segunda-feira, 9 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23249: Tabanca Grande (534): António Sebastião Figuinha, ex-Fur Mil Enfermeiro da CCS/BCAÇ 2884 (Bissau, Bula e Pelundo, 1969/71). Senta-se à sombra do nosso poilão no lugar n.º 861

1. Mensagem de António Sebastião Figuinha, enviada ao Blogue a 4 de Maio através do Formulário de Contacto:

Já lá vão vários anos desde que o meu amigo Tunes, leitor deste blogue, me dava na cabeça para eu nele escrever sobre a minha passagem pela Guiné onde fiz parte do mesmo Batalhão.
Posso enviar para o vosso mail em pdf já que o texto é longo?

Cumprimentos,
Figuinha António Sebastião


********************

2. Mensagem enviada no mesmo dia ao António Figuinha:

Boa tarde.
Claro que sim. Utilize o endereço luis.graca.prof@gmail.com e, se quiser, também carlos.vinhal@gmail.com.

Ao dispor
Carlos Vinhal


********************

3. Ainda no mesmo dia recebemos esta mensagem com o PDF do António Figuinha:

Para poder dar o meu pequeno contributo sobre a nossa passagem pela Guiné, resolvi escrever com o meu pequeno jeito para a escrita o que desde já peço desculpas por algo que não possa estar com o português correto.
Como Furriel Miliciano Enfermeiro, o meu dia a dia não foi de emboscadas ou patrulhamento. O meu dia a dia foi dedicado aos nossos militares e à população. Acrescento o meu apoio à agricultura no Pelundo.
Fiz parte da CCS do Batalhão 2884 de 1969/1971.

Com um grande abraço.
António Figuinha


********************

4. Mensagem enviada pelo coeditor em 5 de Maio ao nosso camarada de armas António Fuiguinha:

Caríssimo António Figuinha
Como camaradas de armas, tu armado de seringa e eu armado de G3, permite que nos tratemos por tu.

Ficamos gratos pelo envio do teu texto que vai merecer a publicação de alguns postes no nosso Blogue.
Já dei uma vista de olhos rápida às tuas memórias, e para já, aquela cena com o sargento Nunes não me é estranha. Na verdade eram mais os sargentos do QP que nos desrrespeitavam do que o contrário.
Na minha Companhia os dois Sargentos que estiveram connosco de princípio ao fim, eram excelentes pessoas e excelentes camaradas. Tivemos temporariamente um primeiro sargento também chamado Nunes (S. Nunes P.) que não era flor que se cheirasse mas felizmente esteve pouco tempo connosco.

A minha mensagem tem também a nobre missão de te convidar a fazeres parte da nossa família (tertúlia) de antigos combatentes da Guiné. Tu tens já muito caminho feito pelo que só te peço que me envies uma foto actual, tipo passe ou não, cá me arranjarei, e me digas as datas exectas de ida e volta da Guiné, unidade (Companhia e Batalhão) e os locais, também da Guiné, onde tiveste os melhores dias da tua vida.
Fico à espera das tuas notícias indo desde já adiantando serviço, começando a editar os textos para publicação. Por favor, se me puderes enviar futuros textos em Word, em vez de PDF, facilitavas-me a vida.
Muito obrigado.

Segue um fraterno abraço do camarada e amigo
Carlos


********************

5. Mensagem enviada pelo nosso novo tertuliano António Sebastião Figuinha, ex-Fur Mil Enfermeiro da CCS/BCAÇ 2884 (Bissau, Buba e Pelundo, 1969/71) com data de 6 de Maio de 2022:


Boa tarde caro amigo e ex-Combatente na Guiné.
[...]
Bem, saí de Lisboa para a Guiné em 7 de Maio de 1969 e cheguei a Bissau a 12 do mesmo mês.
Em Bissau permaneci até Setembro desse ano interrompido em Junho com uma ida de pouco mais de 15 dias até ao Sul em Buba.
Durante estes meses de permanência em Bissau e a convite do Quartel General fui fazer um Estágio na Granja Agrícola de Bissau ocupando as tardes úteis de cada dia. As manhãs eram dedicadas no Seiscentos à saúde.
Estive de férias em Outubro na Metrópole e no regresso a Bissau fui-me finalmente juntar à CCS do Batalhão 2884 no Pelundo. Parte desta Companhia permaneceu em Bissau enquanto eu lá estive. Conforme as instalações do Quartel se construíam assim foram para lá os vários serviços que a componham.
Em Novembro de 1970, fui destacado para uma nossa Companhia Operacional dado ter ficado desde há muito sem Médico como depois sem Furriel Enfermeiro e, o meu Comandante do Batalhão achou que eu era o mais bem preparado para dar assistência aos nossos militares bem com à população local.
Voltei ao Pelundo antes do fim da Comissão por causa duma inauguração do novo Posto Médico do Quartel que não chegou a acontecer por falta de mobiliário que eu havia a devido tempo requisitado para Bissau e que até àquele dia não havia chegado. Como resultado, o General recusou-se a inaugurar paredes e, tive que lhe dar todas as explicações sobre o sucedido. Isto deu bronca em Bissau nos Serviços de Saúde Militares. Acabei por regressar definitivamente ao Pelundo depois de passar a pasta ao Furriel periquito no começo de Fevereiro.
Embarquei para Lisboa onde cheguei com o Batalhão em 3 de Março de 1971.

O Fur Mil Enfermeiro António Figuinha

Espero ter dado os meus dados necessário e por isso me despeço com um grande abraço.
António S. Figuinha

António Figuinha actualmente

********************

6. Comentário do coeditor CV:

Caro António Figuinha,
Depois das mensagens que trocámos, uma delas trazendo as memórias que escreveste e que vão fazer parte do teu legado, não só para os teus descendentes como também para o espólio deste Blogue, tenho um particular prazer em te receber nesta tertúlia, assumindo desde já o papel de teu "padrinho".

O que li deu para perceber a tua versatilidade, és o exemplo de que a guerra não se fez só aos tiros. Além da tua nobre missão ao serviço da saúde dos teus (nossos) camaradas, ainda participaste num Estágio na Granja Agrícola de Bissau, acho que como monitor, já que está ligado à tua formação académica.
Se tiveres fotos que possam ilustrar os textos à medida que os for publicando, vai enviando para as inserir.

Renovo o nosso abraço de boas-vindas com votos de saúde.
CV

____________

Nota do editor

Último poste da série de 26 DE ABRIL DE 2022 > Guiné 61/74 - P23202: Tabanca Grande (533): João da Silva Alves, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 5 (Canjadude, 1970/72). Senta-se à sombra do nosso poilão no lugar n.º 860

Sem comentários: