terça-feira, 10 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23253: "A Minha Passagem pela Guiné-Bissau em Tempo de Guerra" (António Sebastião Figuinha, ex-Fur Mil Enf) Parte I

1. Damos hoje início à publicação de um texto de memórias intitulado A Minha Passagem pela Guiné-Bissau em Tempo de Guerra, de António Figuinha, ex-Fur Mil Enfermeiro da CCS/BCAÇ 2884 (Bissau Buba e Pelundo, 1969/71)[1]


A MINHA PASSAGEM PELA GUINÉ-BISSAU EM TEMPO DE GUERRA

António Sebastião Figuinha
Ex-Furriel Miliciano Enfermeiro
CCS/BCAÇ 2884
1969/1970/1971
Parte I

Introdução

O meu objetivo com este texto é tão só, deixar um pequeno resumo, do que foi o meu dia-a-dia naquela época, para os meus filhos e netos. Como tal, e provando que não é ficção, menciono os nomes reais de cada um dos intervenientes neste meu texto.


Aproximava-se o fim do mês de Abril de 1969 quando, numa manhã, recebi um telefonema da Secretaria do Hospital Militar Principal dando-me a notícia que tinha dez dias para me ir despedir da minha família, comprar o fardamento e me apresentar, dia seis de Maio até às vinte e quatro horas no Porto Brandão, de modo a poder embarcar no dia seguinte para a Guiné no navio Niassa.

Tinha passado pouco mais de um mês a ser alvo de uma participação que me levaria também para a Guiné, mas, desta vez como soldado. O meu posto na altura era o de Cabo Miliciano, e a pouco mais de quinze dias de ser promovido a Furriel Miliciano.

Tudo aconteceu ao fim do jantar. Era Domingo e a refeição foi bife com batatas fritas.

O refeitório encontrava-se no edifício do Hospital Militar ao Jardim da Estrela. Aqui eram fornecidas refeições juntando no refeitório Cabos Milicianos, Cabos RD e Soldados.

Naquela noite de Domingo tudo parecia correr bem até ao momento que um dos Cabos Milicianos recém-chegados a este Hospital para realizarem o estágio de Enfermagem, resolveu acender um cigarro. Este esqueceu-se que não era permitido fumar no refeitório, mas, entusiasmado na galhofa com outros cometeu este lapso.

Nesse dia, encontrava-se de Sargento de dia à Formação o Primeiro-sargento de nome Nunes. Ao ver o Cabo Miliciano acender o cigarro, levantou a voz vinda do fundo da sala e da porta de entrada ordenando ao infrator que fosse fumar para fora do refeitório nestes termos:
- Ó nosso Cabo, não sabe que não se pode fumar no refeitório!
 
O Miliciano infrator, como havia dois tipos de Cabos no refeitório, não se apercebeu que era para ele a reprimenda. Eu, não gostando da forma como a ordem tinha sido dada, com ironia cheguei junto do Cabo Miliciano infrator dizendo-lhe em voz alta que o Sargento se estava a dirigir a ele. Como eu citei Sargento e não Primeiro-sargento, atirou-se a mim furioso, dizendo que lhe tinha faltado ao respeito perante todos os presentes e como tal, iria participar de mim. Respondi-lhe que para ser respeitado ele teria que se dar também ao respeito e ter chamado de cabo Miliciano ao infrator e não apenas de Cabo, dado encontrarem-se outro tipo de Cabos no refeitório. Mais, disse-lhe que as Ordens de Serviço ao Hospital ou à Formação para fazermos os mesmos serviços que ele estava desempenhando naquele momento nos referenciava com Cabos Milicianos e não apenas como Cabos. Se para ele, nós não passávamos apenas de Cabos também, me sentia no direito de apenas o tratar por Sargento e não como Primeiro-sargento. Mais eu já de cabeça perdida e olhos nos olhos lhe disse que quando eu saísse do Serviço Militar tinha um curso para trabalhar enquanto ele, acaso acontecesse o mesmo, restava-lhe ir para pastor de gado.

Saí de seguida porta fora numa pilha de nervos. Este homem, vim a saber, tinha fama e proveito de nos provocar.

Nessa noite fui vaguear por Lisboa tentando acalmar e, só de madrugada, me deitei um pouco.

Na manhã do dia seguinte, ao atravessar os portões da entrada principal do Hospital, soube que a minha situação como militar estava complicada porque só faltava a participação ser assinada pelo Director do Hospital.

Voltei de imediato a sair para o exterior do Hospital e dirigi-me de imediato à Escola de Serviço de Saúde, para solicitar ao Capitão que dirigia esta Escola o seu apoio.
Toquei à porta do seu gabinete pedindo para poder entrar já que tinha um assunto muito urgente que me envolvia e, para o qual necessitava do seu apoio.

Ao reparar no estado nervoso que eu apresentava, solicitou que com calma lhe narrasse os motivos que me levavam a pedir a sua ajuda. Contei-lhe então com todos os pormenores que levaram o Primeiro-sargento Nunes a querer participar de mim ao Director do Hospital. Despois de me ter ouvido, levantou o seu telefone ligando para aquele Sargento pedindo-lhe para que ele de imediato se dirigisse ao seu gabinete e fosse portador da participação que tinha em seu poder porque tinha urgência em falar com ele.
Enquanto o Sargento Nunes não chegou, o ajudante deste Capitão também um Primeiro-sargento, dirigiu a palavra ao seu chefe dizendo-lhe que eu era merecedor do castigo já que no entender dele, sabia de mais e, como tal, ao ser castigado, daria um exemplo a todos os outros Cabos Milicianos. Ao ouvir estas palavras, o Capitão levantou a voz dizendo-lhe que eu não tinha de ser castigado para servir de exemplo a ninguém! Tinha as melhores referências a meu respeito e, como tal, me iria defender a todo o custo. Olhou para mim dizendo-me para me acalmar pois tudo se ira resolver e, instruiu-me que, mal chegasse o Primeiro Nunes lhe pedisse desculpas pelos males entendidos por ele já que nunca tinha sido minha intensão faltar-lhe ao respeito o que era verdade.
Assim, mal o Primeiro Nunes entrou no gabinete, o Capitão estendeu-lhe a mão para que nela fosse colocada a referida participação. Surpreendido, recuou um passo dizendo que não o podia fazer. De novo o Capitão levantou a voz dizendo que fizesse o favor de lhe entregar a folha de papel para ser ali em frente de todos nós rasgada. Felizmente para mim assim aconteceu.

Mal me vi na rua e liberto daquele pesadelo, jurei para mim mesmo que doravante, nenhum filho da mãe militar me voltaria a pisar pois tinha acabado de levar um forte murro no estomago ao ter que pedir desculpas a um dos mais patifes Sargentos do Hospital Militar Principal.
Porém, o meu confronto com este militar não ficou encerrado naquele dia. Mais tarde e passado mais de um ano e encontrando-me de férias no Continente vindo pela segunda vês da Guiné, antes de embarcar de novo para aquele território Ultramarino, passei uns dias em Lisboa. Como namorava com uma Fisioterapeuta (mais tarde minha mulher), que naquela altura trabalhava no Hospital Militar Principal, fui visitá-la e, para isso, apanhei transporte num elétrico na Rua da Conceição que se dirigia para o Largo do Jardim da Estrela. Qual o meu espanto ao ver que na plataforma do elétrico se encontrava o dito Primeiro-sargento Nunes, que no passado tinha tentado destruir a minha vida. Não resisti e lancei-lhe as minhas mãos ao seu pescoço apertando-o e chamando-lhe todos os nomes que me vieram à cabeça. Dois outros passageiros me seguraram e, ao mesmo tempo perguntaram-me das minhas razões para te tomado aquela atitude. Contei-lhes e prontificaram-se a atirar com ele da plataforma do elétrico em andamento se fosse o meu desejo. Acalmei e segui a viagem sem mais olhar para ele.

Visitei a minha namorada combinando com ela me encontrar antes de apanhar o avião da TAP para Bissau. Contou-me mais tarde que o dito Primeiro-sargento ao ver-me falar com ela no Hospital, preguntou-lhe se me conhecia ao que ela lhe respondeu ser seu namorado. Remédio santo, sempre que a via a tratava com as melhores simpatias do Mundo.

Voltando ao momento da minha mobilização para a Guiné, logo na manhã do dia seguinte, (7 de Maio de 1969) e após ter tomado o pequeno-almoço, encaminhei-me com outros militares para uma das camionetas que nos levariam com destino ao cais de Alcântara em Lisboa, onde se encontrava o navio que nos iria levar até à Guiné.

No local, uma multidão de pessoas se encontrava para uma despedida cheia de emoções. Despediam-se dos seus filhos, namorados ou simplesmente amigos, dado a incerteza que havia, de um regresso com saúde. Não nos podíamos esquecer que partíamos para um teatro de guerra.

Como as minhas origens familiares eram do interior Norte e de precários recursos, não tive nenhum familiar próximo na despedida, mas somente, uma namorada recente e uma grande amiga quase familiar.

Na altura das despedidas, e quando me preparava para iniciar a subida das escadarias para o navio, vi uma cara bem minha conhecida da minha terra natal que também ia embarcar no mesmo navio. Era o Alferes Jorge Fachada, natural de Foz Côa como eu. Também ia para a Guiné, mas fazendo parte de um outro Batalhão e para locais diferentes do meu.

Apesar de verificar que não iria fazer parte do Batalhão onde eu estava inserido, senti-me mais confortado porque já não me iria sentir tão só durante a viagem.
Ao lado dele e no convés do navio, fomos correspondendo ao adeus dos nossos à medida que o navio se ia desviando do cais. Os gritos de adeus eram muitos. Senti que o meu peito se apertava angustiado. Não consegui deitar uma lágrima. Todo eu era um vazio.

Durante os sete dias da viagem fui conhecendo aqueles que comigo iam estar próximos (Médico, Cabo Enfermeiro e os quatro Maqueiros) mais, alguns Furriéis Milicianos da Companhia CCS do Batalhão 2884. Também eu e o Jorge fomos aproveitando umas iguarias que a minha namorada e familiares dele nos deram antes do embarque.

A viagem decorreu sem sobressaltos. Ao aproximarmo-nos do Golfo da Guiné, um bafo quente e húmido se ia sentindo. Piorou ao entrarmos no estuário do Rio Geba com a Costa à vista e as águas turvas.
Antes do navio encostar ao cais em Bissau, despedi-me do Jorge Fachada para não mais o voltar a ver naquelas paragens. Voltei a vê-lo felizmente já em Lisboa.
Conforme o navio se preparava para atracar, via o cais cheio de pessoas, mas, principalmente, muitos garotos que nos solicitavam para atirarmos moedas para a água a fim de eles mergulhare apanhando-as. Estas imagens deixaram-me triste e meditei se Deus algum dia teria passado por aqueles locais. Foi o primeiro grande sentimento de mágoa ao começar a verificar o atraso daquele território.
Salta Periquito salta, gritavam os miúdos em coro conforme íamos descendo para o cais.

Fui levado dali para um Quartel Seiscentos em Santa Luzia que ficava perto do Quartel-general em Bissau. Aqui ficou instalada a Companhia CCS da qual eu fazia parte. As restantes três Companhias Operacionais foram respetivamente para o Pelundo, Jolmete e Có.

A primeira noite foi dormida em cima de uma manta que tapava as folhas de zinco da cama. Acordei todo marcado pelas folhas de zinco e pelas mordidelas de tantos percevejos. Resolvi fazer logo uma limpeza a estes parasitas. Procurei uma vela fazendo-lhes um belo churrasco.

No dia seguinte fui conhecer o Posto de Saúde acompanhado pelo Médico do Batalhão com quem vim a aprender muito de saúde ao longo da comissão, mais o restante pessoal de saúde da CCS.

O meu primeiro trabalho foi receber e verificar todo o material sanitário que iria ficar sob a minha responsabilidade durante o tempo que permanecesse naquele Quartel. Logo ali começou a minha grande lição no sentido de estar com os olhos bem abertos ao inventário daquele material. Este meu cuidado viria a dar-me muito jeito no futuro. Mesmo estando ao meu lado o Médico, conseguimos ainda ser enganados. Aprendi que a tarimba dos mais velhos e o meio militar em tempo de guerra é diabólico. Estes pequenos erros fui conseguindo resolvê-los durante o tempo que ali permaneci de modo que, no final, entreguei o material ao que me rendeu, deixando tudo bem resolvido.

Este Quartel era um centro de passagem de tropas. Umas que chegavam do mato de passagem para Lisboa, e de Lisboa para determinadas zonas da Guiné. Durante este tempo, a azáfama foi grande.
Ainda sobre o alojamento, logo no dia seguinte foi-me destinado um quarto amplo com a companhia de mais dois Furriéis Milicianos e de um segundo Sargento do Quadro Permanente. Eu ligado à saúde, os dois Furriéis à alimentação e o segundo Sargento era corneteiro.

Logo no primeiro fim-de-semana com folga, fui começar a conhecer a Cidade de Bissau e tentar encontrar alguma morada de ex-colegas de estudo naturais da Guiné. Fiquei logo a saber que um tinha moradia à saída da porta de armas do Quartel onde me encontrava, portanto, no Bairro de Santa Luzia.

Comecei por conhecer a família Baticã (não sei se é assim que se escreve). Fiquei a saber por eles que o Pai era o Régulo de Teixeira Pinto (Régulo significa ser o chefe da etnia local), portanto, a cidade à qual a aldeia para onde eu estava destinado ir pertencia administrativamente aquela cidade. Mais tarde, este conhecimento tornou-se útil.

Encontrava-me ainda na adaptação à nova vida militar, quando, numa manhã da segunda semana após a minha chegada a Bissau, fui chamado ao Comandante da minha Companhia que me informou ter para nessa tarde me apresentar no Quartel-General. Fiquei deveras apreensivo e receoso do destino que me iria ser dado. Todo eu era nervos. Mal cheguei já me vão dar outro destino? - Pensei para os meus botões.

O Quartel-General ficava logo nas traseiras do Seiscentos. Sendo o percurso mais curto. Como a minha apresentação era a um Oficial-General e o documento da convocatória tinha o seu nome, pedi à ordenança, que lá se encontrava, que me indicasse o gabinete do Oficial que me queria falar.

Bati à porta, pedindo licença. O Oficial mandou-me entrar e que me sentasse na cadeira em frente da sua secretária.
Tenho comigo um ofício de que é desejo do Comando-Chefe que o senhor vá fazer um estágio na Granja Agrícola aqui em Bissau e, deste modo, possa vir a utilizar os seus conhecimentos junto da população do Pelundo. Aceita? Não hesitei na minha resposta que lhe dei afirmativa. Então, a partir de amanhã, uma parte do dia será destinada ao seu estágio.

Fui assim portador de um ofício a entregar ao meu Capitão da Companhia que ficou de olhos em bico. Quanto aos meus companheiros de jornada, bem como os Furriéis da CCS, todos fizeram cara de espanto, ficando com alguma inveja que, em alguns, perdurou durante toda a comissão.

O meu Médico da Companhia (Dr. Dinis Calado) ficou com mais trabalho, mas contente pela oportunidade que me era dada. A partir daquele dia, todas as tardes a seguir ao almoço, uma viatura militar levava-me à Granja. No regresso, vinha em viatura civil daquela instituição.

(Continua)
____________

Nota do editor

[1] - Vd. poste de 9 DE MAIO DE 2022 Guiné 61/74 - P23249: Tabanca Grande (534): António Sebastião Figuinha, ex-Fur Mil Enfermeiro da CCS/BCAÇ 2884 (Bissau, Bula e Pelundo, 1969/71). Senta-se à sombra do nosso poilão no lugar n.º 861

Sem comentários: