segunda-feira, 9 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23248: Notas de leitura (1444): "Histórias da História da Guiné-Bissau", por Manuel Grilo, obra financiada pela Fundação do BCP para o Comissariado-Geral da Guiné-Bissau da Expo 98, 1998 (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 21 de Agosto de 2019:

Queridos amigos,
Mais uma agradável surpresa, a consultar os escritores da Guiné-Bissau na Biblioteca Nacional, suscitou-me a curiosidade este título, aqui se procura compendiar o que de essencial versa uma obra que terá sido distribuída na Expo 98, no pavilhão da Guiné-Bissau, com o apoio da então Fundação do BCP. Desconheço inteiramente se este autor é o mesmo que escreveu vários livros policiais de uma coleção que fez história na Editorial Caminho, não há dados biográficos na obra. O importante é que é uma obra muito bem organizada, útil e apelativa a quem tem curiosidade pela aventura guineense. Das pesquisas feitas, constatei que o livro não está à venda em nenhum alfarrabista. Mais uma vez somos levados a questionar porque é que obras tão úteis não são reeditadas e atualizadas. Coisas da vida.

Um abraço do
Mário



Histórias da História da Guiné-Bissau, por Manuel Grilo

Beja Santos

Esta obra de Manuel Grilo foi financiada pela Fundação do Banco Comercial Português para o Comissariado-Geral da Guiné-Bissau da Expo 98, 1998. Obra sumamente didática, recorre a uma trama engenhosa em que um português, João, que vem dos tempos da conquista de Ceuta, se encontra e faz profunda amizade com Mamadu, que vê chegar as caravelas portuguesas à Senegâmbia, em meados do século XV.

Tudo começa com a descrição de uma caravana que avança para Bilad-Ghâná, na costa do Senegal, nos confins da Blede-es-Sudan (parte do continente africano que se estende depois do Sara). A caravana tinha trazido sal, panos de algodão, sabão, cavalgaduras, recebera um estupendo carregamento de malagueta, marfim, cera e ouro. E também escravos. Estamos num ponto indefinido do que fora o império do Mali, já em gradual desagregação, dividido em reinos, o Mandimansa é já uma figura quase lendária.

E temos o maravilhamento dos navegadores que depois de avistarem uma costa árida dão com um extenso arvoredo, enseadas, chegara-se à Terra dos Negros que para muitos é interpretado como o termo Guiné. Os relatos de viagem irão referir estes novos povos, até então desconhecidos, os Azenegues, os Jalofos, lá nos confins da Guinahua, é assim que João começara a sua história na aventura de Ceuta e agora era navegador, faz o ponto da situação, como se estivesse a escrever literatura de viagens. Mamadu entra em cena, vê chegar esta gente desconhecida. Irão conversar os dois, João explicará que já não vive em Ceuta, que veio de Lagos, que passara o Cabo Branco, depois Arguim, o Cabo Verde e o rio Gâmbia. Fala-se do imperador do Mali, a presença portuguesa situa-se na foz do rio, talvez o rio de S. Domingos, começam as trocas, ao sabor dos interesses recíprocos: os portugueses entregam sal, panos de algodão, sabões, cavalos e burros, recebem escravos, malagueta, marfim, seda, couros e algum ouro.

João transforma-se em lançado ou tangomau. Fica-se a saber que D. Afonso V deu o monopólio da exploração e comércio de todo o território da Guiné aos habitantes de Cabo Verde, ilhas que pertencem ao infante D. Fernando, sobrinho e herdeiro do infante D. Henrique. A história prossegue, o Império do Cabo fez surgir os Farins, na região a presença portuguesa é alvo de intensa concorrência com ingleses, franceses e holandeses, os espanhóis estarão mais presentes no período filipino. É criada a Companhia de Cacheu, Rios e Comércio da Guiné, a quem foi entregue o monopólio do comércio e resgate de escravos.

Tenta-se a aproximação da Coroa e os reinos locais. Incinha Té, filho de Bacompolo Có, que era o rei de Bissau, considerava-se cristão e familiar de Pedro II de Portugal, no entanto, irá revoltar-se contra os abusos praticados pelo capitão-mor de Bissau, José Pinheiro. O comércio de Bissau passa a ser intenso. Em 1707, é demolido o forte de Nossa Senhora da Conceição de Bissau, muito tempo depois aparecerá, a custo de muito suor e sangue, o que é hoje a fortaleza da Amura.

Estas histórias sobre a presença portuguesa dão-nos agora conta da criação de Bolama, por onde passaram franceses e se instalou uma colónia britânica chefiada por Philip Beaver, acabou num verdadeiro cemitério. Nos longínquos primórdios do século XVII, conta este livrinho didático, Geba era uma das mais importantes povoações da Guiné, com quase 3 milhares de cristãos e assimilados.

Estamos agora já no século XIX, a batalha de Kansala marca a chegada do predomínio fula sobre os Mandingas. Tudo começara quando os Fulas-Pretos do Gabu apelaram a Almany Soriya, rei do Futa-Djalon, para os libertar do jugo mandinga, o rei reuniu mais de trinta mil guerreiros, o rei Mandinga suicidou-se.

As relações entre os portugueses e os régulos guineenses eram extremamente difíceis. As negociações de paz, os protocolos e os acordos, eram rápida e unilateralmente rasgados. Devido à importância de Bissau tentam-se as negociações entre os portugueses e os régulos de Intim, Bandim e Antula, incluindo os aliados Balantas e Beafadas, processo que começou em dezembro de 1844, e que se prolongou com muitos altos e baixos até às operações de pacificação de Teixeira Pinto.

