sábado, 28 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23305: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (93): Projecto “Querido Pai”, que tem como objectivo investigar e dar a conhecer o modo como os militares mobilizados em África mantiveram uma relação com os filhos que ficaram na Metrópole (Joana Ponte e Ana Vargas)

“Querido Pai”

Um projecto para investigar e dar a conhecer o modo como os militares mobilizados em África mantiveram uma relação com os filhos que ficaram na Metrópole

********************

1. Mensagem de Ana Vargas enviada ao nosso Blogue em 5 de Maio de 2022:

Boa tarde
Sou filha, neta e sobrinha de militares. Perdi o meu tio mais novo na Guiné, para onde pouco tempo depois partiu o meu pai, para o que seria já a sua terceira comissão.
Os meus irmãos e eu recebemos postais e aerogramas desse período, dado que, pela primeira vez, não o acompanhámos. Receando que uma parte importante da nossa memória desaparecesse com o decurso do tempo, fui sensibilizando amigos e familiares para que fossem preservando os aerogramas e outros testemunhos da guerra colonial.

Em conjunto com a Investigadora Joana Pontes, autora do livro Sinais de Vida, estou neste momento envolvida num projeto de recolha de depoimentos e documentos que testemunhem a relação pais/filhos vivida à distância, quando os pais partiam para a guerra. Leio com frequência este blogue e nele encontrei já referências a esta correspondência, contada por uma neta.
Gostava de saber se seria possível facultarem o contacto de Albano Mendes de Matos para o podermos recolher o depoimento dele, bem como da filha e, ainda, saber da possibilidade de divulgarmos este projeto no vosso blogue.

Antecipadamente grata
Ana Margarida Serpa Soares Menino Vargas

********************

2. Depois de algumas trocas de mensagens com a Dra. Ana Margarida Serpa Soares Menino Vargas, aqui fica a publicação do texto com a apresentação do seu projecto a levar a cabo com a investigadora Joana Pontes:

Somos Joana Pontes (joanatomaspontes@gmail.com) e Ana Vargas (amssmvargas@gmail.com), autoras de um projecto que nomeámos “Querido Pai” que tem como objectivo investigar e dar a conhecer o modo como os militares mobilizados em África mantiveram uma relação com os filhos que ficaram na Metrópole. Para o efeito, pretendemos recolher depoimentos, aerogramas, desenhos, fotografias ou pequenos vídeos (filmes) que testemunhem essa relação.

O propósito final será a realização de um documentário, a publicação de um livro e a salvaguarda das memórias que nos têm sido confiadas pelos militares e famílias que, muito generosamente, têm falado connosco.
O projeto foi apresentado ao ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, no âmbito do programa de apoio ao audiovisual e multimédia. Entre mais de 90 candidaturas apenas 7 foram elegíveis, incluindo esta.

Joana Pontes - investigadora e realizadora, autora de Sinais de Vida, correspondência da guerra, 1961-1974, Edição Tinta da China (tese de doutoramento)
e
Ana Vargas - jurista, filha, sobrinha e neta de militares do Quadro Permanente.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 2 DE DEZEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22773: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (92): O nosso camarada Serra Vaz quer fazer um estudo de toda a simbologia das Unidades Militares mobilizadas para as Campanhas de África (Mário Beja Santos / Serra Vaz)

Sem comentários: