domingo, 29 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23307: Blogpoesia (767): Eu não sou poeta, por Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845

1. Em mensagem do dia 23 de Maio de 2022, o nosso camarada Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845 (Teixeira Pinto, 1968/70), enviou-nos mais um trabalho em verso, agora dizendo que não é Poeta. Mas nós sabemos que é, genuíno, à sua maneira, e nós gostamos de o ler. 


Eu não sou Poeta

Por Albino Silva

Camaradas aqui da Tabanca
que vão lendo o que tenho feito
para todos os Tertulianos
que muito admiro e respeito.

Por tudo que vou escrevendo
eu só vos quero dizer
que vou escrevendo em versos
pois só isto me dá prazer.

Eu sei que vou fazendo
muita escrita como esta
mas a todos quero dizer
que não sou nenhum poeta.

Até mal sei escrever
Vocês isto tem notado
ao lerem estes meus versos
em erros que tenho dado.

Não eu não sou poeta
mas minha escrita é assim
em versos para os camaradas
e sempre feitos por mim.

Só tenho a Quarta Classe
mas adoro aqui contar
tenha erros ou não tenha
eu nunca irei parar.

Já bem todos repararam
que de tudo vou escrevendo
pois são apenas verdades
o que aqui vou dizendo.

Por aqui nesta Tabanca
sem ser poeta vou escrevendo
lá vou lembrando a Guiné
e os Camaradas vão lendo.

Aprecio os comentários
mas insisto em dizer
que eu nunca fui poeta
só por isto eu escrever.

História do Bat Caç 2845
um Livro que é muito bom
inclui meus Camaradas
que eram do meu Batalhão.

Todos lá tem seu nome
Oficiais Sargentos e Praças
e de muitos guineenses
e de todas aquelas raças.

Mas eu não sou um poeta
escreva eu o que escrever
envio para a Tabanca
sempre com muito prazer.

Sou só o Albino Silva
que lá pela Guiné andei
fui armado para a Paz
e jamais um tiro eu dei.

Fui apenas bom Soldado
e por lá muito escrevia
eram aerogramas e cartas
que a Madrinha recebia.

Minhas Madrinhas de Guerra
chamavam-me de bom menino
até mesmo muitas Senhoras
do Movimento Nacional Feminino.

Era eu assim Soldado
naquele tempo então
longe de minha família
mas defendendo a Nação.

Camaradas da Tabanca
antes de vos deixar
Parabéns ao Luís Graça
pela Tabanca fundar.

Parabéns aos que se esforçam
e que nela participam
aos que lêem minha escrita
minha amizade conquistam.

Voltando ao tema da escrita
e antes de terminar
aceitarei vossas críticas
sem nunca as contestar.

Então como não sou poeta
a todos vos desejo paz
Camaradas Tertulianos
Abraços cá do rapaz.

Fui Soldado fui Maqueiro
só ppoeta isso é que não
em rajadas dou abraços
do fundo do coração.

Vou disparar a G3
Rajadas vou enviando
Abraços para a Tabanca
assim eu vou disparando.

Um obrigado ao Vinhal
só por tanto me aturar
por tudo que vou enviando
e o Carlos a publicar.

Albino Silva sou eu
Camarada e amigo
mesmo que não te conheça
estarei sempre contigo.

Voltarei a escrever
pois é isso minha meta
em versos na minha escrita
mas sem nunca ser poeta.


FIM
Albino Silva, 01100467

____________

Nota do editor

Último poste da série de 27 de Maio de 2022 > Guiné 61/74 - P23300: Blogpoesia (766): O Canchungo e Avenida, por Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845

5 comentários:

Albino Silva disse...

E NÓS GOSTAMOS DE LER.
Assim diz o Carlos Vinhal e creio que, não haverá muitos que se interessem por ler coisas destas. É isso que vejo pelos comentários (nulos).
De todo modo o Albino Silva não é pessoa de desistir, e embora não sendo POETA, vai
continuar a enviar mais para a Tabanca.
Como Os Roncos são escassos ou quase devido á Pandemia, o próximo trabalho vai ser a falar nisso. Um Abraço para todos muito Especial ao Carlos Vinhal e Luís Graça-

Hélder Valério disse...

Caríssimo Albino

Compreendo o teu desabafo/lamento quanto a "comentários".
Mas isso não é caso para desistências.
Dizes que não és "poeta". Pois, assim seja, mas pode-se dizer que "escreves em verso"?
Olha, Albino, pela minha parte, já tenho referido, aqui e ali, de quando em vez, em comentários esporádicos a peças escritas em verso que não me sinto com capacidade para apreciar, apenas para dizer, "gosto, não gosto, não percebi" mas isso não significa que não aprecie o que entretanto li.
Esta tua forma de te expressares, e no fundo retratando também vivências e sentimentos de muitos de nós, é interessante, não só pela diferença mas também pela forma como os acontecimentos e situações são abordados pelo "poeta", coisa que nem sempre se consegue em prosa.

Obrigado por não desistires.
Abraço
Hélder Sousa

Albino Silva disse...

Olá Hélder Sousa.
É claro que desistir não está no meu programa, pois gosto daquilo que vou fazendo e quase sempre baseado na Guiné e em todos que por lá passaram.
Não sei qual vai ser o próximo tema, pois são vários que tenho aqui prontos e, hoje já enviei mais um para a Tabanca.
Assim, nunca vou desistir, e para não me esquecer do passado na Guiné vou escrevendo sempre mais, pois sei que, ao falar de minha Companhia, Batalhão e outras Companhias, que estou ao mesmo tempo a fazer com todos que pela Guiné passaram.um Abraço

Mário Migueis disse...


Caro Albino:
Não vás apenas pelos comentários. Este blog está cheio de textos interessantíssimos que, por uma razão ou por outra, nunca os tiveram. Continua a escrever em verso, se é a fazer versos que sentes o prazer da escrita. Um abraço muito amigo,
Mário Migueis

Albino Silva disse...

Olá Mário Migueis,
Sim, claro que continuo, e a prova disso é que estes últimos dias escrevi, LÁ PELO CANCHUNGO,
NA MINHA PRAIA,EU NÃO SOU POETA, A NOSSA BOLANHA,NA PSICO, O CANCHUNGO E AVENIDA, QUE MALDITA PANDEMIA, O NIASSA, E MISSÕES E OPERAÇÕES. TOTAL, 230 VERSOS.
Agora procuro novos temas, mas tenho para já, para ano e meio a enviar um por Mês.