domingo, 27 de março de 2022

Guiné 61/74 - P23117: (Ex)citações (404): Um célebre escritor sueco de finais do séc. XVIII afirmou: “Depois dos setenta anos as únicas verdadeiras surpresas que a vida nos traz são todas relacionadas com a saúde" - Teria de mudar de opinião se lesse alguns comentários do nosso blogue... (José Belo, EUA)


José Belo, jurista, o nosso luso-sueco, cidadão do mundo, membro da Tabanca Grande, reparte a sua vida entre a Lapónia (sueca), Estocolmo e os EUA (Key West, Nova Orleans...); (ii) foi nomeado por nós régulo (vitalício) da Tabanca da Lapónia, agora jubilado; (iii) na outra vida, foi alf mil inf, CCAÇ 2391, "Os Maiorais", Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70); (iv) é cap inf ref do exército português; (v) durante anos alimentou, no nosso blogue, a série "Da Suécia com Saudade"; (vi) tem cerca de 220 referências no nosso blogue.


Aqui segue foto actualizada para quando é necessário.....Dar a Cara! Um abraco .....Luso / Sueco / Lapäo / Americano...o que é uma já boa colecäo de identidades difíceis de coordenar em momentos..."patrioteiros"!



1. Mensagem do Joseph Belo:

Data - quinta, 24/03/2022, 21:25 


Assunto -  O “tal” minuto antes das zero.


Célebre escritor sueco dos finais do século dezoito afirmou: “Depois dos setenta anos as únicas verdadeiras surpresas que a vida nos traz são todas relacionadas com a saúde".

Teria que mudar de opinião se tivesse tido a oportunidade de ler alguns dos comentários do nosso Amigo, Camarada e Poeta Graça de Abreu (*).

Estamos em 2022. São outros os parâmetros que enquadram as sociedades actuais. As “armas de arremesso“ que alguns continuam a utilizar,  estão já há muito ultrapassadas pelos novos contextos sociais. Cai-se numa agressividade contínua, pessoalizada, que acaba por raiar áreas de patologias várias.

A propósito de um texto sobre Amílcar Cabral, salta-se compulsivamente para afirmações como: “Mário Beja Santos a caminho da Ucrânia ou da Bielorrússia... suprema inteligência tuga neste blogue, debruçado sobre as bandas de Moscovo” (*).

Felizmente que este tipo de compulsividade analítica de áreas e situações já abrangidas pela paleontologia, se limita a um reduzido número de irredutíveis “passadistas”.

Só humoristas de gabarito se lembrariam hoje, tendo em conta o passado de activista maoísta do Sr. Dr. Durão Barroso aquando estudante, de sugerirem o seu abandono do alto cargo em renomado banco da alta finança internacional para ...ir beber chá com os seus camaradas de Xangai. Enfim, quase o tal... vomitar a gargalhar!

Quando activista nas lutas estudantis contra a ditadura,  não estive “debruçado sobre as bandas de Moscovo“, e muito menos fui leitor de um certo livro, fosse ele vermelho, castanho, ou furta-cores.
Não serão essas as razões deste meu despretensioso texto.

As razões que aqui me trazem foram criadas pela (feliz e oportuna) correção efectuada pelo Amigo e Camarada Graça de Abreu a uma lista valorativa de personagens apresentada pela BBC.(*).

Verifica-se que um aí citado imperador chinês mais não era que uma imperatriz. Correção feliz e oportuna (e aqui repito-me conscientemente!) por nos levar direitamente ao "clitoris" da dita senhora e a muitas das consequências político-históricas do mesmo na vida social da corte chinesa.

Tendo sido um homem de “casernas” durante mais de uma década, e, como tal, sempre com um profundo interesse por tudo que é a problemática deontológica clitoriana, quase me atrevo a perguntar ao camarada corretor se a vida da senhora imperatriz referida se encontra publicada em inocente vídeo do YouTube? (Ou talvez em alguns dos “sites” mais resguardados por explícitos?)

E já agora, algumas referências bibliográficas que venham a contribuir para uma penetração mais profunda (salvo seja!) em tudo o relacionado com a dita senhora.

Infelizmente, uma atenta e nova consulta ao Clássico português dos finais dos anos cinquenta, que circulava entre os “filhos maus de boas famílias", e que tinha por título histórico... ”A Marca dos Avelares",  não me levou a encontrar referências detalhadas à madame imperatriz e, muito menos, às suas partes, no caso não púdicas mas antes... públicas!

Espera-se bibliografia... detalhada, detalhada, detalhada!

Como se diz nos States… Another Day Another Dollar.

Um respeitoso abraço do J. Belo (**)
_________

Notas do editor:

21 de março de  2022 > Guiné 61/74 - P23097: Notas de leitura (1430): “Amílcar Cabral - Pensar para Melhor Agir”; edição da Fundação Amílcar Cabral, Praia, 2014 (5) (Mário Beja Santos)

(...) antonio graça de abreu disse...

Tanta traição, não é Rosinha?

Mário Beja Santos, já, a caminho da Ucrânia, ou da Bielorússia... Acho que precisam dele, suprema inteligência tuga neste blogue, debruçado sobre as bandas de Moscovo.

Pois, as teses do Amílcar Cabral, o "génio africano" segundo as palavras e o entendimento de Mário Beja Santos. Sabemos hoje que tais teses resultaram em coisa nenhuma, nada funcionou. A África esqueceu-se da luminosidade do pensamento de Amílcar Cabral, as boas intenções não deram resultado em nenhum centímetro quadrado da nossa querida África. Que nos valha o Mário Beja Santos para, com Amílcar Cabral, nos explicar, depois do colonialismo, as maravilhas que iam acontecer e que nunca aconteceram. Depois da independência, foram milhares de mortos em lutas fratricidas. Onde estava o pensamento de Amílcar Cabral?

O Mário Santos continua a vender-nos a banha da cobra. Tristeza...

Abraço,

António Graça de Abreu21 de março de 2022 às 15:48 


(...) antonio graça de abreu disse...


Curiosa a lista dos grandes líderes, elaborada por historiadores anti-colonialistas primários como Hakim Adi. Até conseguem falar num milhão de guineenses reunidos por Amilcar Cabral quando em 1973 a população total da Guiné não chegava aos 600 mil habitantes.

Curiosa também a referência a Wu Zutian (624-705) que aparece na lista da BBC como imperador da China quando na realidade foi imperatriz, do sexo feminino. Antiga concubina, serviu dois imperadores e para usurpar o poder envenenou vários candidatos ao trono. Viúva, tinha o gosto de mandar matar os homens que com ela dormiam e utilizava para o seu prazer sexual. Em algumas audiências na corte, vestia um longo casaco de brocado. Nua da cintura para baixo, fazia ajoelhar os ministros, entreabria o casaco e obrigava-os a beijar o seu exercitado clitóris. Mulher hábil, forte e determinada, ficou na História da China também por algumas medidas que tomou e que deram mais força ao império chinês. Era a figura preferida de Jiang Qing (1914-1991), a quarta esposa de Mao Zedong, a mais proeminente criatura do famoso "bando dos quatro" que se suicidou aos 77 anos.


(**) Último poste da série > 5 de fevereiro de 2022 > Guiné 61/74 - P22971: (Ex)citações (403): no país onde nascemos, nem as "iscas com elas" eram para todos (Eduardo Estrela, Cacela Velha, Vila Real de Stº António; ex-fur mil at inf, CCAÇ 14, Cuntima e Farim, 1969/71)

43 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Eu não diria que se trata de um velho "ódio de estimação"... O nosso blogue orgulha-se de não cultivar "ódios" muito menos de estimação... No nosso "jardim" não há lugar para essas "flores"... Diria antes que se tratam de "picardias"... Felizmente que não costuma haver uma escalada das "picardias"... Nem é costume puxar-se das G3 e das Kalash... Nunca foi preciso até agora, e não será...

Mas, como diz o nosso humorista-mor, "não havia neche...cidade"... Há muitas outras coisas que nos tiram o sono como a guerra no nosso velho continente... Rezemos, sim, pela paz na Europa e no resto do mundo... Fui fazê-lo esta manhã, às 11h00, na rua, na minha terra, com o coro municipal da Lourinhã e os meus vizinhos, num gesto que se está a replicar por todo o lado..."Dona Nobis Pacem"... Rezemos, sim, aos nossos deuses, aos nossos santos, aos nossos irãs...

https://www.youtube.com/watch?v=OSdGW_HBrLE

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Aprecio o gesto do nosso camarada e amigo Joseph Belo. A sua sabedoria e o seu humor são sempre bem vindas ao nosso "terreiro"... LG

Alberto Branquinho disse...


J.B.

Amen!
Hei, man!

Ab.
A.B.

António J. P. Costa disse...

Camarada Zé Belo
És muinta sibilino!...
Coitados dos "pinta paredes"! Deram barraca "naqueles tempos" e depois foi o que se viu: uns converteram-se ao capitalismo "desenfreado" outros tornaram-se referências "gigantescas" da nossa democracia. Alguns não têm emenda, mas com o tempo... quem sabe?
Mas parece que continuam...

De facto, "não havia neche...cidade"... e muito menos se nos tivéssemos mantido na matéria em apreço, em vez de "gastarmos cera com ruins defuntos" e especialmente porque sabemos a "sequência do filme"
Sigo, com certa ansiedade, a guerra no nosso velho continente, embora nada possa ou possamos fazer para a acabar... Rezemos pela paz na Europa e no resto do mundo? P'ra quê? O que é que isso traz de novo? Já estou faro do Papa Xico a perorar palermices, às quais ninguém liga... Mas ele insiste todas as semanas.
Rezar às 11h00 ou às 10h00 (pelas horas antigas)? Se calhar Deus preferia que rezássemos "Dona Nobis Requiem Sempiternum"...
Mas já estou a sair da matéria de facto...

Um Ab. e bom FdS
António J. P. Costa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Tó Zé: mais vale ficarmos pelo "passado", cujas lições de resto parece que não aprendemos...

Quanto ao "rezar", não vejo mal nenhum, é próprio do "homo sapiens sapiens"... Cada um "reza" aos deuses da sua devoção...

Sem cair na tentação de falar nas questões da atualidade (que nos preocupam a todos), deixa-me só acrescentar: não basta rezar, é preciso saber encontrar, com urgência, os difíceis caminhos da paz...Mas antes temos que saber ou compreender como é que chegámos até aqui...

JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alberto Branquinho disse...


J.B.

Man, it seems to me you have not understood my com..
Read it again, pl. with an open mind.
Ab.
A.B.

António J. P. Costa disse...

Puxa, Camaradas!
Ganda pinta!
Gandas philosophos que nós semos!
Tou tão orgulhoso dos meus dirigentes e parceiros bloguistas!
Um Ab. e bom resto de domingo
António J. P. Costa

JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valdemar Silva disse...

Fui eu que tive a ideia de referenciar as personagens apresentadas pela BBC.
Sabia de pequenos currículos de alguns dos eleitos, mas nada sabia da malandreca chinesinha instigante do cai de queixos.
Como não sei latim, ou a respectiva expressão em latim do meu desculpem qualquer coisinha, cá vai o também conhecido desculp'isso.
O nosso caro J. Belo tem de aparecer por cá mais vezes, é uma grande oportunidade para ler os seus refinados e bem humorados textos.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Alberto Branquinho disse...


Caro J.B. (caríssimo!)

Por...tanto, vou dormir melhor.
O acesso a essas coisas far...away, só com ajuda da patroa. Ainda ando pelo telégrafo.
Abbbbbb.
A.B.

Alberto Branquinho disse...


Caro J.B. (caríssimo!)

Por...tanto, vou dormir melhor.
O acesso a essas coisas far...away, só com a ajuda da patroa. Ainda ando pelo telégrafo.
Abbbbbb.
A.B.

Anónimo disse...


A princípio não entendi muito bem e recordei o José Belo doutros tempos, sempre com charadas ou enigmas , difíceis de decifrar, depois tudo se tornou mais claro com os comentários do Luís Graça e doutros camaradas. Afinal não se irá falar da saúde ou da falta dela embora estejamos todos atacados por maleitas várias. O nosso camarada comenta com muito humor e vivacidade outros escritos e com isso traz animação ao Blogue. Da história conhecia a Cleópatra, a Catarina da Rússia mas não conhecia a imperatriz Wu Zutian da China que as terá precedido no tempo, na tirania , na crueldade e na devassidão sexual.
Os comentários jocosos ou pícaros, que o António Graça Abreu, bom escritor, vai fazendo ao Mário Beja Santos , outro grande escritor, o mais produtivo do blogue, tenho lido muitos e julgo que não .
Obrigado camarada José Belo. Muita saúde.
Grande abraço,
Francisco Baptista
irão acabar.

Tabanca Grande Luís Graça disse...


Dicionário Infopedia > Locuções Latinas e Expressões Estrangeiras

medice, cura te ipsum

medice, cura te ipsum
expressão latina
médico, cura-te a ti próprio [palavras que se aplicam àqueles que dão conselhos aos outros quando deveriam tomá-los para si]
Do latim, São Lucas, Evangelho, 4, 23

Fonte:
Porto Editora – medice, cura te ipsum no Dicionário infopédia de Locuções Latinas e Expressões Estrangeiras [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-03-27 19:54:11]. Disponível em https://www.infopedia.pt/dicionarios/locucoes-expressoes/medice, cura te ipsum

JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tabanca Grande Luís Graça disse...

Inteiramente de acordo contigo, Zé luso-sueco-lapão-"amaricano": falta-nos, a nós, portugueses, sobretudo o que aqui vivem, quietinhos, no "jardim à beira-mar plantado" (um chavão da senhora do antigamente), o sentido de humor, a capacidade de auto-ironia, o talento de irreverência, de autocrítica, do sarcasmo...

Tendemos antes para o discurso "miserabilista", do "coitadinho", do "pobrete mas alegrete", do "respeitinho que é muito bonito", do "cada macaco no seu galho"...

Espero que esta geração mais nova, a dos nossos filhos e netos, corte de vez com estes miseráveis "estereótipos" que alguns de nós ainda gostam de colar na testa... LG

Anónimo disse...

Assisti de bancada a esta magnífica tertúlia bloguista. Sempre me delicio com os posts do JB. Não ouso a ir a terreno, pois “latinar” não é a minha praia. Contudo fez-se Luz, sobre a minha dúvida existencial: Tendo nascido numa aldeia do Minho, onde todos eram benfiquistas, porque carga de água fiquei Portista.
JB acabou de me dar a resposta, ao fim de 71 anos, a esta minha dúvida existencial.
Nunca percebi o que raio está escrito naquela emblema!!!

Invicta: já se entende!

Um abraço
Joaquim Costa

Valdemar Silva disse...

Meu caro Costa
Para explicação dessa "deficiência", a razão teria sido ou antes não teria sido aplicada aquela dose 'de pequenino se torce o pepino'. E foi o que deu.
A máxima escrita no emblema do Glorioso 'E PLURIBUS UNUM' que significa 'UM, DE ENTRE MUITOS' vulgarizado popularmente como 'UM POR TODOS E TODOS POR UM'.
Por incrível que pareça as cores da Cidade do Porto são verde e branco, e as filiais do FCPorto são apenas relacionadas com as cores do clube e não como nos casos p.ex. Sporting da Covilhã ou Sport Benfica e Castelo Branco. Mas com o FCPorto em Lisboa acontece algo de 'já bais ber' e além da filial oficial existe o F.C. de Lisboa com as cores e o emblema exatamente como o do Porto. Carago

Abraço e saúde da boa que eu tenho andado à rasca
Valdemar Queiroz

antonio graça de abreu disse...

Obrigado pela propaganda a respeito dos meus delírios sino-portugueses. A imperatriz Wu Zetian, de avantajado clitóris, excitou a gulodice destes velhos combatentes da Guiné.Vinte comentário, é obra.
Já alguém reparou que de vez em quando eu até enalteço algumas recensões do Mário Beja Santos? É bom e útil que o blogue tenha um rapaz culto, honesto e bem informado para escrever sobre as nossas vidas, e os nossos livros.
Abraço ao Zé Belo e a todos.

António Graça de Abreu

JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Já conclui várias vezes que somos um grupo de grandessíssimos e alternadíssimos inclectuais.
Olhem só o resultado de haver um clirótis bem arrebitado!... 15 posts de bocas foleiras, é obra!
Por mim, gostaria de ter mais informação sobre 3.ª ou 4.ª mulher do Nove-Setum que morreu devidamente suicidada, depois de ter sido leader do bando dos 8/2 = ?.

Saudações "bastante revolucionárias às massas trabalhadoras em luta" e ao Ching Jin Ping que é aquele gajo que antes de vir a público passa a cabeça na lata da banha.
Oh Pintaparedes de contrafacção fabrico nacional! Ensinem ao homem que aquilo não se usa!

António J. P. Costa

JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
antonio graça de abreu disse...

Regresso ao essencial. Vaidades,falsificações das nossas vidas na Guiné, dobrar a cerviz diante de "génios" como Amílcar Cabral, tudo é passageiro e efémero.Há quem não entenda.
Abraço,

António Graça de Abreu

antonio graça de abreu disse...

Minhas traduções de poesia clássica chinesa, para nosso entretenimento, e algum entendimento.


A coisa, com seis polegadas

Há uma coisa, com cerca de seis polegadas,
às vezes mole, às vezes dura.
Quando mole, cai para leste ou oeste,
como um bêbado,
quando dura, viaja para cima e para baixo,
como um monge enlouquecido.
Tem talento para esgravatar qualquer buraco,
habita sob a região do umbigo,
no reino das Virilhas Fumegantes,
por natureza, faz companhia a dois filhos.
Sim, quantas vezes, a felicidade na luta
com uma mulher formosa?

da Jin Pin Mei


A coisa, como uma flor de lótus

Quente, firme, perfumada e húmida,
suave misteriosa e sensível,
tem lábios como flores de lótus.
Se feliz, mostra a língua,
abre a boca para sorrir.
Se cansada, adormece,
abandona-se ao desejo do homem.
Habita num antigo jardim,
numa encosta com erva,
no reino do Grande Regaço.
Quando encontra um macho possante
está pronta para a luta,
mas não diz uma palavra.

Dois poemas do romance Jin Pin Mei, “Ameixieira, Vaso e Ouro” atribuído com muitas dúvidas a Wang Shizhen (1526-1590) e publicado apenas em 1610, fazem deste livro, na opinião de André Levy (1925-2017), seu tradutor francês e um dos maiores sinólogos franceses da actualidade “un chef-d’oeuvre reconnu comme tel dans toutes les histoires de la littérature chinoise.”
A Jin Ping Mei desdobra-se por um enredo complexo e sofisticado, com setenta e duas descrições explícitas da “arte do quarto de dormir”, com dezenas de poemas onde o erotismo campeia. Livro de costumes, retrato fiel de um certo mundo sínico e universal, o romance tem sido avidamente lido por gerações e gerações de chineses, quase sempre em segredo, dado o seu teor “pornográfico.” Sendo um dos “quatro grandes” romances da literatura chinesa (os outros três são “À Beira de Água, o “Romance dos Três Reinos” e a “Peregrinação ao Ocidente”) a Jin Ping Mei ainda está proibida na República Popular da China. Circula, no entanto, em textos on-line, e.book e mesmo em edições clandestinas em papel.
Porque esta antologia que apresento em língua portuguesa se debruça sobre o erotismo suave a flutuar sobre a nata sentida e inteligente dos quotidianos entre homem e mulher na China multissecular, traduzo aqui poemas de suavidade mais explícita da Jin Pin Mei.
Não esquecer que se Ximen Qing, o principal personagem masculino da história, usa as mulheres, lindas e inteligentes, quase a seu bel-prazer, acaba por falecer, no fim do romance, ainda tão jovem, castigado por uma morte súbita.

O que é que isto tem a ver com o blogue da Guiné? Tudo. Há quem goste e quem deteste.

Abraço,

António Graça de Abreu

António Graça de Abreu




JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

A humildade é sempre digna dos maiores louvores.
E a humildade do nosso Zé Belo só lhe fica bem.
Mas se ser-se proprietário de uma empresa de imobiliários com escritórios, tanto na escandinávia como em seis Estados norte-americanos,o auto-denominado pato-bravo coloca-se muito aquém das realidades.
Este é um comentário fatual,e como tal em nada ofensivo no seu louvor à humildade.

AB
Manuel Teixeira.

Alberto Branquinho disse...


Camaradas

Gosto muito da "matéria" dos poemas aqui traduzidos pelo A.G.A., mas que tem tudo isto a ver com o "pénis" e a "vagina" e as acções em que se envolvam?!
Ou não haverá, porventura, outra temática (mesmo por via chinesa) para demonstrar a beleza que a poesia pode trazer às nossas vidas?

Cpts.
A.B.

JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
antonio graça de abreu disse...

Para concluir, mais dois poemas do romance Jin Pin Mei 金瓶梅, do século XVI, na minha humilde tradução.


Flores e borboletas

Conhecem-se há dois anos,
só agora o verdadeiro encontro.
Finalmente engrandecem, tomam corpo
encantamentos e desejos do passado.
Doce, ela baloiça suavemente a cintura de salgueiro,
ele penetra-a com o seu caule de jade,
segredando-lhe no travesseiro, ao ouvido,
juras de montanhas e nuvens.
Levanta-se, apruma-se a pintassilga,
o borboletão mergulha na flor.
Mil afagos e carícias,
depois chuva selvagem para sossegar as nuvens.
Rubro o seu rosto de menina,
os corpos afogueados, dez mil perfeições.
Ela diz “meu amante querido”,
ele, simplesmente, num abraço, “meu amor”.
Outra vez verdes as folhas do salgueiro.

da Jin Pin Mei


Um corpo, jade branco como neve

Um corpo, jade branco como neve,
um vislumbre por detrás das cortinas de gaze.
Boca de cereja, dedos como botões em flor,
os braços abrindo-se às gotas de chuva.
A harmonia dos amantes,
os lábios subindo, descendo,
dois peixes mordendo as aves aquáticas.
Tão ocupada a beldade, ao luar!
Ele entra e sai, todo ternura,
um gato com um pinto na boca.
A tartaruga mágica
ainda não cuspiu o doce da Primavera.

da Jin Pin Mei



Amor em segredo

Os patos-mandarim brincam na água,
os pescoços entrelaçados.
Duas fénix caminham entre as flores,
as cabeças, par a par.
Dois ramos selvagens abraçam-se, felizes,
exaltando o prazer da união dos amantes.
Os lábios do rapaz na boca da mulher,
ela abandona o rosto a todas as carícias.
Descalça as meias de seda,
mostra os seios levantados, como duas luas.
Uma nuvem de cabelos negros,
seu alfinete dourado cai na almofada.
Juram ambos o sublimar da paixão
por montanhas e mares.
Ela é o decoro da névoa, a timidez da chuva,
ele, o golpe suave no seu arco de jade.
Trocam salivas, as línguas húmidas
num desvairo, rejuvenescidas pela Primavera.
Ofegante a sua boquinha de cereja,
os olhos do sonho, duas estrelas cintilantes,
seu suor são gotas de jade perfumado,
os seios cremosos abanam como orquídeas na brisa,
o orvalho goteja e cai no coração escondido da peónia.
Sim, tão doce um casamento abençoado e casto,
mas nada melhor do que um amor em segredo.

da Jin Pin Mei


Abraço,

António Graça de Abreu

Alberto Branquinho disse...


Camaradas

O queA.G.A. debitou! De novo.
Vou dedicar-me a tentar adocicar alguns poemas de Bocage para vender na China.

Não posso continuar porque vou, agora, ausentar-me de penates por uns dias (para longe, embora não para a China, que visitei mais que uma vez.)

Cpts.
A.B.

JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Vinhal disse...

Caro José Belo
Imperdoável teres-te esquecido daquele poema, também famoso, com várias edições de parede nos WC públicos de Portugal que rezava mais ou menos assim: Neste lugar solitário/onde a beleza se acaba/o mais fraco faz força/e o mais valente se caga.
Carlos Vinhal

JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Pelo rumo dos "debates", parece que estou entre os meus.
Quem quer comprar o meu livro badalhoco "os Velhotes" - Sexo na 3.ª Idade. Na impossibilidade de o exibir aqui peço aos editores autorização para fazer um anúncio nos posts do blog.
Dado o tema não me atrevi a tentar divulgá-lo. Aqui vai um "método de ataque"

1. Começar pelo prefácio. Ler atentamente. É a parte séria do livro e ela permitirá desembaraçarmo-nos de ideias a que teremos de chamar preconcebidas, à falta de um termo melhor. Na nossa idade, não temos contas a prestar a ninguém. Podemos ser "amorais" à nossa vontade. Se calhar nem a nós mesmos teremos de as prestar. Com os mais novos será diferente? Talvez...
2. Ler devagar. Um conto de cada vez e, depois... uma pausa, para o analisar e pensar. É um rico exercício mental. Nada de exploração do sucesso, a menos que… se proporcione.
3. Poderá haver alguns contos que firam a sensibilidade, dadas as situações pouco ortodoxas que descrevo. Se tal suceder, é abrir a mentalidade e a tolerância e ler com mais cuidado, mas não deixar de os ler.
4. No início de cada conto, está desenhada uma combinação dos símbolos, masculino e feminino, que permite ter uma ideia do teor do conto que se segue. Assim, o leitor não corre o risco de ser surpreendido.
5. Como se vê, não há violência no livro e nas situações que imaginei.
6. Só os personagens – às vezes – usam linguagem desbragada, mas o leitor não ouve o que eles dizem... e, além disso, é/são sempre a/as senhora(s) que toma/m a iniciativa e controlam as situações mais embaraçosas. E assim é que deve ser. São mais sensíveis, digo eu, claro.
7. Chamo a especial atenção para os contos que mais me marcaram: "Os Velhotes" (inspirado num casal com quem nunca falei, mas que decorre numa praia que bem conheço), "Velhos e Libertinos" (dois velhotes suburbanos reservados q. b. mas...) e "Aqueles Dois" (um acto de resistência num sítio onde, como se vai vendo, é cada vez mais necessário resistir). Parece-me o mais bem conseguido, embora com poucas possibilidade de acontecer. Não conheço nenhum conto deste tipo em que um dos personagens morra e o outro o chore, com saudades dos tempos passados juntos. Claro que há "A Viúva" que escrevi de um fôlego e à medida que as ideias surgiam. Só o reli, depois de "pronto". Creio que será um dos mais realistas.
8. Todas as personagens derivam de um trabalho de colagem de características físicas e pessoais(?) de pessoas que conheço. As situações provêm, como não poderia deixar de ser, da experiência da vida, da imaginação à solta e de "histórias" que ouvi contar. Falsas, normalmente ou nem tanto…
9. Está autorizado o açambarcamento para revenda. É possível dizer bem ou mal e eu agradeço uma coisa ou outra. A crítica, mesmo destrutiva é bem-vinda!...
10. Depois, é divulgar no Facebook, Twitter, Instagram, e entre o pessoal cujos e-mails, eu não tenho, mas vocês têm.

Um Ab.
António J. P. Costa

JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Teixeira disse...

Meu caro comandante dos "colhões negros" de Mampatá, devo informá-lo que tive o cuidado de levar sempre na bolsa de enfermeiros bisnagas de pomada que podia receitar na quantidade necessária para evitar certas doenças com eventuais descuidos na manutenção do orgão. Hoje está fora de moda, mas creio que ainda se consegue algumas amostras para levar na viagem até à China, não vá o diabo tecê-las.
O que me faz estranhar nesta discussão é o fato de ao falar-se em catota toda a gente se veio por aí abaixo. Ah fome danada!
Fraternal abraço para todos os intervenientes nesta conversa que nos ajudou a libertar e talvez curar a mente e viva a vida a que temos direito. Divirtam-se.

JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.