domingo, 29 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23308: Convívios (931): 48.º almoço-convívio da Magnífica Tabanca da Linha, Algés, 19 de maio de 2022 - III (e última) Parte: no total, 69 participantes, dos quais um terço eram "piras"

 

Foto nº 24 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 > Nas pontas o Celestino Ferreira, à nossa esquerda; e António M. Silva, à nossa direita. Carlos Fortunato ao centro, o presidente da direção da ONGD Ajuda Amiga.


Foto nº 25 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 >Ten. Cor. António Andrade (aniversariante no passado dia 28) e Daniel Gonçalves


Foto nº 26 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 >Todos já ident. Ant. Varanda, e os amigos do Fitas


Foto nº 27 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 >Não sei o nome, Manuel Saraiva Costa e Celestino Ferreira (já identificados)

Foto nº 28 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 >  José Mota Pereira, Duque Marques e Celestino Ferreira (este dois  já identificados)



Foto nº 29 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 
>Ten Cor José Robalo Borrego (velhinho nestas andanças), à direita ainda tenho dúvidas.


Foto nº 30 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 >
Joaquim Anjos Lourenço e João Rebelo



Foto nº 31 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 > Da esquerda para a direita, João Botelha ("pira"), Mário Fitas e Manuel Amaro.


Foto nº 32 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 >José de Sousa, António Anjos (irmão do Joaquim Anjos) e Cor Armando Marques Ramos


Foto nº 33 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 >– Alpoim Almeida Ribeiro, Carvalho Guerra (já identificado), José Manuel Lúcio Inácio (já identificado)



Foto nº 34 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 > António Ramalho e Joaquim da Cruz Coelho ("pira").


Foto nº 35 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 > Da direita para a esquerda, Diniz de Sousa e Faro (merece o prémio de assiduidade), José Estrela Soares, António Belo e António Duque Marques.


Foto nº 36 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 >  Da esquerda para a direita, Diniz e Faro, Domingos Robalo e,d e casmira amarela, o António Casquilho Alves (o tal não reconhecido da foto de capa do álbum que mandei).



Foto nº 37 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 >Augusto Silva Santos e Fernando A. Serrano


Foto nº 38 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 >Joaquim Anjos e António Anjos (já identificado)



Foto nº 39 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 > António Varanda (já identificado)


Foto nº 40 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 > O Braima Baldé e o  Hugo Moura Ferreira.


Foto nº 41 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 >
António Casquilho Alves (já identificado).


Foto nº 42 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 >
Este camarada ainda não reconheci. Mais uns telelonemas e talvez consiga.



Foto nº 43 > Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 48º Convívio > 19 de maio de 2022 >  Ten cor d FAP, 
António Mota, do Barreiro, que é a primeira vez que vem, falei muito com ele antes, adorou e é o Presidente da AOFA - Associação de Oficiais das Forças Armadas.

Fotos (e legendas): © Manuel Resende (2022). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


1. Terceira (e última) parte da publicação de um seleção de fotos da reportagem feita pelo Manuel Resende (*).

Segundo informação colhida junto do fotógrafo (e régulo) da Tabanca da Linha, participaram neste 48º convívio (que não se realizava há dois anos por causa da pandemia de Covid-19) sessenta e nove (69) camaradas e amigos, dos quais 22 eram "piras (19 camaradas e 3 companheiras). O que é um valor muito bom tendo em conta a nova vaga de Covid, a sexta, que na última semana afastou muitos inscritos,

Obviamente, faltam aqui as caras de muitos "históricso" da Tabanca da Linha... Por uma razão ou outra, desta vez falharam. (**)

Em mail posterior, mandou-me o Manuel Resende dizer o seguinte: "
Amigo Luis, devias acrescentar uma foto especial que mando em anexo. É do Ten Cor Força Aérea, creio que não esteve na Guiné, pediu para aderir ao nosso grupo e cá está (excepções há sempre) António Mota, do Barreiro, que é a primeira vez que vem, falei muito com ele antes, adorou e é o Presidente da AOFA - Associação de Oficiais das Forças Armadas."

___________

Nota do editor:

(*) Vd. postes anteriores da série de: 


26 de maio de 2022 > Guiné 61/74 - P23296: Convívios (928): 48.º almoço-convívio da Magnífica Tabanca da Linha, Algés, 19 de maio de 2022 - Parte I: os "bandalhos" que se estão a tornar clientes...

11 comentários:

Valdemar Silva disse...

Aquela das garrafas cheias de laranjada foi só para a fotografia.
Ou para comprovativo 'tás a ver também bebemos laranjada'.

Mas, o mais importante foi o convívio da rapaziada, já todos com mais de 70 anos.

Saúde da boa
Valdemar Queiroz

Cherno Baldé disse...

Caros amigos,

Salvo erro da minha parte, o Braima Baldé é originario da minha terra (arredores de Fajonquito) e também meu familiar, primo irmao da segunda esposa do meu pai. O Braima de que falo foi soldado milicia e DFA tendo perdido uma das pernas numa mina AP. Na altura foi transferido para Portugal onde teria recebido uma protese nos anos 70 e vive, actualmente, em Portugal ha mais de 30 anos, por isso esta muito diferente. Talvez o amigo Moura Ferreira possa confirmar, caso acompanhe o Blogue da TG.

Cmpts,

Cherno Baldé

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Cherno, vou pôr essa questão ao Manuel Resende, régulo da Tabanca, e ao Hugo Moura Ferreira (que foi alf mil CCAÇ 1621, Cufar, Cachil e Sangonhá e CCAç 6, Bedanda, 1966/68)... Será que o Hugo conhece o Braima de Bedanda ?... O Braima faz parte da Tabanca da Linha.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Temos no blogue um descritor "Braima Baldé", mas não deve tratar-se do mesmo camarada:

31 DE DEZEMBRO DE 2014
Guiné 63/74 - P14102: Os Nossos Camaradas Guineenses (40): O alf cmd graduado Braima Baldé, da 1ª CCmds Africanos, natural de Bambadinca, e que depois da independência trabalhou para o PAIGC, pode ainda estar vivo... e ser o meu tio (Aladje Mustafá Baldé, estudante guineense no Brasil)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2014/12/guine-6374-p14102-os-nossos-camaradas.html

Anónimo disse...


Hugo Moura Ferreira (by email)

1 jun 2022 00:16

Boas... meus caros.

Peço desculpa por apenas hoje vos responder a fim de colocar as coisas no "são", sobre o meu Amigo Braima Baldé, mas o isolamento imposto por ter sido "covidado", tirou-me a possibilidade de o fazer mais cedo.

Assim, começando por responder ao Manuel Resende, não é verdade que o Braima Baldé, tenha ido pela primeira vez ao 48º Convívio da MAGNÍFICA TABANCA DA LINHA.

Já em 21JAN2016 ele tinha estado presente. Aí sim, foi a primeira vez! A seguir anexo duas fotos que comprovam isso. Ele próprio tem Facebook (https://www.facebook.com/profile.php?id=100075315603076) e usa o Messenger e o Wahtsapp com muita acuidade!

Quanto às perguntas que o nosso companheiro de Blogue, Cherno Baldé, tenho a informá-lo que julgo não se tratar da mesma pessoa que menciona no comentário embora reconheça haver uma data de coincidências. Passarei a explicar e justificar. Acho que os nomes, por serem comuns, na Guiné-Bissau, por vezes criam algumas confusões.
Então...

O Braima foi meu soldado em Cufar (1966/67), CCac 1621, mas já tinha sido antes da CCac 763 e do grupo do Mário Fitas, outro Magnifico Tabanqueiro, que a minha Companhia foi substituir.

Desde aí, sempre mantivemos a amizade ao ponto de ele se tornar parte integrante da minha família chegada.

Ele tem actualmente 78 anos e em 1977, optou pela nacionalidade portuguesa, mas passa largos tempos em Farim, de onde é natural (Bairro Bantanjan), e Cuntima onte tem os seus haveres.

Como DFA, acabou por comprar um andar em Mem-Martins, onde reside há muitos anos. Em 1967 quando a CCaç1621 foi enviada para o Cachil (Ilha do Como) eu fui transferido para a CCaç6, em Bedanda e ele para um Pelotão Nativo, no corredor do Guileje, onde pisou uma mina e se tornou um DFA.

Foi transferido para a Alemanha e mais tarde para o "Texas" (Hosp Militar) em Lisboa.
Durante esse período (1967/68), meu Pai e restante Familia (eu tinha casado 2 meses antes de embarcar) sempre o apioaram aqui em Lisboa e ai ficou a pertencer à Familia Moura Ferreira.

E sempre foi assim, até hoje.

Por coincidência ele tem um irmão, cá por Lisboa que se chama também, Cherno Baldé. e que fez parte da 3ª Comp de Comandos Africanos. Faltou ao 48º Convívio mas irá a um próximo.
Além desse irmão tem outro, filho de Pai e Mãe chamado Saído Baldé. Entre vários filhos que tem há 2 deles que vivem em Inglaterra e um que está na Holanda. Também a filha mais velha vive em Ziganchor.

Com todos estes elementos poderá verificar se é ou não o mesmo Braima.

Tenham todos uma excelente noite e cuidado com o "bicharoco" que anda por aí disfarçado.

Abraço do Moura Ferreira

PS - Penso ter esclarecido mas poderei ainda contarmais factos que poderão ser relevantes.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Hugo, antes de mais , as tuas melhoras... Também fui apanhado pela Covid, e eu a pensar que escapava... Não tenho/não temos ido a "ajuntamentos" nenhuns, foi a neta que ainda estava mal curada que nos pegou... A "guerra" ainda não acabou e esta variante (a da 6ª vaga) é muito contagiante... Nas nossas idades não é nada bom estas infecções...

Quanto ao teu mano Braima Baldé, diz-lhe que está automaticamente convidado para integrar a Tabanca Grande. E tu és o padrinho. Só preciso de uma foto dele do "antigamente" da tropa e da guerra... Temos tão poucos camaradas guineenses, antigos combatentes!...

Ele deve ter endereço de email, uma vez que tem uma página no Facebook. Vou visitá-la. Se ele tiver mais fotos do seu álbum de guerra, e quiser partilhá-las, teremos muito gosto. Mas a apresentação que tu fazes dele, está ótima. A entrar para a Tabanca Grande, o seu lugar sentado, à sombra do nosso poilão, será o nº 863. Manda-lhe um abraço meu. Mantenhas. Luis

PS - E traz o Braima para o blogue, gostava de saber mais sobre a experiência dele no Hospital Militar de Hamburgo... Temos muito poucas referências, apenas seis:

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Hospital%20Militar%20de%20Hamburgo

Cherno Baldé disse...

Caros amigos Luis e Hugo Moura Ferreira,

Com os elementos fornecidos pelo Hugo, confirma-se efectivamente que é o mesmo Braima Baldé, irmao mais velho da segunda esposa do meu pai de que falei anteriormente e, efectivamente, é a segunda vez que o vejo nos encontros de antigos combatentes, a primeira, como disse o Hugo, foi em 2016 e, ja nessa altura, se tenho boa memoria, teria colocado esta mesma questao na caixa de comentarios. Desconhecia o facto de ter estado no Sul do pais durante a guerra (Cufar) e pertencido a CCAC 763 (1965/67), o que significa ele pertence ao grupo dos primeiros nativos a serem incorporados na defesa do territorio e que teria acontecido em meados de 1964, no inicio da guerra na zona Norte (Farim-Canjambari-Cuntima). De lembrar que, entre 1964 e 1966, o Sector de Cuntima fazia parte da quadricula de Fajonquito com a companhia CCAC 674 do soldado Inacio Maria Gois, conforme consta no seu Diario de guerra. O Braima Baldé é natural de Cuntima onde ainda mantem uma morança (ponta agricola), tendo uma segunda residencia em Farim.

Eu conheci o Braima e o recebemos em nossa casa quando regressou de Portugal apos seu tratamento e ainda nos primeiros anos do periodo pos-independencia, quando vinha visitar a familia em Fajonquito. Nao tenho a certeza que se lembre de mim, mas de certeza que se lembrara do meu pai (Aladje Tamba Baldé) e suas esposas, uma das quais era sua prima-irma (Assiatu Embalo) do lado materno.

Espero que, com a ajuda do Hugo Moura Ferreira, seu irmao de "sangue" aceite integrar a nossa TG e que nos possa contar o seu percurso como homem e como soldado ao serviço de Portugal que, prevejo, seja muito rico e interessante, sobretudo sobre os primeiros anos da guerra na regiao Norte/Nordeste (Farim-Canjambari-Jumbembe-Cuntima-Cambaju-Fajonquito).

Com um abraço amigo,

Cherno Baldé


Anónimo disse...

PS: Nao consegui reagir antes porque, como foi dito, o Poste, simplesmente, tinha desaparecido.

Cherno AB

Hugo MOURA FERREIRA disse...

Meus caros Luís e Cherno.

Hoje mesmo estive a conversar telefonicamente com o Braima que, para nossa satisfação, se encontra de excelente saúde, completamente recuperado de grandes problemas que teve há uns meses atrás enquanto, na Guiné, mas que depois de muita insistência dos filhos e filhas e alguns telefonemas meus conseguimos convencer a que viesse tratar-se aqui no HMP, onde esteve internado uns tantos meses.
Depois de conversar com ele sobre a questão vertente, concluímos que afinal é ele mesmo o familiar que o Cherno Baldé, referencia.
Pelo que me disse antes de ser incorporado, com 21 anos, viveu perto de Bafatá e só depois de ter sido ferido por uma mina antipessoal em Gandenbel , a 5MAI1968, quando integrava o Pel Caç Nat nº67 é que passou a ir para Cuntima e Farim.
Portanto, é mesmo o familiar do Cherno. Ele mesmo me confirmou o facto.
Quanto a fotos de tempos idos afirma que nada possui porque umas foram roubadas e outras destruídas. É uma pena mas eu, particularmente entendo isso, porquanto as minhas milhares de fotos e slides que eu possuía da minha vida militar, na Guiné, também me foram roubadas em Angola e hoje sinto uma grande nostalgia pela perda.
Voltarei à conversa sobre este tema quando puder ter uma conversa mais profunda como o Braima a fim de tomar as notas devidas relevantes.
Entretanto, como já disse, ele não tem endereço de email e usa apenas o Messenger e o Whatsapp.

Abraço amigo a todos vós!
Hugo Moura Ferreira

Cherno Baldé disse...

Caro amigo Hugo,

Obrigado pelo excelente trabalho de investigaçao a que lhe sujeitamos para este reencontro familiar. A aparencia do Braima nao mudou muito e a ultima vez que nos vimos ja vai para mais de 40 anos, salvo erro da minha parte, mas como se diz entre nos: O mais velho tem mais sabedoria, mas o mais novo tem melhor visao e memoria. Quando o vi nas fotos do primeiro encontro em 2016, tive a sensaçao de o ter conhecido de alguma parte e, desta vez, ja nao tinha duvidas. Quando o conheci em Fajonquito em principios dos anos 70, ja dispertava a nossa curiosidade porque, apesar de ser DFA, era muito alegre e brincalhao e nos diziamos entre nos crianças: "la vem o homem com o pé de boneco". e isto ficou gravado na memoria até hoje. Quando voltarem a falar, apresenta-lhe os meus cumprimentos de sobrinho e/ou irmao mais novo.


Abraços,

Cherno Baldé

Hugo MOURA FERREIRA disse...

Caro Cherno Baldé.
Gostei de ler o seu comentário.
Tudo o que diz é a pura verdade. Ele, tal como eu temos um feitio bem jovial e brincalhão. Ainda hoje falei com ele (média de 2-3X/semana). E não deixámos de brincar. Talvez essa até seja uma das razões pela qual a nossa amizade perdure há tantos anos.
Na 3ª (dia 7) combinei telefonar-lhe para saber de um tratamento à vista que o nosso camarada da CCaç1624, Alf Adriano Aguilar, hoje um oftalmologista de nomeada lhe irá fazer amanhã.
Nessa altura transmitir-lhe-ei todos os seus comentários e o abraço que lhe endereça.
Penso que o Cherno Baldé reside na Guiné-Bissau mas se, um dia, quando ele ainda por cá estiver, vier até Lisboa, não deixe de avisar pois tenho a certeza que ele, tal como eu, teremos todo o gosto em nos encontrarmos para "partir mantenha".
Abraço do Moura Ferreira