quinta-feira, 14 de abril de 2022

Guiné 61/74 - P23166: (Ex)citações (406): Mudo-me, de vez, depois da Páscoa, para Key-West, Florida, EUA: foi um privilégio poder contactar, através do nosso blogue, camaradas que não conhecia, alguns dos quais se tornaram amigos (José Belo, régulo vitalício da Tabanca da Lapónia)


José Belo, jurista, o nosso luso-sueco, cidadão do mundo, membro da Tabanca Grande, repartia, até agora. a sua vida entre a Lapónia (sueca), Estocolmo e os EUA (Key West, Florida; (ii) foi nomeado por nós régulo (vitalício) da Tabanca da Lapónia, agora jubilado; (iii) na outra vida, foi alf mil inf, CCAÇ 2391, "Os Maiorais", Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70); (iv) é cap inf ref do exército português; (v) durante anos alimentou, no nosso blogue, a série "Da Suécia com Saudade"; (vi) tem cerca de 220 referências no nosso blogue.


1. Mensagem do Joseph Belo:

Data - quarta, 13/04/2022, 23:31   
Assunto - O último pombo-correio... congelado

Este é o último pombo-correio desde o extremo do extremo Norte da Escandinávia.

Depois da Páscoa,  a mudança para o outro lado do Atlântico é definitiva, passando o meu “centro operacional “ a ser a minha casa de Key West onde estarei à disposição de Amigos e Camaradas.

Mantenho o meu apartamento em Estocolmo para visitas “turísticas” à Suécia.

Foi um privilégio ter tido a oportunidade de, através do teu blogue, ter tido a oportunidade de contactar com Camaradas da Guiné. Alguns dos quais, não os conhecendo a
nteriormente, se tornaram Amigos.

Um grande abraço com votos, para Ti e Família, de uma Feliz Páscoa. 
J. Brelo


2. Comentário do editor LG:

Publico a tua mensagem, por entender que não é pessoal, nem sequer uma despedida. É apenas um Olá, Mudas-te para Key West, onde já tinhas casa, mas agora a título definitivo: afinal, é nos EUA que tens a tua família, filhos e netos, e os negócios da família. Fico com a ideia que a Lapónia fica agora ainda mais longe, mas tu serás sempre, até ao fim dos teus e nossos dias, o nosso mítico régulo da mítica Tabanca da Lapónia. E passas a ter o raro privilégio de acumular o cargo: também já tinhas sido investido do alto cargo de régulo da Tabanca de Key West, Florida. (Não indico a morada nem a localização GPS por causa dos mísseis balísticos que andam para aí meio perdidos ou desnorteados, nunca sabendo nós quando é que algum nos pode cair no prato da sopa.)

Permite-me só fazer uma correção: o blogue que te aproximou dos camaradas da Guiné, e onde fizeste amigos, não é meu, é teu, é nosso... E continuará a ser nosso, enquanto todos nós quisermos. Haja saúde e paz e algum patacão para pagar o aluguer... e alimentar o "bicho".

Daqui da Tabanca de Candoz, desejo-te o melhor para a tua "nova vida". E espero poder continuar a contar com a tua colaboração. Em vez de pombos-correios congelados, vais-nos mandar agora uns inofensivos aligatores... Boa viagem até Kew West.  E nunca percas a ponta do fio de Ariadne que começaste a tecer em terras lusas... Um alfabraço. Doce Páscoa para ti e os teus. Luís
__________

Nota do editor:

17 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zé: sei que é difícil, para não impossível, cortar de vez as nossas raízes... Tu serás sempre lusitano, e depois sueco, e depois lapão e agora (ou cada vez mais) americano... O que para mim,que não tenho essa vivências, tão grandes como tu, da "aldeia global", quer dizer muito simplesmente "cidadão do mundo"... Também gostava de ser "cidadão do mundo", infelizmente grande parte do nosso planeta é cada vez mais "inabitável"...

Lembro aqui o que escreve há um ano atrás:

(...) Aproveito este texto para informar os Camaradas que a já muito longa série "Da Suécia com Saudade" chegou ao fim da picada. (...) Mudo-me com "armas e bagagens" para a minha casa de Key West [, Flórida, EUA], apesar de manter casa também em Estocolmo para viagens nostálgicas às...raìzes. (...)

SÁBADO, 17 DE ABRIL DE 2021
Guiné 61/74 - P22111: Da Suécia com saudade (90): o fim da picada... ou um certo fim desta picada!... Morreu a Tabanca da Lapónia, viva a Tabanca de Key West, Flórida, EUA (José Belo)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2021/04/guine-6174-p22111-da-suecia-com-saudade.html

Foi o último poste da tua série (exclusiva) "Da Suécia com saudade"...

Anónimo disse...

Um dia, quem sabe, passarei pelas Key West.
Bem vindo meu caro Luso-americano".
Abraço.
José Câmara

antonio graça de abreu disse...

Estive em Key West, Florida, em Maio de 2014. Vou escrever um texto, com o meu feeling, a sensibilidade do que por lá vi e vivi, em homenagem ao Zé Belo. Aparecerá em breve no blogue, espero. Com fotos e tudo.

Abraço,

António Graça de Abreu

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O Zé Belo, como todos nós, que parecemos uns "durões", também gosta de ler (e sentir) uma palavra amiga. Quem vê caras, não vê corações. É importante que ele, em Key West, sinta que o nosso também é dele...

Anónimo disse...


Camarada e amigo José Belo, onde estiveres, tanto no estremo norte da Europa, nevado, gelado, das auroras boreais que até em imagens nos enfeitiça, como em Key West, um paraíso da América, muito a ocidente da nossa Pátria comum, estarás sempre em Portugal. Tu és um marco geodésico que se define e assinala pelo teu espirito mais sábio do que a serenidade das tuas barbas brancas, deixam adivinhar, pela tua portugalidade e patriotismo. Gostamos muito de ti, tu és parte da nossa Pátria que se espalhou pela Terra inteira e lhe deu mais grandeza. Manda mensagens.
Um grande abraço.
Francisco Baptista

Hélder Valério disse...

Caro JBelo

Desta vez não procuro ser original, nem tento, e por isso, não por preguiça, subscrevo as palavras sábias do Francisco Baptista.

Para além disso acrescento que, estejas onde estiveres, continuo a aguardar com expectativa os textos que, certamente, não deixarás de enviar, nem que seja de vez em quando.

Parafraseando "o outro"... "saudinha da boa"!

Hélder Sousa

José Botelho Colaço disse...

Ler Francisco Baptista e ouvir José Belo é um privilégio adorável.

JB disse...

Caros Camaradas

Com tantas palavras amigas quase me é impossível esperar pelo meu...OBITUÁRIO!


J.Belo

Valdemar Silva disse...

Com certeza, vamos continuar a ter o privilégio, para mim foi um privilégio, com as muito interessantes notícias de J. Belo.
E, agora, sobre os Stats vamos ter notícias de sabe-se lá de um cardume* de aligátores em vez de um rebanho renas da Lapónia.
Vou ver se encontro aquele site de um Bar em Key West aberto dia e noite para ver se apanho o nosso luso homem do mundo a saudar para a câmara.

Boa mudança e saúde da boa
Valdemar Queiroz

*qual é o substantivo colectivo de crocodilos?

José Teixeira disse...

Até já meu caro “alfero Belo”. Ainda há dias o Adilai Bobo Baldé de Mampatá perguntou por ti. Lembrou-se da tua aventura de Mampatá à Gandembel esperar a coluna com Anjos no “salta pocinhas” e como arma, uma Machado. Ganda malucos!
Até já e um abraço.

JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...



"Para efeitos de execução musical são necessárias flautas, cordas, quaisquer outros instrumentos; mas em termos de arte estes são irrelevantes. Mesmo sem instrumento o músico continuará artista; poderá quando muito ser impedido de praticar a sua arte. Esta duplicidade não se verifica no homem: o bem do homem e o bem da vida são um e o mesmo"
Séneca - Cartas a Lucílio

Brunhoso - Sexta - Feira Santa

JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valdemar Silva disse...

Caro J. Belo
Hoje fui meter o nariz no Sloppy Joe's deveriam ser umas 11 horas da manhã locais, e na mesa
por baixo do espadarte ninguém à vista. Pudera, às 11 de manhã não é hora para o luso de todo o mundo aparecer.
Também aquelas patas de frango (chicken fingers) por $11,59, sem os pipis não são coisa pro nosso apetite. E o bioxene da Italy, New Zeeland e Califórnia, de $8,25 a $10,25 (garrafa ou copo?) não é nem tinto de Portalegre ou branco da Amareleja para aguentar com aquele calor.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz