terça-feira, 12 de abril de 2022

Guiné 61/74 - P23161: (Ex)citações (405): A Lapónia (ou "Sápmi") que muitos lusitanos desconhecem... (José Belo, Suécia)


Mapa da Lapónia (na língua local, "Sápmi"), um vasto território, que inclui o Círculo Polar Ártico, e que vai da Noruega à Rússia, passando pela Suécia e a Finlândia.



Lapónia: um aeroporto servido pela SAS - Scandinavian Airlines



José Belo, jurista, o nosso luso-sueco, cidadão do mundo, membro da Tabanca Grande, reparte a sua vida entre a Lapónia (sueca), Estocolmo e os EUA (Key West, Nova Orleans...); (ii) foi nomeado por nós régulo (vitalício) da Tabanca da Lapónia, agora jubilado; (iii) na outra vida, foi alf mil inf, CCAÇ 2391, "Os Maiorais", Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70); (iv) é cap inf ref do exército português; (v) durante anos alimentou, no nosso blogue, a série "Da Suécia com Saudade"; (vi) tem cerca de 220 referências no nosso blogue.



1. Mensagem de Joseph Belo:

Data - domingo, 10/04/2022, 13:40



Assunto - Os mistérios profundos do Círculo Polar Árctico



Nos últimos 10 anos tem havido um aumento muito considerável de turistas interessados pela vastíssima área da Lapónia, seja ela a sueca, norueguesa ou finlandesa.

De um tipo de turismo anteriormente centrado nas visitas, por parte de famílias com crianças, à casa do Pai Natal ou a exóticas deslocações em trenós de cães ou renas, passou-se a um turismo mais diversificado.

Desde as Auroras Boreais do Inverno,às semanas de 24 horas do Sol da Meia-noite, até aos  modernos e muito confortáveis “safaris”.

Nestes, os turistas são transportados de helicóptero para acampamentos pré-colocados nas melhores zonas de pesca e caça que é verdadeiramente abundante!

O turismo e o artesanato estão hoje intimamente ligados. O artesanato escandinavo, e especialmente o da Lapónia, é reconhecido pela qualidade dos materiais, originalidade e bom gosto.



Lapónia; faca típica


Surgem novas oportunidades de negócios vantajosos proporcionadas pelos visitantes. Um dos artefactos mais procurado são as facas de mato com lâmina de aço de primeiríssima qualidade e cabo e bainha feitos de corno de rena altamente trabalhado.

Os turistas pagam desde mil euros pelas mais simples até cinco mil euros (ou mais) pelas de originalidade superior. E vendem-se até esgotar!

Um “Chico esperto “ local lembrou-se de moer cornos de rena num fino pó branco. Colocá-lo em pequenos e bonitos frascos de cristal embrulhados em macia pela de rena e……vendê-los aos turistas como produto natural que aumenta a potência sexual!

Na descrição que acompanha o produto afirma-se (falsamente) que este tipo de pó é usado na Lapónia desde tempos imemoriais….com bons resultados nos quarenta e tal graus negativos dos invernos locais. Bom reclame tendo em conta as condições “envolventes “!

Os vendedores locais riem-se à gargalhada com o oportunismo do negócio e do muito dinheiro que têm vindo a render ao “Chico-esperto” inventor.

Curiosamente o produto é muito popular entre os numerosos grupos de turistas asiáticos que cada vez são mais frequentes por aqui.

Um abraço.

J. Belo (*)

PS - E,inesperadamente,surge uma possível, e muito vantajosa, troca comercial entre os “Pós” do Círculo Polar Árctico e as”Penas Amarelas” dos perus asiáticos referidos pelo Amigo, Camarada e Poeta Graça de Abreu em texto anterior (*)
___________

10 comentários:

Alberto Branquinho disse...


Amigo José Belo

Portanto, para além dos "pòzinhos de perlim-pim-pim", temos que dizer que a Lapónia é uma NAÇÃO ocupada por quatro PAÍSES (e eu a pensar que eram três: Noruega, Suécia e Finlândia). Afinal a Rússia também ocupa. Não me disseram isso quando estive na Finlândia em 1972.

G'andabraço!
Alberto Branquinho

Fernando Ribeiro disse...

Camarada José Belo,
Desculpe o gracejo: em que planeta fica a Lapónia, onde as semanas duram 24 horas?

Ainda mais a norte da Lapónia fica o arquipélago de Svalbard, no meio do Oceano Ártico, que pertence à Noruega e onde existe uma "rádio" online que só dá músicas antigas, chamada Arctic Outpost Radio. Parece que é uma "rádio" de uma pessoa só, que tem um computador a debitar música para a Internet durante 24 horas por dia. Quem quiser ouvir música "fresquinha" (neste momento -12 graus Celsius de temperatura em Longyearbyen, de acordo com o Accuweather), pode apontar para https://www.aor.am

JB disse...

Caro Alberto Branquinho

Na zona da Laponia situada em território russo está situada a estrategicamente muito importante base naval de Murmansk,sede das flotilhas dos submarinos atómicos que patrulhavam o Atlântico Norte e….não só!

Um abraço do JBelo

JB disse...

Caro Fernando Ribeiro

É sempre com alegria que se verifica serem estes inocentes textos lidos com atenção ortográfica.

Portanto……”as semanas (VÍRGULA)de 24 horas do Sol da meia noite “

Enfim,uma ortografia de um português com 45 anos de…..***BACANCES***!

Um abraço do JBELO

Anónimo disse...

Tendo em conta o profícuo espírito empresarial sempre demonstrado pelo nosso Zé Belo nada seria de estranhar ser ele o tal comerciante do pó de corno de rena para turistas necessitados.
Este é um típico comentário de inveja feito.
Mais nada.

Manuel Teixeira

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Manuel Teixeira, que ninguém sabe quem é, nunca deu a cara, nem diz donde vem ou onde está: está sinalizado pelos editores pelos seus comentários "ad hominem", visando sistematicamente achincalhar o nosso camarada José Belo, a sua vida pessoal e profissional...

É estranho que só apareça aqui em comnetários aos postes do J. Belo...

São casos de "assédio virtual" (ou cyberbullying), que não podem ser (nem são) tolerados pelo nosso blogue, e têm sido eliminados os respetivos comentários...

Uma coisa é um comentário jocoso, uma picardia ou outra, entre "camaradas da Guiné", dentro dos limites do bom senso e do bom gosto...

Fica aqui o aviso de que também temos "linhas vermelhas"...

O editor Luís Graça

JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JB disse...

Ainda a propósito do interessante comentário do Camarada Fernando Ribeiro sobre o arquipélago de Svalbard.

Camões escreveu,creio que no canto VII dos Lusíadas……”E se mais mundo houvera lá chegara”

Ora o nosso Portugal também está ,a seu modo,ligado à História destas ilhas situadas a Norte da Península da Escandinávia.

A soberania sobre elas foi mantida indefinida durante mais de 300 anos.
Nacionais de vários Estados exerceram actividades económicas,explorações científicas,e mesmo uma procura discreta de militarizar as mesmas.
A descoberta de importantes jazidas de carvão levou a Noruega,Estados Unidos e Rússia a uma situação localmente muito tensa.

Surgiu então o Tratado Internacional de Svalbard a 9 de Fevereiro de 1920.
Assinado por,entre outros,a Noruega,os Estados Unidos,Reino Unido,França,Dinamarca,Suécia.
A União Soviética aderiu em 1924 e a Alemanha em 1925.
PORTUGAL ratificou o Tratado em Outubro de 1927.

Tratado que estipula a perpétua desmilitarização,o direito dos cidadãos dos países signatários de se estabelecerem livremente no Arquipélago para a exploração dos seus recursos naturais,embora subordinado às leis promulgadas pela Noruega que,contudo,não pode discriminar positivamente os seus cidadãos face aos restantes Estados signatários.

Empresários lusitanos interessados ,aparentemente nunca surgiram,nem mesmo os ligados às pescarias.
É claro que faz mais frio que na Groenlândia.

Um abraço do JBELO

Anónimo disse...

Curiosidade.
O Zé Belo mudou a foto que acompanha os comentários.
Carregando sobre ela surge um emblema aparentemente soviético.
Será?
Nostalgias acentuadas por acontecimentos na actual Europa?
E o que estará escrito no estranho alfabeto?

Manuel Teixeira.

JB disse...

Sugeria ao curioso comentador uma visita à biblioteca da Associação Militar a que pertence.
Aí,apesar de improvável, talvez exista algum livro sobre a mitologia nórdica.

O emblema mais não é que uma reprodução do martelo de guerra do deus Thor.
Deus favorito dos Vikings por ser um deus combatente.
Acreditavam também que os trovões e faíscas eram resultado das pancadas que dava com o martelo no escudo de guerra para assustar os inimigos.

A inscrição é em alfabeto runico,usado pelos Vikings, e no lado superior esquerdo lá surge o nome de Thor.
Algumas Associações de Antigos Militares Escandinavos usam esta reprodução nos seus emblemas.
Deram-me a honra de fazer parte de uma delas,daí ter “repescado” o emblema.

Ao contrário das patológicas insinuações “Soviéticas” este símbolo guerreiro Viking têm sido cada vez mais apropriado por organizações extremistas da direita mais reacionária.
Situação infeliz em relação a muitas das Associações que….”por aí não vão”!

JBelo