domingo, 13 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9038: O nosso blogue em números (15): A propósito dos 3 milhões de visitas... Comentários de Felismina Costa, Manuel Moreira e Carlos Pinheiro... Fotos de Cufar, de Victor Condeço (1943-2010)


Guiné > Região de Tombali > Cufar > CART1687 (1967/1969) > Setembro de 1967 > Álbum fotográfico de Vitor Condeço > Foto 07  > Interior da messe e bar de Sargentos.


Guiné> Região de Tombali > Cufar > CART1687 (1967/1969) > Setembro de 1967 > Álbum fotográfico de Vitor Condeço > Foto 10 > "Outro interior da messe de Sargentos. Vejam-se os cadeirões feitos dos barris do vinho, a necessidade aguçava o engenho".

Fotos do nosso saudoso camarada, membro da Tabanca Grande, Victor Condeço (1943-2010), que era natural do Entroncamento, e foi Fur Mil Mecânico de Armamento na CCS / BART 1913 (1967/69) (1967/69), além de notável fotógrafo. É mais que justo recordar a sua memória nesta data. Falámos os dois, emocionados, ao telefone, antes da sua dolorosa partida desta vida. (LG)

 Fotos (e legendas):  © Victor Condeço (2007). Direitos reservados.



A. Mais comentários de membros da nossa Tabanca Grande: Felismina Costa (com data de 7 do corrente), Manuel Moreira e Carlos Pinheiro (12 do corrente), a propósito do passado, do presente e do futuro do nosso blogue (*):


1. Felismina Costa (a nossa amiga de Agualva, Sintra, antiga madrinha de guerra):

(...) 
Caro Luís Graça, administrador e editor do Blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné,
 Caro co-editor e administrador Carlos Vinhal,
Co-editor Magalhães Ribeiro,
Co-editor Virgínio Briote,
Cartógrafo mor Humberto Reis
e colaboradores permanentes Hélder Sousa, Joaquim Mexia Alves, Jorge Cabral, José Manuel Diniz, José Marcelino Martins Miguel Pessoa e Torcato Mendonça:



A todos, os meus sinceros Parabéns!

Parabéns sobretudo, pela vossa persistência, pelo vosso trabalho, pelo vosso altruísmo, que dá voz a todos e a cada um, dos que viveram e sofreram os efeitos de uma guerra que marcou a vossa/nossa Juventude, permitindo que se conheça em pormenor a vivência de cada um no referido conflito, suas recordações mais marcantes, visto que acontece num tempo em que todos eram Jovens, ávidos de conhecimento e descoberta e até de aventura.

Hoje, a várias décadas de distância, o conflito é por vós analisado e revivido neste Blogue, que se tornou o meu Jornal diário, onde procuro entender motivos e encontrar justificação para o que então se viveu, sabendo de antemão que nenhuma Guerra se justifica, muito embora se diga que elas são necessárias.
Parabéns, pelo número de aderentes, pelo interesse manifestado a nível de visitantes, pela quantidade de trabalhos apresentados e pela quantidade de comentários que suscitam.

Parabéns,  igualmente, pelo número de camaradas que fez aproximar, que permitiu reencontrar, formando uma gigantesca família, que se vai encontrando, revivendo o passado e falando do presente, quer no encontro anual da Tabanca Grande, quer nas reuniões semanais ou mais ou menos esporádicas das Tabancas mais pequenas.

Permitam-me que fique a um cantinho, observando a vossa alegria quando se encontram.

Permitam-me que seja uma espectadora e uma admiradora das vossas recordações.

Desejo que todos continuem unidos e que o Blogue continue a ser a expressão da vossa vivência passada, nua e crua, para que possa ser avaliada correctamente:

Saúdo-vos a todos num abraço fraterno.





2. Manuel Moreira (ex. 1.º Cabo Mec Auto, CART 1746,Bissorã, Ponta do Inglês e Xime, 1967 a 1969)



(...) O nosso blogue está muito bom e deve continuar com os moldes existentes, a menos que os seus editores tenham ideias superiores em alterar, para melhor.


Apetece-me dizer, como " velha " Portuguesa: P'ra melhor está bem, está bem ; p´ra pior já basta assim.


Bom S. Martinho no Reguengo Grande, terra do meu camarada da CART 1746,  António Daniel Ferreira, na Rua da Boiça nº 7. (...)



3. Carlos Pinheiro (ex-1.º Cabo TRMS Op MSG, Centro de Mensagens do STM/QG/CTIG, 1968/70),


(...) Não podia deixar de corresponder ao desafio para dar a minha humilde e modesta opinião acerca do "nosso" blogue.


Independentemente de muitos outros que vão aparecendo, e que são sempre importantes, o facto é que o "nosso" blogue já tem uma história alargada e os seus "postes" poderão um dia, diria até vão,  contribuir decisivamente para que possas reescrever a história daquele período conturbado da vida das nossas gentes. 


Quando digo nossas gentes, quero incluir todos os que fomos obrigados a combater e também os que foram obrigados a combater-nos. Será um trabalho importante e interessante pelo que não será preciso desafiar-te porque penso também terás isso em mente desde que tenhas vida e saúde, como todos desejamos.


Quanto às estatísticas elas são sempre importantes mas não serão decisivas para o êxito que está a ser alcançado. O que é necessário é que cada um, à sua maneira, independentemente dos juízos de outrem, queira colaborar, desde que possa, a engrossar o próprio blogue contando as suas histórias uma vez que cada caso é um caso, por ventura sempre diferente de outros, dependendo do momento, do local e das circunstâncias onde nos pudéssemos ter encontrado e, convenhamos, há ainda muita coisa para contar.


Cada um de nós deve ser o mensageiro para que outros digam de sua justiça e que venha tudo cá para fora de muita gente que continua calada pelas mais variadas razões. Eu também tive dificuldades em começar a reviver aqueles 25 meses, e hoje vou participando como posso e sei. É pena poder pouco e o saber também não ser muito. Mas cada pode o que sabe e sabe o que pode. É tudo uma questão de se começar.


Estás de parabéns, caro Luís Graça, pela ideia inicial da criação do blogue, como também estão de parabéns todos os editores, especialmente o Carlos Vinhal, que é uma peça importante para o êxito que tem vindo a ser consolidado.


Vida e saúde é o que desejo para ti, para todos os colaboradores e para os muitos camaradas e amigos que participam pelo menos a ler, o que já é importante. O resto virá por acrescento. (...)


______________


Nota do editor:


(*) Último poste da série > 12 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9029: O nosso blogue em números (14): A propósito dos 3 milhões de visitas... Comentários de Manuel Marinho e Raul Albino

5 comentários:

Luís Graça disse...

Amigos/as e camaradas da Guiné, queridos/as tabanqueiros/as:

1. Devemos atingir os 3 milhões de visitas daqui a umas horas, na 2ª feira...

Estamos com uma média diária um pouco abaixo das 2500 visualizações de 2ª a 6ª... Ainda não recuperámos o ritmo de visitas, anterior ao verão de 2011, que se cifrava um pouco acima dos 2500(2600.

Há - como sempre houve - um quebra ao fim de semana, sábados e domingos (em que as visualizações de páginas andam pelos 2 mil)...

Os dias mais fortes são (continuam a ser) as 2ª e e 3ª feiras...

2. Continuaremos a receber, por estes dias, com todo o apreço as críticas, sugestões e comentários dos nossos leitores, independentemente de serem ou não membros da Tabanca Grande, "com as quotas em dia"....


3. Continuação de um bom São Martinho para todos/as, mesmo se este ano as castanhas têm muitos "morcões"... Eu comemorei-o no Reguengo Grande da Lourinhã. Somos seres circadianos.

A vida é um eterno retorno. É bom haver datas festivas, efemérides, dias santos e dias menos santos, estações do ano, capicuas, calendário, solstício do inverno e do verão...

Muitos de nós, na Guiné, perdíamos, muitas vezes, a noção das horas, dos dias, das semanas, e até dos meses... Acho que pagámos um preço alto por isso...

E a propósito, quem quer escrever sobre este tema, até agora pouco trabalhado no nosso blogue ?

Um abraço. Luis Graça

Luís Graça disse...

Afinal foi ontem, domingo, que devemos ter atingido os 3 milhões de visitas... Excecionalmente, o domingo, 13, registou um recorde de visitas: 3210 páginas foram visualizadas, de acordo com o nosso contador, o Bravernet:


Sun, November 13, 2011 3,210
Sat, November 12, 2011 1,925
Fri, November 11, 2011 2,246
Thu, November 10, 2011 2,376
Wed, November 09, 2011 2,541
Tue, November 08, 2011 2,441

Num total de cerca de 14750 (em seis dias), a média de visualizações, nestes últimos 6 seis, andou nos 24750...

Luís Graça disse...

O nosso contador (que é de borla...) chama-se Bravenet... Peço desculpa pela gralha (que também é um pássaro mal amado)... LG

jdeferraz disse...

uma avalanche de memorias caiu sobre mim quando hoje abri o meu correio eletronico.
meu nome- Jose Marcal Wang de Ferraz de Carvalho- acentei tropa em Setembro de 1966- CSM- Caldas da Rainha- e depois da recruta fui enviado para Lamego no primeiro curso de Operacoes Especiais como especializacao- posteriomente ofereci-me como voluntario para a 16 companhia de comandos com a qual cheguei a Guine em 68- no fim da fase operacional nao quiz ser comando e fui entao destacado para a Cart 1746- Xime onde o Capitao Vaz me responsabilizou em formar um group de combate com o segundo pelotao cujo alferes tinha sido enviado para Lisboa doente. Estive no Xime com a 1746 ate esta ser rendida no fim da sua comissao, fui ferido na operacao Lanca Afiado ( estilhaco na mao esquerda nao queria ser evacuado mas fui helitransportado para Babadinca onde fui tratado e no dia seguine convenci o piloto a levar-me de regresso a operacao porque nao queria deixar o meu "pessoal balanta " sem a minha participacao-- devia estar apanhado pelo clima---pasei os meus ultimos meses da minha comissao adido ao QG em Bissau- regressando a Lisboa no velho Carvalho Araujo em 1970. Desde Dezembro 1970 nos EEUU aqui me casei aqui me divorciei hoje tenho 2 filhos uma filha e 7 netos 3 rapazes e 3 muidas. Hoje com 66 anos de idade depois de uma carreira profissional que me levou a ensinar mecanica em 136 paises do mundo voltei a universidade em 2001 e formei-me com um novo titulo de Addiction Counselor- Hoje pratico a minha nova profissao ajudando pessoas que padecem de problemas com drogas e alcol a alcancarem uma nova vida livres dessa terrivel doenca. Pessoalment ha 13 anos que estou sobrio. Oxala haja alguem que se lembre de mim ainda e com quem possa trocar memorias de outros tempos que tantas saudades me trazem.....a todos os velhos companheiros e camarados um abraco do Ze Americas ou Furriel Careca.

jdeferraz disse...

uma avalanche de memorias caiu sobre mim quando hoje abri o meu correio eletronico.
meu nome- Jose Marcal Wang de Ferraz de Carvalho- acentei tropa em Setembro de 1966- CSM- Caldas da Rainha- e depois da recruta fui enviado para Lamego no primeiro curso de Operacoes Especiais como especializacao- posteriomente ofereci-me como voluntario para a 16 companhia de comandos com a qual cheguei a Guine em 68- no fim da fase operacional nao quiz ser comando e fui entao destacado para a Cart 1746- Xime onde o Capitao Vaz me responsabilizou em formar um group de combate com o segundo pelotao cujo alferes tinha sido enviado para Lisboa doente. Estive no Xime com a 1746 ate esta ser rendida no fim da sua comissao, fui ferido na operacao Lanca Afiado ( estilhaco na mao esquerda nao queria ser evacuado mas fui helitransportado para Babadinca onde fui tratado e no dia seguine convenci o piloto a levar-me de regresso a operacao porque nao queria deixar o meu "pessoal balanta " sem a minha participacao-- devia estar apanhado pelo clima---pasei os meus ultimos meses da minha comissao adido ao QG em Bissau- regressando a Lisboa no velho Carvalho Araujo em 1970. Desde Dezembro 1970 nos EEUU aqui me casei aqui me divorciei hoje tenho 2 filhos uma filha e 7 netos 3 rapazes e 3 muidas. Hoje com 66 anos de idade depois de uma carreira profissional que me levou a ensinar mecanica em 136 paises do mundo voltei a universidade em 2001 e formei-me com um novo titulo de Addiction Counselor- Hoje pratico a minha nova profissao ajudando pessoas que padecem de problemas com drogas e alcol a alcancarem uma nova vida livres dessa terrivel doenca. Pessoalment ha 13 anos que estou sobrio. Oxala haja alguem que se lembre de mim ainda e com quem possa trocar memorias de outros tempos que tantas saudades me trazem.....a todos os velhos companheiros e camarados um abraco do Ze Americas ou Furriel Careca.