segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9042: O nosso blogue em números (16): A propósito dos 3 milhões de visitas... Nem só mel nem só castanha amarga (J. L. Mendes Gomes) / Fotos de Catió, 1967, de Benito Neves




Guiné > Região de Tombali > Catió > Álbum fotográfico de Benito Neves (ex-Fur Mil Atirador da CCAV 1484, Nhacra e Catió, 1965/67, membro da nossa Tabanca Grande desde Abril de 2007) >Foto-010 > Catió 1967- Lagoa entre Catió e Priame.



Guiné > Região de Tombali > Catió > Álbum fotográfico de Benito Neves (ex-Fur Mil Atirador da CCAV 1484, Nhacra e Catió, 1965/67, membro da nossa Tabanca Grande desde Abril de 2007) > Foto-011 > Catió 1967- Lagoa entre Catió e Priame.



Guiné > Região de Tombali > Catió > Álbum fotográfico de Benito Neves (ex-Fur Mil Atirador da CCAV 1484, Nhacra e Catió, 1965/67, membro da nossa Tabanca Grande desde Abril de 2007) > Foto-017 > Catió 1967- Zona da lagoa entre Catió e Priame.




Guiné > Região de Tombali > Catió > Álbum fotográfico de Benito Neves (ex-Fur Mil Atirador da CCAV 1484, Nhacra e Catió, 1965/67, membro da nossa Tabanca Grande desde Abril de 2007) > Foto-022 Catió 1967- Vista aérea na região de Catió.



Guiné > Região de Tombali > Catió > Álbum fotográfico de Benito Neves (ex-Fur Mil Atirador da CCAV 1484, Nhacra e Catió, 1965/67, membro da nossa Tabanca Grande desde Abril de 2007) > Foto-021 > Catió 1967- Vista aérea de tabanca na região de Catió.


Fotos e legendas: © Benito Neves (2007)  [, foto atual, à esquerda]. Todos os direitos reservados.



1. Mensagem, com data de hoje,  enviada pelo nosso camarada Joaquim Luis Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Os Palmeirins de Catió, Como, Cachil e Catió, 1964/66),  com reflexões sobre o nosso blogue, a propósito dos 3 milhões de visitas (*):

Não sei o que está mal no nosso blogue. Porque tudo o que lhe acontece faz parte do crescimento. Como nos casais. Nem só mel nem só castanha amarga...

É-me mais fácil pensar ao contrário. O que seria se não tivesse nascido e se desenvolvido?...O nosso passado pela guerra da Guiné, todo o manancial de vivências muito nossas, muito iguais, que só nós experimentámos, acarinhados pelos nossos amigos do continente, mais uns poucos anos, ficariam, para sempre,  sepultadas na inexistência, como aconteceu com  as civilizações perdidas no passado. Apenas vestígios e muitas suposições.

Assim, mesmo que ele acabasse agora, oxalá nunca acabasse, pelo bem que fez e revelou, pelas amizades que fez renascer e propagar, já teria cumprido o seu papel. Como um fio de água, na ideia luminosa de um só, o seu autor, Luís Graça, se desprendeu e se fez rio volumoso, com o contributo de todos nós, como ele pediu...

Preocupa-me que se garanta, no presente e no futuro,  a exacta utilização do que ele tem e é. Estamos todos felizes e de parabéns.

Um grande abraço

J. L. Mendes Gomes [, foto atual, à direita]
 
______________

Nota do editor:

(*) Vd. último poste da série > 13 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9038: O nosso blogue em números (15): A propósito dos 3 milhões de visitas... Comentários de Felismina Costa, Manuel Moreira e Carlos Pinheiro... Fotos de Cufar, de Victor Condeço (1943-2010)

4 comentários:

Torcato Mendonca disse...

Passar "aqui" cerca de dois anos devia ser castigo pesado.

Quarenta anos depois olho para aquelas bonitas matas e interrogo-me como foi possivel...????

Pode ser um sonho.

Antes fosse.

Luís Graça disse...

... Pesadelo, meu caro Torcato, pesadelo... Nunca consegui olhar as fabulosas paisagens do Geba e do Corubal com um "sentimento de fruição estética"...

Minto: só nas primeiras semanas (sete ou oito) em que estive em Contuboel, a instrução de especialidade e na IAO dos nossos soldados africanos, fulas (da CCAÇ 2590/CCAÇ 12)...

Já não me lembro se dei instrução, mas tive pouco trabalho, não sequer estava integrado num dos 4 pelotões, nessa época (Junho/julho de 1969)... Afinal, a minha especialidade era a de apontador de infantaria de armas pesadas (que não iríamos ter, não sendo a CCAÇ 2590, independente, uma unidade de quadrícula, mas de intervenção).

Chamei-lhe "oásis de paz", a Contuboel...E na realidade, num raio de 15 km, podíamos andar desarmados, passear de canoa no Geba, ir às pontas (hortas), percorrer as tabancaz, ir à caça (os caçadores)...

Contuboel foi o meu único "cartaz turístico" da Guiné...

Luís Graça disse...

Escrevi no meu diário:

Contuboel, 20/6/1969:

(...) O que eu observo, sob o frondoso e secular poilão da tabanca, é uma típica cena rural: (i) as mulheres que regressam dos trabalhos agrícolas; (ii) as mulheres, sempre elas, que acendem o lume e cozem o arroz; (iii) as crianças, aparentemente saudáveis e divertidas, a chafurdar na água das fontes; (iv) os homens, sempre eles, a tagarelar uns com os outros, sentados no bentém, mascando nozes de cola…

Em suma, um fim de tarde calma numa tabanca fula de Contuboel que daria, em Lisboa, uma boa aguarela, para exposição no Palácio Foz, no Secretariado Nacional de Informação (SNI).

E, no entanto, o seu destino, o destino destes homens, mulheres e crianças fulas, já há muito que está traçado: em breve a guerra, e com ela a morte e a desolação, chegará até estas aldeias de pastores e agricultores, caçadores e pescadores, músicos e artesãos, místicos e guerreiros…

O chão fula vai resistindo, mal, ao cerco da guerrilha. De Piche a Bambadinca ou de Galomaro a Geba, os fulas estão cercados. Mas por enquanto, Bafatá, Contuboel ou Sonaco ainda são sítios por onde os tugas podem andar, à civil, desarmados, como se fossem turistas em férias!

Contuboel é ainda um oásis de paz, com um raio de uns escassos quilómetros... (...)

Anónimo disse...

"OÁSIS DE PAZ"

Passear desarmado !!!ir à caça!!

Não há direito.
Tanta inveja da minha parte.
Confesso que um dos motivos principais que me levou à Guiné em 2006 foi precisamente ir a Gadamael e percorrer aquela picada.. Quebo--Mampatá..Guilege...parar na picada e reconhecer algumas bolanhas e entrar em Gadamael e descobrir restos dos espaldões dos obuses e outras coisas...tudo isto sem estar com o "respectivo" apertadinho...deu-me um gozo do caraças..sou maluco..quero lá saber...até descobri que aquela paisagem era bonita..vejam lá.

C.Martins