domingo, 8 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23245: Agenda cultural (811): Tabanca dos Melros, Fânzeres, Gondomar, 11 de junho de 2022, sábado, 11h00: Luís Graça apresenta o livro do Joaquim Costa, "Memórias de Guerra de um Tigre Azul"


Convite do autor, Joaquim Costa, para apresentação do seu livro "Memórias de Guerra de um Tigre Azul - O Furriel Pequenina", no próximo dia 11 de junho de 2022, sábado, pelas 11h00, na Tabanca dos Melros, Quinta do Chouoal dos Melros, ria de Cabanas, 175, 4510-506 Fânzeres. Apresentação a cargo do editor do nosso blogue, Luís Graça. (*)


O livro  "Memórias de Guerra de um Tigre Azul: O Furriel Pequenina, Guiné: 1972/74". Rio Tinto, Gondomar, Lugar da Palavra Editora, 2021, 180 pp., pode ser pedido diretamente ao autor, através do email jscosta68@gmail.com

O valor é de 10 € (livro + custas de envio), a transferir para o seu NIB que será enviado juntamente com o livro. Não esquecer de indicar o endereço postal.

Joaquim Costa, ex-Furriel mil arm pes inf, CCAV 8351, Os Tigres do Cumbijã (Cumbijã, 1972/74) é natural de V. N. Famalicão. Engenheiro ténico e professor reformado, vive em Fânzeres, Gondomar.

E numa primeira "nota de leitura" deste livro, o Luís Graça já aqui repoduziu o que escreveu nas pp. 177/178.

Nota final, por Luís Graça (pp. 177/178) (**)

Em boa hora o Joaquim Costa decidiu, no princípio do ano de 2021, deixar de ser um “consumidor  passivo”, um simples leitor,  do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, para se tornar um “elemento ativo”, um “autor”…  E começou logo,  ainda em plena pandemia de Covid-19, a pré-publicar alguns excertos (cerca de  2 dezenas) do livro que agora deu à estampa. Todos ficámos a ganhar, a começar por ele, que, ao  expor-se-à crítica dos leitores, muitos deles antigos combatentes, receberia em troca  cerca de 170 comentários “a quente”.

O que seguramente ajudou a melhorar a versão final deste livro que eu saúdo e agradeço: vem enriquecer o património literário e documental da Tabanca Grande, que é uma tertúlia virtual centrada na experiência de uma guerra, a guerra colonial (1961/74),  e em particular a da Guiné, sendo porventura  a maior tertúlia do género, em português, quer pelo número de visualizações do blogue (cerca de 13,2 milhões, desde 2004) quer pelo número dos seus membros registados (N=854) e ainda pelo volume de memórias partilhadas. Memórias mas também afetos. E este livro é sobretudo  um livro de afetos.

O Joaquim Costa é mais um talento literário que o nosso blogue veio revelar,  com a particularidade de, sendo um bom minhoto, a sua  prosa ter também belos nacos do português camiliano, a começar pela ironia,  o humor e até o sarcasmo, tão bem patentes na reconstituição de algumas das suas memórias de infância e na evocação da sua família, bem como na descrição de cenas da vida castrense.

Já tive ocasião de lho dizer, e agora  passo a  partilhá-lo com os seus futuros leitores: Joaquim, quisestes escrever um livro com uma parte da tua história de vida,  que é também a de muitos de nós, e que quiseste dedicá-lo aos que te amam e estimam.  A tua narrativa  tem momentos portentosos sobre a epopeia de Cumbijã e de Nhacobá, os seus bravos e as suas vítimas.  Um dia, quando fizermos uma antologia dos nossos melhores textos, o teu testemunho, na 1ª pessoa, sobre a Op Balanço Final (17-23 maio 1973), por exemplo,  terá que lá figurar, com toda a justiça.

A historiografia militar pode, em  meia dúzia de linhas secas, telegráficas, resumir aquela “guerra de baixa intensidade”, num contexto geopolítico marcado pela guerra fria e o fim dos impérios, mas que não foi feita   para “meninos de coro”, como todas as guerras... Mas faltar-lhe-á, por certo, à escrita do historiador, o nosso "sangue, suor e lágrimas", que na Guiné, no meu e no teu tempo,  não foi uma figura de retórica. E é bom que os nossos filhos e netos saibam, por fim,  que ali não fizemos só a guerra mas também a paz.

Joaquim Costa, ex-fur mil,
CCAV 8351, Os Tigres do Cumbijã,
Cumbijã, 1972/74


Obrigado, Joaquim,  também por dares voz a muitos combatentes, de um  lado e do outro,  que nunca tiveram nem terão  oportunidade de escrever,  e muito menos de publicar, sob  chancela editorial,  as suas “vivências” sobre aquela guerra e aquela terra (que, estranhamente, acabou por ficar no nosso coração, contagiando até os nossos filhos). E muitas memórias vão morrer connosco...

Não quero acabar esta nota sem referir os sucessivos murros no estômago que, metaforicamente falando, recebeste, a começar pelo batismo de fogo, as primeiras minas e emboscadas, o primeiro morto...   Na realidade, aqueles de nós (e fomos muitos) que passámos por essa dura, trágica, traumática experiência, sabe dar valor às tuas palavras onde há raiva e impotência mas também coragem e dignidade, quando falas do primeiro camarada que morre ao teu lado.

O batismo de fogo era sempre uma situação-limite... O coração ficava a bater à velocidade Match 1...Depois, era como tudo: a guerra (e a morte) banalizava-se, tornava-se uma certa rotina... 

Mas os "embrulhanços" eram sempre temidos, de um lado e do outro... As balas eos estilhaços das granada ou o sopro das minas (antipessoais e anticarro) não tinham código postal... Era a roleta russa...

Mesmo sem quereres fazer juízos de valor sobre a legitimidade, a condução e o desfecho daquela guerra, acabas por nos mostrar, com fino mas cáustico humor, que às vezes acontecia sentirmo-nos como um bando de cegos, comandados por outros cegos, à beira de um precipício. Felizmente voltaste, “são e salvo”,  para escrever este livro e dares mais valor e força à liberdade, à justiça, à paz e à solidariedade.

Luís Graça, sociólogo, 

editor do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.

____________

(**) Vd,. poste de 31 de dezembro de 2021 > Guiné 61/74 - P22861: Notas de leitura (1404): Joaquim Costa, "Memórias de guerra de um Tigre Azul: O Furriel Pequenina. Guiné: 1972/74", Rio Tinto, Gondomar, Lugar da Palavra Editora, 2021, 180 pp. - Parte I: "E tudo isto, a guerra,para quê ? Não sei"...

6 comentários:

Valdemar Silva disse...

Costa
Estou muito longe, mesmo que botasse agora os pés ao caminho, não tenho bater dos foles para viajar até ao barbeiro, quanto mais até Gondomar.
Boa apresentação/confraternização é que é preciso.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

ps (não confundir com sigla partidária) ainda não li o livro todo.

Anónimo disse...

Amigo Valdemar,
Nunca dei grande valor às redes sociais
Não sou dado a coisas virtuais
Para mim é fundamental o contacto pessoal
Um aperto de mão, um abraço, etc., etc.,...
Contudo, a descoberta e a participação no blogue, veio, de certa forma, alterar a minha forma de ver estas “modernices”

Nunca estive contigo, nunca te apertei a mão e nunca te dei um abraço (nem um bj!!!), contudo sinto que estou perante um amigo de longa data. Estranho, ou talvez não! Somos dois Minhotos…

Valdemar não vai a Gondomar
Quem sabe, um dia, Gondomar vai a Valdemar…

Um grande abraço e muita saúde
Joaquim Costa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Um gesto honito.

Valdemar Silva disse...

Valdemar
não vai ao ar
nem vai ao mar
e se calhar
sem respirar
e sem andar
pode ficar
a esperar.

Saúde da boa
Valdemar Queiroz

José Emídio Marques disse...

Caro camarada Joaquim Costa
Muitos parabéns pela edição do teu livro, as memórias que às gerações futuras têm de ser transmitidas estão ali contempladas.
lamento não estar presente no lançamento do teu "Tigre Azul de Cunbijã" que em pouco tempo "devorei" na leitura. A distância entre Alverca e Gondomar é grande. Mas com frequência passo em Sobral de Monte Agraço e me recordo do comentário "da velhice" à porta do mercado municipal.
Um grande abraço

Anónimo disse...

Lá estarei, no dia 11 de Junho. E tenho todos os melhores motivos para abraçar o Joaquim Costa nesse dia. Vou assistir ao lançamento de um livro que qualquer combatente lerá com entusiasmo e comoção, ainda que haja por entre algumas páginas motivo de sorriso e até de riso. Está ali tudo, sobre um período muito quente da guerra da Guiné, que o Joaquim retrata com uma grande honestidade. Não se vangloria de nada o Joaquim, apenas descreve o que foi, com um grande rigor e seriedade. Eu sou testemunha de muito do que ele nos oferece no seu retrato da guerra de Combidjã, passada ali bem perto do sítio onde também cumpri o papel que me coube.

Um abraço para o Luís, para o Joaquim e para todos os combatentes.

Carvalho de Mampatá