quinta-feira, 2 de junho de 2022

Guiné 61/74 - P23320: "A Minha Passagem pela Guiné-Bissau em Tempo de Guerra" (António Sebastião Figuinha, ex-Fur Mil Enfermeiro) Parte X (Conclusão)

1. Conclusão da publicação do texto de memórias "A Minha Passagem pela Guiné-Bissau em Tempo de Guerra", de António Figuinha, ex-Fur Mil Enfermeiro da CCS/BCAÇ 2884 (BissauBuba e Pelundo, 1969/71)


A MINHA PASSAGEM PELA GUINÉ-BISSAU EM TEMPO DE GUERRA

António Sebastião Figuinha
Ex-Furriel Miliciano Enfermeiro
CCS/BCAÇ 2884
1969/1970/1971
Parte X

Dois sustos aconteceram com os novatos acabados de chegar. Um soldado esquecendo-se que tinha ainda o carregador na sua G3 e, estando em formatura, teve a sorte de ter apenas o cano da arma em cima da bota e, descuidado, premiu o gatilho, rebentando com um dos dedos do seu pé.

Um outro caso que poderia ser grave e com os mesmos novatos, deu-se já nos nossos quartos. Um Pelotão de Sapadores acabado de regressar do mato para onde se tinha deslocado, acompanhados pelos nossos, já que a missão era indicar-lhes as zonas onde tínhamos colocado minas. O Alferes, que comandava este pelotão dos novatos, premiu gatilho da sua G3 sem antes ter tirado o carregador da arma e, também, sem verificar se tinha bala da câmara, disparou furando o teto do quarto. Não fosse a rápida experiência de um dos nossos Furriéis desviando-lhe o cano da G3 para o teto e gritando para que tirasse o dedo do gatilho, o dito Alferes atrapalhado, e todo pálido, tinha provocado uma tragédia. Notamos todos nós, mais velhos, que os que nos vinham render apresentavam muita inexperiência.

Também no meu Batalhão, o Comandante diariamente publicava em Ordem de Serviço louvores a quase toda a maralha. No que me toca, deixou-me de fora. Embora já o esperasse, senti-me ferido. Vingou-se de mim com as armas que dispunha. Continuei a olhar bem de frente para ele sempre que o via.
Este personagem acabou por vir a ser internado no Hospital Militar de Bissau com uma ameaça cardíaca. Já em Bissau, lamentou-se ao nosso Médico sobre a minha ausência em não o ir visitar ao Hospital. Respondi ao Médico que ele sabia bem o mal que durante toda a comissão me tentou fazer. Na verdade, vendo quem ele louvou, deixou-me revoltado. Nunca mais lhe falei em todos os encontros que tivemos até hoje, em que ele esteve presente.

Felizmente, o Capitão da Companhia soube reconhecer todos os esforços que fiz em prol da saúde, não só dos nossos como de toda a população local. Deu-me um louvor que me deixou muito orgulhoso.

Sei que contribui para a paz que tivemos em todo o tempo que permanecemos naquele local. As informações chegavam-me de muitos lados e até de Bissau. Marquei o meu tempo que passei pela Guiné. Mais tarde, colegas meus civis da Guiné, sempre que me viam, falavam da minha passagem por aquela terra.

Por fim, e antes de deixar de escrever sobre a Guiné, vou-me debruçar resumidamente sobre a jovem que lá conheci e a quem devo muito do meu estado de saúde mental, conseguido durante toda a minha comissão no interior do território e na localidade já por mim várias vezes enunciada, ou seja, o Pelundo.

Logo no primeiro dia que cheguei a esta localidade e sede do meu Batalhão, era já fim da tarde, encontrava-se à minha espera junto da porta de armas uma jovem que perguntando pelo Furriel Enfermeiro lhe indicaram a minha pessoa.
O meu espanto foi grande ao registar a sua grande desenvoltura dizendo-me logo como um ultimato fosse, que seria ela a tomar conta da minha roupa sempre que eu necessitasse de a ter lavada e passada a ferro. Acrescentou-me que já tomava conta da roupa do Médico, do Comandante Tenente Coronel Romão Loureiro e do Segundo Comandante Major Pinho.
Verifiquei também que era a única das lavadeiras da aldeia que tinha ordem de entrar dentro do arame farpado. Era tratada de modo muito especial como se fosse a princesinha daquela Aldeia.

No dia seguinte e ao fim do horário obrigatório de permanência no Quartel, saí para dar uma volta pela Aldeia como o primeiro reconhecimento tímido da mesma e como um primeiro apalpar do pulso ao ambiente da mesma.
Encontrei um ambiente muito descontraído para uma zona de conflito, vendo soldados nossos em cavaqueira descontraída com membros da população jovens como nós.
Para ajudar, o nosso Alferes de Informações e o homem mais próximo do Comando, era oriundo de Cabo Verde. Vim a saber mais tarde que tinha a minha profissão civil. Como dominante do dialeto, ajudou-nos aos mais atrevidos, na aproximação a estes nativos.

Ao terceiro dia entreguei pela primeira vez roupa à jovem lavadeira Judite. Logo ela me convidou para, ao fim do dia e após o meu jantar no Quartel, vir à Aldeia e, deste modo, poder conhecer as suas amigas e amigos e ambientar-me ao meio.
Assim aconteceu a minha primeira fuga ao arame farpado até cerca da meia-noite.
Levou-me para uma casa (Palhota na designação local) onde me vi rodeado de quatro das suas amigas e de um já menos jovem, que vim a saber ser um dos cerca de cem filhos do Régulo daquela Aldeia e muito influente na juventude desta, principalmente no meio feminino.

Falando quase sempre em Manjaco (dialeto local) senti-me tremendamente estranho, não fosse de longe a longe ditas algumas frases em português e um sempre ligeiro sorriso que a jovem Judite me lançava. Ali eu era uma carta fora do baralho, mas que mais tarde verifiquei o quanto ganhei de segurança arriscando-me desta forma. Entrei no mundo deles sem mostrar receio nem superioridade.
Verifiquei também, logo nos primeiros dias, que esta jovem se impunha não só entre as da mesma idade ou mais velhas, como também entre os rapazes. Vim mais tarde a saber que o Régulo Vicente a tinha comprado desde tenra idade para um dos seus filhos que se encontrava em Bissau a estudar ou a trabalhar. Ao certo nunca me preocupei em saber o que o dito cujo fazia.

Diariamente a minha relação com a população foi aumentando. O número de pessoas que era atendida no Quartel também aumentava à medida não só das suas necessidades como da confiança que tinham em nós.

Também todos os dias, nas horas de folga, eu saía do arame farpado e percorria as ruas da Aldeia cumprimentando todas as pessoas que encontrava. Deste modo, diariamente fui conquistando a sua confiança ao ponto de por vezes sentar-me ou mesmo deitar-me a descansar um pouco numa ou outra palhota de pessoas idosas que já tinham passado pelo posto Médico do Quartel.
Os mais idosos começaram a cumprimentar-me segurando-me as mãos e beijando-as. Os mais pequenitos vinham até mim puxando-me pelos calções à espera de um afeto. Ambientei-me ao meio.
O mesmo foi acontecendo, não só com a Judite, mas com toda a geração de jovens que dia sim, dia não, durante as noites e, até cerca da meia-noite, nos juntávamos no bailarico. Alguns dos filhos do Régulo Vicente tinham como uma espécie de Clube Noturno. Eu raramente faltava a estes bailaricos.
Com o passar dos dias fui criando um afeto muito especial com esta jovem. Uma espécie também de adoção pela sua família, que me recebia com sorrisos e carinho na sua palhota.
No Bailarico, ela era a minha parceira diária e não deixava que outras se aproximassem de mim. O carinho que ela com o seu olhar me transmitia era grande. Por vezes, outras jovens atrevidas, nos momentos da entrega da roupa lavada junto ao arame farpado, aproveitavam-se para a provocar, agarrando-se ao meu pescoço. Ela reagia com fúria e as mais sabidas gozavam galhofando.

O tempo ia passando e mais a sentia próxima de mim, mesmo sabendo que estava comprada para outrem. Pelo meu lado, respeitosamente lhe transmitia afetos respondendo-lhe a todas as perguntas que ela me fazia sobre a minha vida em Portugal e sobre a namorada que lá tinha deixado mostrando-lhe fotografias dela. Acrescento que quando da segunda vez que vim à Metrópole de férias, falei muito sobre esta jovem à minha namorada na altura e mais tarde mãe de meus filhos, para me ajudar a escolher umas peças de roupa para eu levar de presente à Judite. A custo concordou já que a jovem merecia. Deste modo, levei-lhe de Lisboa, sandálias, saia e blusa adaptadas ao meio da Guiné.

Durante vários meses não houve fins de tarde, ou após a hora de almoço, que não estivesse por momentos juntos na cavaqueira. Passou a fazer parte da minha vida naquela Aldeia e tema de muitas conversas no Quartel. Acrescento antes de mais, que sempre a respeitei nunca me excedendo nos afetos.
A este respeito apercebi-me por diversas vezes de tentativas de me armadilharem a vida dado a fragilidade que viam nela a meu respeito. Tive o bom senso, embora sabe Deus com quanto custo, de não avançar demais na relação dado ao isolamento em que todos nos encontrávamos.
Nos bailaricos, apenas com ela podia dançar. Embora sabendo-se vigiada não resistia. Tantas vezes ela foi fruto de comentários de militares que no mesmo local se encontravam.

Chegou uma altura que por ordem do futuro noivo ou da família dele ou dela, não me interessou saber, foi proibida de dançar comigo. Ia para o baile e não dançando comigo, também impedia outras jovens de aceitarem os meus convites. Uma noite, porém, uma delas resolveu romper o bloqueio que ela ordenava e veio ao meu encontro para que eu com ela dançar. Foi como lhe tivessem dado uma grande paulada. Terminada a música, e esquecendo-se dos que a vigiavam, veio ao meu encontro saltando para o meu pescoço e dizendo bem alto “tu és meu”. Fiquei sem respiração naquele momento com tantos olhares virados para mim. O Alferes Tunes, grande amigo meu, comentou-me que doravante teria que ter todos os cuidados e mais alguns com o Major e o Tenente Coronel mas, principalmente, com o primeiro, porque andava sempre com o olho em mim. O Tunes, encontrei-o recentemente e com aspeto debilitado pela doença cancerígena que o atacou. Selamos um grande abraço apesar do ambiente pandémico que se vai vivendo. Disse-lhe também que tinha resolvido escrever sobre os tempos passados na Guiné, o que ele tanto ao longo de anos me pediu para fazer. “Escreve sobre o que viveste e observaste naquela época – pedia-me ele”.

Durante os tempos em que ela proibia as outras jovens de dançarem comigo, deixei de frequentar o club de baile até que resolvi aparecer e encontrar quem rompesse aquele bloqueio.
Depois destes episódios, apareceu no Pelundo o dito filho do Régulo para quem a família dela a tinha vendido ainda criança. Era um hábito tribal que me revoltava assim como o chamado “fanado” (corte do clitóris).
Os dias e tempos que se seguiram foram traumáticos para os dois mas principalmente para ela. Por mais que uma vez e já noite, ao passar por caminhos estreitos perto da palhota da família dela, encontrei-os a discutir e ela chorando. Segui sempre em frente respeitando a custo não interferir no meio.

Muitas outras peripécias se passaram até que por ordem do Comandante de Batalhão fui transferido para tomar conta da nossa Companhia instalada na Aldeia de Có e região da tribo Mancanha.
Antes de partir para Có, procurei encontrar-me com a Judite para me despedir dela bem como, de outras pessoas da Aldeia minhas amigas sem esquecer a professora primária e seu irmão. Todos me mostraram desconforto por verem partir o amigo. Quanto à Judite, não conseguiu esconder uma lágrima apesar de já por esta altura, só a encontrar para receber e entregar-lhe a minha roupa para lavar.

Não me foi nada fácil esta mudança repentina. Dentro de mim tudo era revolta por me sentir injustiçado a pouco mais de cinco meses do fim da Comissão. Mais ainda, por verificar que da parte do Médico do Batalhão nada ter feito para tentar impedir a minha transferência bem pelo contrário, apoiou-a como já anteriormente o referi ao escrever sobre este tema.
Lá parti para aquela unidade em escolta mas com a minha cabeça cheia de revolta.
Voltei ao Pelundo por duas vezes. A primeira por causa da inauguração do novo Posto Médico e por fim, para os últimos dias, antes de sermos substituídos e partirmos para Bissau a fim de regressar à Metrópole.

Quando por fim regressei para partir para Bissau, tive pouco tempo e hipóteses de a ver até porque no único dia que tive, desencontrei-me com ela, dado eu já não saber se estaria em família ou na casa do sogro, o dito Régulo Vicente. Por isso, só já quase ao fim do dia o meu Cabo Enfermeiro me transmitiu um pedido dela dizendo-lhe que estaria à minha espera para se despedir de mim numa casa do Régulo num outro local da Aldeia. Fui logo que pude e verifiquei nos olhos dela que pretendia despedir-se de mim de forma diferente da que veio a acontecer.

Durante os dias de espera pelo barco em Bissau, tive sempre notícias dela. Ficava impressionado como ela, quase diariamente, fazia-me chegar as preocupações dela sobre a minha pessoa. Ficou para sempre no meu coração. Quando o navio Uíge chegou ao cais de Alcântara em Lisboa e desembarquei, quase que não me mantinha nas minhas pernas. Vinha bastante debilitado da viagem. Rara foi a noite que consegui dormir. O meu quarto encontrava-se numa zona em que os motores do navio se faziam ouvir e, não bastando, enjoei quase toda a viagem.

Depois do desfile fomos levados para o Quartel da Amadora na altura era Infantaria 1. Levei comigo uma muda de roupa civil e, sentando-me na parada, ali mesmo me despi entregando a minha farda e botas a um dos militares que lá se encontrava. Gritei bem alto. Chega de fardas para mim! Zarpei logo que pude do Quartel.

(FIM)

Miratejo, 30 de setembro de 2021

____________

Nota do editor

Poste anterior de 31 de Maio de 2022 > Guiné 61/74 - P23314: "A Minha Passagem pela Guiné-Bissau em Tempo de Guerra" (António Sebastião Figuinha, ex-Fur Mil Enfermeiro) Parte IX (Penúltima)

6 comentários:

Valdemar Silva disse...

E acabou a novela "Com o Figuinha não fazem farinha"
Mas não sem antes ter havido as eternas vinganças novelísticas, com o Comandante a não dar louvores ao Figuinha, e com mais um testemunho bem africano do Régulo ter mais de 100 filhos e ter comprado uma noiva para o seu filho, que afinal veio a dar um certo sai(a)nete à novela.
Acabou como todas as novelas acabam: "....olhos dela que pretendia despedir-se de mim de forma diferente da que veio a acontecer."
E já cheirando a Lisboa, o vapor a entrar na barra do Tejo ficando pra trás a África da terra vermelha, dos mosquitos, das lavadeiras e da guerra na Guiné.

Eu fico com a minha, tudo o que o Figuinha escreveu foi uma novela bem ficcionada, e não me surpreende haver produtores de novelas de TV a comprar os direitos de autor.

Gostava que o Beja Santos, grande critico literário, nos desse um poste com uma sua critica ao que o Figuinha escreveu em X Partes.

Saúde da boa
Valdemar Queiroz

Cherno Baldé disse...

Caros amigos,

Para todos os efeitos, tomei boa nota do facto de que, na Guiné (dita portuguesa), havia o Gen. Antonio Sebastiao Ribeiro de Spinola, mas também havia o Antonio Sebastiao Figuinha. Bravo !

Cordialmente,

Cherno Baldé

Carlos Vinhal disse...

Caro Valdemar Queiroz,
Não vim aqui comentar os teus comentários, apenas vim dizer que o Figuinha não escreveu o texto em 10 partes, o editor é que o publicou em 10 postes.
Para que conste.
Abraço
Carlos Vinhal
Coeditor

Valdemar Silva disse...

OK meu caro Carlos Vinhal
E até fizeste bem, sempre deu para criar ambiente de novela.
Gostava de saber o que é que o Figuinha pensa dos meus comentários, e se acertei quanto
ao ter sido uma novela ficcionada, aliás muita bem ficcionada por ele.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

antonio graça de abreu disse...

Que ego grandioso o do Figuinha!...
Proponho-o para o Grande Prémio da Exuberante Novelística Neo-colonial.

Abraço,

António Graça de Abreu

A. Murta disse...

Depois de alguns comentários aqui expressos em tom altaneiro e jocoso-ordinários, fica-se mais na dúvida sobre quem tem o ego mais grandioso...

António Murta.