calhar não tem) um gestor de conteúdos, um "webmaster", que fizesse a atualização permanente da página... Provavelmente eles estão dependentes do apoio dos serviços informáticos do Ministério da Defesa... Vocês sabem como é a burocracia de Estado... Não é como no nosso blogue onde, apesar de tudo, há atualizações diárias... Mas é bom não esquecer: não há blogues (nem páginas Web) grátis... Os portugueses estão, de resto, a aprender, dolorosamente, que nada na vida é de borla... Nem o nosso querido blogue...
Relativamente ao seu comentário sobre o falecimento do Sr. Fernando de Sousa Henriques cumpre-me informar o seguinte:
1. A notícia do falecimento do Sr. Fernando de Sousa Henriques foi colocada online, no site da Liga dos Combatentes imediatamente após a sua recepção nesta LC.
2. O Sr. Fernando de Sousa Henriques foi o Presidente do NÚCLEO DE PONTA DELGADA, cargo que ocupou com altíssima dignidade, sempre em prol dos seus associados e da Instituição Liga dos Combatentes.
http://www.ligacombatentes.org.pt/nucleos/mais/45
Os Serviços de Informática da Liga dos Combatentes não dependem de ninguém, muito menos de qualquer outro organismo Estatal.No entanto, agradecemos todas as opiniões e manifestações aqui deixadas. Jorge Martins - WEBMASTER
Fiz Copy & Paste ao link e enderessou-me para a página dos Nucleos.
Clicar em P e de pois Ponta Delgada.
Na página de Ponta Delgada, ir para ACTIVIDADES:
Texto abaixo:
"É com pesar que informamos que o presidente do Núcleo de Ponta Delgada da Liga dos Combatentes, Fernando de Sousa Henriques, faleceu no passado dia 4 de Setembro de 2011. O corpo encontrar-se-á na próxima quarta-feira, dia 7, a partir das 8h30 em câmara ardente na nova Casa Mortuária do Cemitério de São Joaquim (contígua ao Crematório). A missa realizar-se-á às 13h30, finda a qual se procederá ao funeral."
Clicando em "Notícia" aparece
"Fernando de Sousa Henriques - Nasceu no concelho de Estarreja (Aveiro) em Janeiro de 1949. Formou-se, no Porto, em Química e, posteriormente, em Eletrotecnia, tendo estagiado no antigo Amoníaco Português (atual Quimigal), em Estarreja, e na Companhia de Petróleos de Angola - Petrangol, em Luanda. Iniciou o Serviço Militar obrigatório no 2º Turno de 1971, em Mafra, como cadete, donde seguiu para o Centro de Operações Especiais (CIOE) de Lamego, onde foi instruendo e instrutor. A 22 de Março de 1972 parte, como Alferes, adjunto do Comandante de Companhia, para a Guiné, donde regressa a 19 de Julho de 1974.
Encontra-se radicado na Ilha de S. Miguel (Açores), onde seguiu um percurso profissional muito diferenciado, tendo percorrido áreas como as do Ensino Técnico, desenvolvido trabalhos diversos, em especial a nível de Projeto e Fiscalização, no âmbito da sua Formação Profissional, com relevância para a Engenharia Eletrotécnica, passando por Empresas como a Mobil Oil Portuguesa e os C.T.T.. Em 1989 assumiu o cargo de Engenheiro adjunto da Junta Autónoma do Porto de Ponta Delgada, na qual já vinha anteriormente a realizar trabalhos respeitantes a estruturas e redes elétricas, tendo passado a desempenhar o cargo de Assessor quando esta passou a Administração Portuária, em Agosto de 2003. Atualmente exercia funções como Presidente da Direção do Núcleo da Liga dos Combatentes em Ponta Delgada.
Obras Publicadas:
Um Icebergue chamado 25 de Abril
No Ocaso da Guerra do Ultramar
Nandinho - Os primeiros 6 anos dos últimos 60 … (Conto infantil)
"Picadas e caminhos da vida na Guiné". "
Em meu nome pessoal agradeço a informação do camarada de armas Jorge Martins.
É conhecida a minha opinião de que a Liga dos Combatentes, deve ser a associação "mais representativa dos combatentes" já que, quanto a mim, foi herança dos nossos avós.
Foi o que fiz, meu caro José Martins. Mas esperava, naturalmente, outra coisa. Morre o presidente de um núcleo da LC e só tem direito a referência na página do seu núcleo? E quem irá diariamente verificar as notícias de todos os núcleos?
Para mim é absolutamente evidente que a infeliz notícia teria que sair em destaque na "página de rosto" do site da LC.
Mas, quem sou eu? Nem sequer sou sócio da LC.
Um abraço,
Carlos Cordeiro
Enviar um comentário