sábado, 28 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23306: (In)citações (207): Tal como a Fénix Renascida, a Tabanca da Lapónia afinal não morreu: continua lá no seu sítio, "de neve e gelo" e com "pão e vinho sobre a mesa" para os amigos, e os cães (e as renas) atrelados ao trenó (José Belo, régulo vitalício)



1. Mensagem de Joseph Belo

José Belo, jurista, o nosso luso-sueco, cidadão do mundo, membro da Tabanca Grande, (i) tem repartido a sua vida agora entre a Lapónia (sueca), Estocolmo e os EUA (Key West, Florida; (ii) foi  nomeado por nós régulo (vitalício) da Tabanca da Lapónia, recusando-se a jubilar-se do cargo: afinal todos os anos pela primavera, corre o boato de que a Tabanca da Lapónia morre para logo a seguir ressuscitar, como a Fénix Renascida (*); (iii) na outra vida, foi alf mil inf, CCAÇ 2391, "Os Maiorais", Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70); (iv) é cap inf ref do exército português; (v) durante anos alimentou, no nosso blogue, a série "Da Suécia com Saudade"; (vi) tem cerca de 220 referências no nosso blogue.

Data - sexta, 27/05/2022, 18:23 
Assunto - Subjetividades

Caro Luís

Espero que os problemas de saúde estejam todos sob controle.

Tive a oportunidade de efectuar mais uma leitura atenta aos textos de Francisco Baptista publicados no blogue. Leitura que “obrigou” a escrever algumas linhas sobre as descrições e valores tradicionais que d’elas,com tanta genuinidade , emanam.

Vou enviar-te uma carta aberta ao Escritor que aprendi a admirar. 
Um abraço do J. Belo (**)


PS - Tive a oportunidade de, literalmente no minuto antes das zero,  anular a venda da casa da Lapónia. Mais uma vez (!) tive que me render ao facto de as vivências, recordações e exotismos serem demasiado importantes para um tal encerrar de capítulo.

Daí, continuar a Tabanca da Lapónia,  não “de pedra e cal” mas de neve e gelo Árctico como anteriormente. Os passeios em trenó de cães, ou de renas, continuam à disposição dos Amigos que por lá apareçam, assim como o “pão e vinho sobre a mesa “.

Os mais friorentos encontrarão “daiquiris sobre a mesa” em Key West/Florida.
Bem Vindos!
__________

Notas do editor:

(*) Vd. postes de:


(**) Último poste da série > 18 de maio de2022 > Guiné 61/74 - P23275: (In)citações (206): Maria Ivone Reis (1940-2022), a primeira enfermeira paraquedista que eu conheci, em 1967, no Porto (Rosa Serra)

Sem comentários: