segunda-feira, 30 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23312: (In)citações (208): Uma tarde maravilhosa, na cidadela de Cascais, vendo com pessoas amigas a exposição "Portugal e Luxemburgo: países de esperança em tempos difíceis" e recordando o nosso Aristides Sousa Mendes (João Crisóstomo, Nova Iorque)


Foto nº 1


Foto nº 2


Foto nº 3


Foto nº 4

Cascais > Palácio da Cidadela de Cascais > Exposição "Portugal e Luxemburgo – Países de Esperança em Tempos Difíceis” > 27 de maio de 2022 > João Crisóstomo, Vilma e amigas


Na 1ª foto, da esquerda para a direita:

(i) Luísa da Rocha, presidente da Aqualink: 
(ii)  Mrs Fischer, cuja mãe recebeu um visto de Aristides Sousa Mendes;
(iii)  eu, João Crisóstomo ; 
(iv) Mariana Abrantes, da "Sousa Mendes Foundation US”;
(v) Vilma, segurando uma medalha de ASMendes que na altura fizeram o favor de me oferecer; 
(vi) e a arquiteta Luísa Maria Pacheco, museóloga desta exposição, como o foi/é doutras grandes exposições como a do Museu e exposição de Vilar Formoso, da exposição "Portugal the Last hope” nos Estados Unidos, etc.

Fotos (e legendas): © João Crisóstomo (2015). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Excerto de mensagem do João Crisóstomo, com data de 28 do corrente, 00h22:

(...) Luís, quando me telefonaste ontem, estava a caminho de Cascais onde fomos ver a exposição "Portugal e Luxemburgo – Países de Esperança em Tempos Difíceis” (*). Para o caso de ainda não teres lido sobre ela, envio-te no fim deste, um pequeno mas elucidativo artigo que tirei da internet. (*)

Foi um dia maravilhoso em muitos aspectos. Parece-me que a melhor maneira de te dizer o que foi,  é copiar um E-mail que acabo de enviar a várias pessoas amigas que estiveram comigo nesta visita. Aqui vai (**):

My very very dear friends,

Lembrando uma tarde maravilhosa… Onde a Luísa Pacheco e a Mariana Abrantes põem as mãos é sempre assim.

Que grande exposição! Eu, que pensava "estar por dentro" de alguns assuntos relacionados com a Segunda Guerra Mundial  e o Holocausto, não me cansava de aprender/descobrir coisas até então desconhecidas para mim. Mas com a Luísa Pacheco como docente e guia tinha de ser mesmo assim.

Obrigado pela companhia de todos, especialmente das queridas Luísa Pacheco e Mariana Abrantes e da “my darling wife” Vilma que torna sempre ainda melhores as coisas já boas por si.

Muito gratificante também foi conhecer a Luísa da Rocha. Depois do que logo constatei e aprendi a seu respeito, pergunto-me como é possível não a ter conhecido mais cedo. Mea culpa, mea culpa , I guess. E ter tido finalmente a oportunidade de encontrar em pessoa a Mrs Schiffer (ou Fischer ?) (desculpem, mas não sei mesmo como é o primeiro nome, apesar de ter ouvido várias vezes um carinhoso apelido) personagem de quem tantas vezes tenho ouvido e lido.

Não posso deixar de manifestar a minha gratidão à Sousa Mendes Foundation US, pelo inesperado reconhecimento e bonita medalha de Aristides de Sousa Mendes com que me generosamente presentearam. Bem hajam.

Na esperança de muitos encontros como este,
Um abraço com carinho e gratidão pela vossa amizade.

João Crisóstomo
____________

Notas do editor:

(*)  30 de maio de 2022 > Guiné 61/74 - P23311: Agenda cultural (812): Exposição no Palácio da Cidadela de Cascais, de 13 de maio a 28 de agosto de 2022: "Portugal e Luxemburgo: países de esperança em tempos difíceis"

1 comentário:

Valdemar Silva disse...

E cá temos o nosso caro João Crisóstomo sempre metido em meritórios acontecimentos.
Boa viagem com a sua esposa Vilma até à Eslovénia.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz