segunda-feira, 30 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23311: Agenda cultural (812): Exposição no Palácio da Cidadela de Cascais, de 13 de maio a 28 de agosto de 2022: "Portugal e Luxemburgo: países de esperança em tempos difíceis"

 

Cartazes da exposição

1. Informação que nos chega por via do nosso amigo e camarada João Crisóstomo (Nova Iorque) que está em Portugal há mais de um mês, devendo partir no domingo para  a Eslovénia, terra da sua esposa Vilma. Visitou esta exposição, no dia 27 do corrente, na companhia de amigos, adorou e recomenda aos nossos leitores.


Portugal e Luxemburgo – Países de Esperança em Tempos Difíceis


A exposição Portugal e Luxemburgo – Países de Esperança em Tempos Difíceis, com curadoria de Margarida de Magalhães Ramalho e Claude Marx, e que foi criada em 2020 para o Centre Culturel de Rencontre Abbaye de Neumünster na cidade do Luxemburgo, abre amanhã, 13 de Maio, no Palácio da Cidadela de Cascais.

Focada no papel de Portugal durante a II Guerra Mundial como porto de abrigo de refugiados luxemburgueses e de como o Luxemburgo, décadas mais tarde, se tornou o destino de muitos portugueses que fugiam da ditadura e/ou da miséria, a escolha da vila de Cascais prendeu-se com o facto de ter sido na Casa de Santa Maria, fronteira ao Palácio da Cidadela que, no início do seu exílio em 1940, a Grã duquesa Charlotte e a sua família viveram durante alguns meses.

A mostra está subdividida em várias secções relativas ao conflito mundial, que vão desde as razões da ascensão do nazismo e o desencadear da guerra na Europa até ao destino dos que fugiam. Relata também as dificuldades encontradas pelos refugiados na sua rota de fuga e o papel de Aristides de Sousa Mendes no salvamento de milhares de pessoas. 

Aborda ainda a política de neutralidade de Portugal e a passagem de milhares de refugiados por terras lusas, incluindo a estada da família Grã-ducal em Cascais. Por fim, debruça-se sobre a evolução do Luxemburgo no contexto europeu do pós-guerra e a ditadura repressiva portuguesa, que ditou o atraso económico do país e que obrigou muitos a partirem.

Em Cascais, a exposição foi ainda enriquecida com conteúdos contemporâneos ligados a artistas luso-luxemburgueses, como a instalação Memória Episodika do artista plástico Edmond Oliveira, baseada na experiência de vida do seu pai, um dos primeiros emigrantes a chegar ao Luxemburgo; ou as fotografias de Paulo Lobo, que refletem o impacto da presença portuguesa na paisagem luxemburguesa.

O design é da dupla Sara e Pedro Gonçalves e a museografia de Luísa Pacheco Marques. A reposição da exposição em Portugal foi possível graças aos apoios da Câmara Municipal de de Cascais, da Câmara Municipal de Almeida, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeus do Luxemburgo, do Ministério da Cultura do Luxemburgo, do Centro Nacional de Audiovisual e das empresas luxemburguesas POST, WEALINS et LOSCH Digital Lab.


__________

Nota do editor:

Último poste da série > 8 DE MAIO DE 2022  Guiné 61/74 - P23245: Agenda cultural (811): Tabanca dos Melros, Fânzeres, Gondomar, 11 de junho de 2022, sábado, 11h00: Luís Graça apresenta o livro do Joaquim Costa, "Memórias de Guerra de um Tigre Azul"

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Com a devida vénia:

Sousa Mendes Foundation, USA:

https://sousamendesfoundation.org/family/luxembourg

The LUXEMBOURG royal family, along with members of their cabinet and household, received visas from Aristides de Sousa Mendes in Bordeaux on June 17, 1940.

They crossed into Portugal and subsequently traveled to the United States in two groups: on the USS Trenton from Lisbon to Baltimore in July 1940, and on the Pan American seaplane Yankee Clipper from Lisbon to New York in October 1940.

Visa Recipients
DE LYNAR, Marguerite P
Age 69
KONSBRUCK, Carlo P
Age 2 months
KONSBRUCK, Guillaume P
Age 31
KONSBRUCK, Guy
Age 3
KONSBRUCK, Nelly née HARTMAN P
Age 26
LUXEMBOURG, Crown Prince Jean de P
Age 19
LUXEMBOURG, Grand Duchess Charlotte de P A
Age 44
LUXEMBOURG, Grand Duchess Marie-Anne de P
Age 79
LUXEMBOURG, Prince Charles de P
Age 12
LUXEMBOURG, Prince Consort Felix of BOURBON-PARME P A
Age 46
LUXEMBOURG, Princess Alix de P
Age 11
LUXEMBOURG, Princess Elisabeth de P
Age 17
LUXEMBOURG, Princess Marie Adelaide de P
Age 16
LUXEMBOURG, Princess Marie Gabrielle de P
Age 15
NICLOU, Eugène P A
Age 33
NICLOU, Joséphine née WAGNER A
Age 29
REINARD, Justine
Age 37
SINNER, Alice P
Age 52

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Da página oficial da Presidência da República, com a devida vénia:


Visita à exposição “Portugal e Luxemburgo, países de esperança em tempos difíceis”
12 de maio de 2022

O Presidente da República acompanhou Suas Altezas Reais os Grão-Duques do Luxemburgo ao Palácio da Cidadela de Cascais para uma visita à exposição “Portugal e Luxemburgo, países de esperança em tempos difíceis”, da curadoria de Margarida Ramalho.

https://www.presidencia.pt/atualidade/toda-a-atualidade/2022/05/visita-a-exposicao-portugal-e-luxemburgo-paises-de-esperanca-em-tempos-dificeis/