terça-feira, 6 de setembro de 2011

Guiné 63/74 - P8743: In Memoriam (91): Magalhães Pinto, ex-Fur Mil Vague Mestre da CCS/BART 645 - Águias Negras (Bissau e Mansoa, 1964/66) (Carlos Vinhal)

No dia 6 de Setembro de 2011, Magalhães Pinto, ex-Fur Mil Vague Mestre da CCS/BART 645 (Águias Negras) parte para a eternidade.

Caros camaradas, é caso para dizer Soma e segue. (*)

Há poucos minutos recebi uma mensagem do nosso amigo Albano Costa a dar conhecimento do falecimento de mais um camarada da Guiné, desta feita o (para nós) Dr. Magalhães Pinto, ex-Fur Mil Vague Mestre da CCS/BART 645 (Águias Negras), Batalhão a que pertencia o nosso camarada e tertuliano Rogério Cardoso, da CART 643, a quem aliás já mandei mensagem a dar conta deste acontecimento.

Magalhães Pinto, Economista, pessoa sempre atenta ao que o rodeava, tinha um Blogue, o Poliscópio, nas suas palavras: Os sinais do nosso tempo, num registo despretensioso, bem humorado por vezes e sempre crítico.

Tinha regular actividade cívica e política, além de publicar alguns artigos de opinião em jornais e revistas locais e nacionais.

O seu grande amigo Joaquim Queirós, que durante muitos anos foi director do extinto jornal Matosinhos Hoje, onde Magalhães Pinto colaborava regularmente, já manifestou o seu profundo desgosto na página do facebook do nosso camarada agora falecido.

Autor de vários e variados livros, entre os quais o romance Os Heróis e o Medo, onde, baseado em factos reais, conta a história do seu Batalhão, que foi comandado pelo Coronel Braamcamp Sobral, e dos seus camaradas do BART 645 (**). Este romance foi alvo de uma recensão por parte do nosso camarada Beja Santos.

No próximo dia 14 de Setembro iria ser apresentado o seu último trabalho, Fernando Pinto de Oliveira, um homem além do seu tempo, a biografia de um antigo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, cujo mandato ocorreu entre os anos de 1958 e 1970, homenagem a que se iria associar o actual Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto.

A este propósito dizia há dias Magalhães Pinto no seu Poliscópio: Não sei que mais admirar: se a qualidade de um Presidente de Câmara durante a ditadura (Fernando Pinto de Oliveira - Matosinhos), se a de outro, actual, que decidiu homenagear essa qualidade (Guilherme Pinto - Matosinhos). Parece mesmo é que a qualidade é matosinhense.

Matosinhos acaba de perder uma pessoa importante e nós, ex-combatentes da Guiné, um brilhante camarada.

O seu funeral sairá amanhã pelas 14h30 da Capela Mortuária de Matosinhos para o Cemitério de Sendim.

À família enlutada apresentamos os nossos sentidos pêsames e a certeza de que têm a solidariedade dos inúmeros amigos que este cidadão e camarada granjeou ao longo da sua vida.
____________

Notas de CV:

(*) Vd. último poste da série de 5 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8738: In Memoriam (90): Fernando de Sousa Henriques, foi Alf Mil OpEsp / RANGER na CCAÇ 3545 / BCAÇ 3883 (Canquelifá, 1972/74), faleceu ontem, dia 4 de Setembro de 2011

(**) O BART 645 foi mobilizado pelo RAL 1. Partiu para a Guiné em 4/3/1964 e regressou à Metrópole em 9/2/1966. Esteve em Bissau e em Mansoa. Comandantes:  Ten Cor Art  António Braamcamp Sobral; Maj Art Raul Pereira Baptista.

10 comentários:

José Marcelino Martins disse...

É assim, camaradas.
Habituado às contabilidades, às estatísticas, às previsões e provisões, começo a estar assustado.

Que "revolução" se passa Lá em Cima, para estarem a mobilizar os combatentes?

Será falta deles e, como o Mexia Alves lembra as palavras de São Paulo, há um bom combate a travar brevemente?

Nós sempre estivemos disponíveis, há 40 anos que estamos, mas gostávamos que o combate que travamos neste momento, e por este país, terminasse, para que os nossos seguidores tivessem o "caminho mais limpo".

Hoje uns, amanhã, nós.

Sentidos pêsames à família e à família do BART 645.

