quarta-feira, 5 de julho de 2006

Guiné 63/74 - P938: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (4): branco com coração negro no Rio Corubal, em Cassamange

Guiné > Zona Leste > Saltinho > Pel Caç Nat 53 > O Alferes Santiago na ponte do Saltinho em Dezembro de 1970

Guiné > Zona Leste > Saltinho > Quartel do Saltinho e ponte sobre o Rio. Foto tirada antes do início da construção do reordenamento de Contabane, na outra margem do rio Corubal.


Guiné-Bissau > Região de Baftá > Saltinho > O Paulo Santiago na ponte do Saltinho em Fevereiro de 2005 numa viagem de regresso de todas as emoções

Guiné-Bissau > Saltinho > Fevereioro de 2005 > Rápidos do Saltinho no Rio Corubal. Conmtinua a ser uma boa praia fluvial na época seca.


Guiné-Bissau > Cansamange > Fevereiro de 2005 > O Paulo Santiago com o Mussa, o Queta e o Samba


Texto e fotos: © Paulo Santiago (2006)

IV parte do relato da viagem do Paulo Santiago e de seu filho João Francisco à Guiné-Bissau em Fevereiro de 2005.

Terminei o meu último relato na noite de 6 de Fevereiro de 2005, na Pousada do Saltinho com o gerador avariado (1).

Dia 7, aí pelas 8 horas, saímos do Saltinho rumo a Cansamange (2), utilizando uma picada não existente nos anos da guerra. Quase à entrada da Tabanca,o jipe ía devagar, seguindo eu à frente ao lado do Pedro, há um individuo que grita:
- Santiago, Santiago! - e começa a correr em direcção à viatura. Fiquei parvo. O Pedro parou de imediato e a pessoa aproximou-se, abraça-me, eu estava atordoado, e pergunta:
- Santiago, não te lembras de mim ? Sou o Mussa, fui instruendo em Bambadinca quando tu comandavas a Companhia de Milícias. Tu eras um gajo muito duro na instrução. Estão também aqui em Cansamange o Queta e o Samba, que foram também teus instruendos.

Eu estava, de facto, completamente estupefacto... Como era isto possível ao fim de trinta e três anos ? Para o meu filho tudo isto era de espantar, notava-lhe emoção no rosto.Caminhamos para o centro da tabanca, aparecem mais pessoas, dão-se mais abraços e lá aparecem o Queta e o Samba.

Sentamo-nos, voltamos a falar da instrução (dava unicamente EF e GAM) (*), concordo com eles. Puxava bastante na instrução, mas dizem-me que eu tinha que ser mesmo assim. Não estão ressentidos, mas agradecidos por estar ali com o João no meio deles. Informo-os que sigo para Madina Buco e depois Quirafo. O Mussa pede para fazermos uma roda. Querem fazer uma oração por mim e pelo João. Damos as mãos e fazem a oração e penso:
- Que posso fazer por esta gente? Eu, branco por fora ,sinto que tenho coração negro, um coração que anda por aquelas terras desde 1970.

Quando estamos para arrancar aparece o Mussa e o Queta cada um com a sua galinha que me oferecem. Faço um esforço tremendo para não chorar, mas acabo por não resistir quando o Samba me oferece três ovos. Que falta não farão as galinhas e os ovos àqueles amigos! Despeço-me em lágrimas.

São 9.30 horas. Seguimos para Madina Buco.

(*) Descodificando: EF=Educação física; GAM=Ginástica de aplicação militar. Isto era o que dava directamente. Tinha as formaturas habituais e também a supervisão da instrução. Não me cansava muito.

__________

Nota de L.G.

(1) Vd. posts anteriores:

30 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P926: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (3): Saltinho e Contabane

29 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P923: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (2): Bambadinca

26 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P914: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (1): Bissau

(2) Julgo tratar-se de Cansamange, a nordeste do Saltinho (mapa geral da Guiné, 1961) e não Cassamanje, como vinha no texto original. Ver também carta de Contabane (1961).

Sem comentários: