sábado, 16 de abril de 2022

Guiné 61/74 - P23173: Humor de caserna (49): Mensagem, de 13/3/1971, enviado pelo Cap Art Gaspar, cmdt da CART 3330, à Manutenção Militar, c/c ACAP, Com-Chefe, CAOP1 e BCAÇ 2928: "Maior respeito boa vontade Vexa. Verifico todo peixe estragado, ovos com pintos, etc. Ir buscar estes implica risco vida. Ou monto aviário ou entre acordo. Pronto colaborar todo sacrifício. Estou com o pessoal destruído moralmente. Julgo compreendeu." (Ernestino Caniço)

 


88/C/71

Maior respeito boa vontade Vexa. Verifico todo peixe estragado,  ovos com pintos, etc. Ir buscar estes implica risco vida. Ou monto aviário ou entre acordo. Pronto colaborar todo sacrifício. Estou com o pessoal destruído moralmente. Julgo compreendeu. Cap Gaspar


Foto (e legenda): © Ernestino Caniço (2022). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. M
ensagem do nosso camarada Ernestino Caniço:

 (i) ex-Alf Mil Cav, cmdt do Pel Rec Daimler 2208, Mansabá e Mansoa; Rep ACAP - Repartição de Assuntos Civis e Ação Psicológica, Bissau, fev 1970/dez 1971;

(ii) hoje médico, aos  77 anos teima em continuar ao serviço dos outros,  de acordo com o seu juramento hipocrático; 

(iii) vive em Tomar, estando reformado do SNS ]


Data: 15 abril 2022 17:25  

Assunto - Major Gaspar

Caros amigos:

Votos de ótima Páscoa.

Face ao citado humor do Major Gaspar (*), ocorreu-me enviar-vos um excerto de uma mensagem dirigida pelo então  Cap Gaspar à Manutenção Militar, em 13mar1971, enquanto Cmdt da CART 3330.

A referida mensagem foi enviada com conhecimento à ACAP (Assuntos Civis e Acção Psicológica), COMCHEFE, CAOP1 e BCAÇ 2928.

Sendo um fragmento de um documento original, aquilatareis vós do seu interesse.

Um abraço,

Ernestino Caniço

________

11 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Um militar do QP, capitão, para mandar uma mensagem destas às "instâncias superiores", de três uma:

(i) era "louco";

(ii) tinhas as "costas quentes";

(iii) tinha os "t... no sítio"!...

Obrigado, Ernestino, por teres partilhaddo com a Tabanca Grande. É um pequeno... documento para a História...Grande!

Santa e doce Páscoa!... Luís

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Não estou a ver nenhum capitão miliciano a "gozar com a tropa"... desta maneira... Claro, acabou na psiquiatria... E seis anos depois morria.

Valdemar Silva disse...

O meu amigo e camarada da CART11 ex-fur. mil. Cândido Cunha não tinha pancada nem coisa parecida, mas atirava com umas de "maluco" e bem à miliciano.
Estava em Vendas Novas numa reunião de Instrução com os Aspirantes e em vez apontamentos desenhava uns carros de corrida e vai daí à pergunta 'então o nosso cabo miliciano o que é que tem dizer?', ele respondeu VRRRRUUUUUMMM!! este é um novo modelo Lukas Titio.
Mas teve muitas mais, como tomar banho dezenas de vezes por dia ao ponto de andar sempre em tronco nu e de toalha à cintura. Até levou uma porrada do Cap. por ter ido tomar banho ao rio sem autorização.
Um grande abraço ao meu amigo Cunha, que como irmãos gêmeos andamos juntos desde o primeiro dia na EPC, depois na EPA, no RAP3 e na CART11 até ao último dia na Guiné.

Saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar, quando fomos para a tropa e depois para a guerra, já tínhamos em cima do pelo um carga pesada
... E cabresto e freio e albarda e chicote. A "formatação" começou cedo, logo em casa, depois na igreja, na catequese, na escola, alguns no liceu e na Mocidade Portuguesa, depois no primeiro emprego. .. Somos da "geração do "come-e-cala"...Seria batota pintar o qútero com outras cores...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Gralha...queria dizer "pintar o quadro"...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Falamos dos gajos que c... nesta m...,
faltosos, refractários, desertores, exilados, mas nunca ou raramente dos que apanharam porradas, foram despromovidos, baixaram à psiquitaria, foram apanhados pela Pide, passaram pelos presídios militar (Elvas, Penamacor, etc.). Desses não reza a história, não têm blogues, facebook ou associação que os represente e proteja. Ab, LG.


Tabanca Grande Luís Graça disse...

Ficamos a saber que o cap art Gaspar, em Março de 1971, com 3 meses de CTIG, ainda na CART 3330, em Nhamate. "Periquito" mas já "reguila"...

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Este militar do QP, capitão, para mandar uma mensagem destas às "instâncias superiores", não era "louco", não tinha as "costas quentes", (como se veio a ver);talvez os tivesse no sítio"!Mas principalmente era um bom condutor de homens.
Este é, realmente, um pequeno... documento para a História...Grande! Assim não é possível "improvisar ou romancear".
Claro, acabou na psiquiatria... Como já deixei dito noutros Posts necessitava de apoio psiquiátrico urgente e padecia daquela mistura explosiva que resulta de se ser directo (frontal) e inteligente.
E seis anos depois morria e nem sei com que sofrimento, depois da condenação em tribunal e consequente passagem por Elvas.
A nota do "Siga a Marinha" que o blog também já publicou, é outro documento, mas grande para a História grande. Ficamos a saber, sem margem para contradição ou adoçamento, como se vivia nos quartéis do TO daquela PU. Os mestrados/as e doutorados/as irão ter dificuldade em interpretar estes documentos. Nós, infelizmente não.

Bom Dormindo de Páscoa
António J. P. Costa

Santa e doce Páscoa!... Luís

Antº Rosinha disse...

Ao entrar Portugal numa guerra, quando desde a I grande guerra nunca mais se ouviu falar em guerra diretamente em Portugal, 40 anos numa paz, podre, mas paz em que até as armas tinham passado a validade, também os sargentos e oficiais do quadro estavam ali a passar da validade.

E todos aqueles que não tivessem o mínimo de vocação para vestir uma farda militar, além daquela farda de desfiles na parada, foi uma situação terrível e mesmo revoltante.

Muitos ter-se-ão adaptado perfeitamente (ex.Spínola), mas a maioria devem ter tido muita dificuldade.

A guerra foi uma mosca na sua sopa.

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Fica à consideração dos redactores/editores do blog: Consultem o livro escrito por Salgueiro Maia (o próprio) e nas primeiras 70 páginas onde a contestação pelo ridículo é feita aparecem várias referências ao Maj. Gaspar.

Um Ab.
António J. P. Costa

António J. P. Costa disse...

PS: Consultem o Post 2986.
Um Ab.
AJPC