Em tempo:
O Magalhães Pinto não permanecerá, apenas, na nossa memória. Ele já faz parte da história, ao deixar-nos OS HERÓIS E O MEDO, falando da guerra, para quem não a conhece e que, combatente como sou, esporo que quem não a conheça, nunca venha a conhecê-la,a guerra.

António Rodrigues disse...

Mais um companheiro que parte.

À Família enlutada sentidas condolências.

Que descanse em paz.

Anónimo disse...

Camaradas

Parece-me que a " Senhora da Foice " de repente acordou e começou à "nossa Caça".
Em cinco vezes não me conseguiu levar, mas será agora por estes dias ?
Sinceras Condolências à Família e Amigos do nosso Camarigo Magalhães Pinto.
QUE DESCANSE EM PAZ...

Luís Borrega

Anónimo disse...

A barra começa a estar pesada, cada vez que volto ao blogue encontro mais um sinal dos tempos.
Tive conhecimento deste homem das letras através do seu livro "Os Heróis e o Medo", li e enderecei ao autor, através do editor, o meu modesto agradecimento pela sua obra.
Desconhecia então que era mais um membro desta Tabanca.
À família os meus sentimentos.
Que descanse em paz.
BSardinha

Anónimo disse...

Os meus sentimentos à família em luto.

Que descanse em paz

António Marques

Rui Silva disse...

Certamente que cruzei com o Magalhães Pinto em Mansoa, pois estive lá algumas vezes no tempo dos Águias(com 3 cabeças)Negras.
Comi na messe, que na altura era numa casa outrora civil próximo da casa do Administrador e da Capela de Mansoa, isto no centro da povoação. As refeições eram por certo "servidas" pelo Magalhães. O quartel, novo, estava em construção e um pouco afastado do centro.
Gente boa, esta dos Águias Negras, de quem guardo boas recordações.
Estive cerca de 5 meses com a 643 (um abraço Rogério) em Bissorã e foi uma convivência de camaradagem extraordinária.
Mas o grande propósito deste comentário é deixar aqui, e com alguma emoção,
as sentidas condolências à família do Dr. Magalhães Pinto.
A sua alma descansará em paz certamente.
Rui Silva

Joaquim Mexia Alves disse...

«Aqueles que da lei da morte se vão libertando»

Por aqui se vê a família que somos.

Para o Magalhães Pinto as minhas preces, para que Deus o receba no seu eterno descanso.

Pela sua família também.

Rogerio Cardoso disse...

Obrigado Carlos Vinhal, pela mensagem do falecimento de mais um AGUIA NEGRA. O MAGALHAES PINTO foi sempre um grande HOMEM, um grande entusiasta da ASSOCIAÇÃO DE AMIZADE DO BART.645, em 31 anos de encontros compareceu na quase totalidade, sempre com a sua simpática esposa, a Silvia, de que todos os companheiros muito gostam. Para quem tem FÉ, sabe que um dia nos vamos encontrar, um GRANDE ABRAÇO MAGALHÃES, de todos os AGUIAS NEGRAS. Rogerio Cardoso

Rogerio Cardoso disse...

Rui Silva
Cada vez que se fala dos AGUIAS NEGRAS, tu intervens. Não te cansas de apregoar a grande amizade e camaradagem, dos 5 meses em Bissorã, que a Cart.643 teve convosco.
Este Batalhão foi de facto "especial", talvez devido a termos estado esperando embarque muitos meses, a rapaziada criou uma grande amizade, tanto a nivel de praças,sargentos e oficiais, transparecendo durante toda a comissão. Embarcámos á 48 anos e continuamos a sofrer quando um de nós parte, é o caso do nosso amigo Magalhães Pinto e tantos outros que também partiram, o que tem acontecido todos os anos. Mas nós temos uma enorme força para continuar na nossa caminhada, só iremos parar na nossa amizade, quando não houver mais ninguem do BART.645.
Rogerio Cardoso

Hélder Valério disse...

Caros camarigos

Isto está a ficar recorrente. Não se pode vir ao Blogue sem encontrar o falecimento de um camarada, um amigo?
Mas o que é que se passa? É só a "lei da vida" ou haverá outra condição qualquer para que isto esteja a suceder agora assim, em catadupa?

À família deste nosso companheiro deixo os meus sentidos pêsames.

À memória do nosso camarada Magalhães Pinto formulo o desejo que a mesma perdure por muito tempo entre os seus camaradas mais chegados e também entre nós, aqui no Blogue.

Honra ao Magalhães Pinto!

Hélder S.