Mamadu e João recordam Honório Pereira Barreto, figura primordial que deu coesão territorial à colónia, ele negociou habilmente com diferentes régulos, comprou territórios que ofereceu à Coroa.

Com a queda do Império do Cabo (ou Kaabu), os Fulas aspiraram a tomar posse do Forreá. Só que a aliança dos Fula-Forros e os seus antigos escravos, os Fula-Pretos, rapidamente se desmoronou, tudo irá descambar numa sanguinária guerra civil. Ora o Forreá era o centro comercial e agrícola de toda a Guiné, nestes finais do século XIX.

Em Geba, reinava Mussá Molo, um déspota que granjeou inúmeros inimigos. Nos finais de 1886, mais de quatro mil Fulas e Mandingas, cerca de duzentos Beafadas, soldados portugueses e uma centena de Grumetes atacaram a tabanca de Fancá, Mussá Molo foi derrotado e refugiou-se no Casamansa – assim se desintegrou o reino de Fuladu.

A conversa entre os amigos retorna ao Forreá. A região é fertilíssima, como se disse. E o comércio de amendoim, algum ouro, marfim, couros, ceras e panos é de tal maneira intenso que se pensou mesmo em que Buba deveria ser a capital da Guiné. Instalaram-se numerosas pontas que se dedicavam sobretudo ao cultivo da mancarra. Com a sanguinolenta guerra entre os Fulas, o comércio paralisou. Então Portugal resolve apoiar a revolta dos Fulas-Pretos. Com o auxílio dos Mandingas, as forças conjuntas conseguem derrotar Mamadu Paté.

Os amigos falam também do contencioso felupe: os de Jufunco atacam Bolor, destroem a povoação e o régulo proclama-se rei Bolor. As forças portuguesas intervêm, aproximam-se com um elevado contingente de tropa cabo-verdiana. Dá-se o chamado Massacre de Bolor que irá levar à desafetação da Guiné de Cabo Verde. A situação em geral deteriorou-se na colónia e o governo de Lisboa respondeu com a criação de um Distrito Militar Autónomo para a Guiné.

Estamos já no século XX, as revoltas, insurreições, insubordinações e escaramuças não param. Foi necessário constituir uma grande força para reprimir a revolta de Infali Soncó, régulo do Cuor que ameaçava paralisar a navegação do Geba. Mais tarde, em plena I Guerra Mundial, ocorrerão campanhas decisivas de pacificação lideradas por João Teixeira Pinto. Vem depois o tempo em que a Guiné passa a ser uma potência exportadora de arroz.

E este primoroso livro didático termina com a ascensão nacionalista, cujo prenúncio foi a criação do MING, em 1954. Com discrição, aqui acabam estas engenhosas Histórias da História da Guiné-Bissau, cuja capa recorda a belíssima panaria manjaca. É de lamentar que este livro seja praticamente desconhecido.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 6 DE MAIO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23236: Notas de leitura (1443): Comandante Hussi, por Jorge Araújo e ilustrações de Pedro Sousa Pereira, a história do menino-soldado que não perdeu a capacidade de sonhar, é edição do Clube do Autor, 2011 (Mário Beja Santos)

3 comentários:

Valdemar Silva disse...

"Fica-se a saber que D. Afonso V deu o monopólio da exploração e comércio de todo o território da Guiné aos habitantes de Cabo Verde, ilhas que pertencem ao infante D. Fernando...."
Aos habitantes de Cabo Verde?
Então, na descoberta das ilhas de Cabo Verde verificou-se que estavam desertas e foram povoadas por habitantes da Guiné no cultivo de cana de açúcar e entreposto de comércio de escravos. Da descoberta em 1460 até D. Afonso V 1480, passaram vinte anos e já havia cabo-verdianos para voltar à Guiné para a explorar o comércio?

Provavelmente sou eu que não estou a perceber, ou a influência dos cabo-verdianos na Guiné tem séculos.

Saúde da boa
Valdemar Queiroz

Cherno Baldé disse...

Caro Valdemar,

Muitos séculos, e serao os tais de "lanchados" ou "Tangomaos" que conhecedores do terreno e habituados ao clima vao penetrar os rios da Guiné e fazer "resgate" de um pouco de tudo, incluindo escravos, que depois revendem na costa aos diferentes mercadores europeus onde Portugal procura, por todos os meios, deter a sua exclusividade.

Na minha opiniao, embora seja um tema em discussao, serao eles os primeiros difusores do Crioulo, o dialecto que ja se falava nas ilhas de Cabo-Verde e que, mais tarde tera suas particularidades locais sem, todavia, se afastar muito do Crioulo da Ilha de Santiago a partir de onde viria a maior parte desses aventureiros que faziam a intermediaçao entre comerciantes europeus, junto a costa, e negociantes ou potentados locais que controlavam as rotas que vinham ou levavam ao interior da regiao e donde vinha a maior parte do comercio de trocas.

Esta ligaçao foi tao forte que ainda hoje existe, entre Caboverdianos e Guineenses, uma forte atraçao e desejo mutuo de estabelecer uma cooperaçao em beneficio dos dois paises, mas a permanencia das crises e a instabilidade politica da Guiné ainda nao favoreceram.

Abraço,

Cherno Baldé

Valdemar Silva disse...

Caro Cherno Baldé
Estou a perceber.
Quando as ilhas de Cabo Verde foram descobertas a colonização começou de imediato, cerca de 1450, na Ilha de Santiago.
A colonização da Guiné, Cacheu, só aconteceria cem anos de depois (1558) por habitantes de Cabo Verde.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz