terça-feira, 24 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23288: "A Minha Passagem pela Guiné-Bissau em Tempo de Guerra" (António Sebastião Figuinha, ex-Fur Mil Enf) Parte VI

1. Continuação da publicação do texto de memórias "A Minha Passagem pela Guiné-Bissau em Tempo de Guerra", de António Figuinha, ex-Fur Mil Enfermeiro da CCS/BCAÇ 2884 (BissauBuba e Pelundo, 1969/71)


A MINHA PASSAGEM PELA GUINÉ-BISSAU EM TEMPO DE GUERRA

António Sebastião Figuinha
Ex-Furriel Miliciano Enfermeiro
CCS/BCAÇ 2884
1969/1970/1971
Parte VI

Vinte anos depois do meu regresso, aquando do primeiro encontro do Batalhão para um almoço de convívio na cidade de Évora, ao chegarmos ao restaurante (eu e minha mulher e o meu amigo Tunes), mal nos tínhamos sentado, quando para espanto meu, apareceu o Major e o Tenente Coronel, os quais se foram sentar mesmo ao meu lado direito. 

Senti que o ambiente iria a ficar pesado já que, sentado na mesma mesa e, à minha frente, encontrava-se o Alferes Tunes que o Major tinha enviado para prisão durante dez dias. Derivado a este castigo, o Tunes ficou na Guiné mais tempo.

Se por um lado se ouviu um coro de parte dos companheiros militares que com alguma ironia diziam, “como eles eram amigos!”, eu e o Alferes perdemos parte do apetite para o almoço. Mais, a certo momento, o Major virou-se para a minha mulher,  dizendo-lhe que eu tinha as mulheres que queria no Pelundo. Continuou dizendo que, no caso dele, se deslocava a Bissau quando necessitasse. Como eu previamente tive o cuidado de prevenir a minha mulher para possíveis provocações do Major, ela respondeu-lhe:
- Ainda bem que fico a saber que o meu marido era assim tão querido pelas mulheres da aldeia onde tinha estado! 

Calou-se, não fazendo mais provocações. Pelo meu lado, não lhe alimentei conversas. Este Oficial tentou desde o primeiro dia que nos conhecemos fazer-me a vida negra.

Quanto ao Comandante do Batalhão 2884, Romão Loureiro, posso começar por o descrever como uma personagem austera com os mais fracos, mas demasiado medroso para com os seus superiores e, neste caso, com o Comandante-Chefe General António Spínola.

Com a maior das facilidades levantava a mão para os soldados e não só! Era conhecido entre nós pelo nome de “Cavalo Branco”. Tudo fez durante a comissão para cair nas boas graças do General.

Como fui mobilizado apenas dez dias antes do embarque para a Guiné e como fiquei em Bissau de Maio até fins de Setembro de 1969, interrompido este tempo com as minhas férias no Continente em Outubro do mesmo ano e intercalando também o tempo que estive em Buba, só já no Pelundo tive a oportunidade de o começar a conhecer.

Como a minha missão estava destinada à ação psicológica com a população, cedo comecei a conviver com a mesma.

Esta minha atitude nunca foi do agrado dele e piorou com as minhas saídas noturnas, primeiro para conviver com pequenos grupos na palhota e mais tarde nos bailaricos quase diários numa espécie de discoteca. 

Nos convívios de grupo, quase maioritário de jovens raparigas, encontrava-se sempre aquela que desde o primeiro dia tomou conta da minha roupa. Pretendi deste modo começar a captar o modo de vida deles, captar pequenas frases linguísticas e, principalmente, ganhar a sua confiança. Não me foi fácil estar só muitas vezes até à meia-noite, hora a que regressava ao Quartel para admiração do soldado que se encontrava à porta de armas. 

Quanto aos bailaricos, foram um meio de convívio dos militares mais os jovens da aldeia durante toda a comissão sem que alguma vez desse origem a confusões. Combati deste modo algum stresse que o ambiente de guerra nos colocava na mente.

Cedo começaram as ameaças do Comandante sobre a minha forma de lidar com os militares e com a população. Num desses dias, estando eu numa cavaqueira com um filho do Régulo Vicente, que por sinal fazia parte do grupo de Milícias que colaboravam com as nossas tropas, durante a nossa conversa coloquei a certa altura uma das minhas mãos no ombro deste. 

Como o local onde isto se passou ficava em frente da Messe de Oficiais e, nesse mesmo momento, o Comandante lá se encontrava a ler o jornal, reparou no meu gesto de colocar a minha mão no ombro daquele nativo. Logo que este Milícia se ausentou, o Comandante chamou-me dizendo-me ao mesmo tempo que na próxima me castigaria com trinta dias de prisão acaso me visse repetir aquele meu gesto. Prontamente lhe respondi que eu também participaria do Comandante junto do General Spínola, já que, estando eu incumbido de executar a ação psicológica junto das populações, o meu Comandante estava a contrariar as ordens do General. Calou-se de imediato.

Poucos dias depois deste acontecimento, durante uma manhã, um irmãozito da jovem Judite foi ter comigo ao Quartel levando-me uma bela manga. Para azar meu, dirigi-me à entrada da Messe de Oficiais onde o Cabo responsável por esta encontrava-se em conversa com o Comandante. Depois de acabar o diálogo entre ambos, solicitei ao Cabo que por favor colocasse no frigorífico a manga para eu comer ao almoço. 

Espantado fiquei ao ver a rapidez com que o Comandante se levantou pedindo ao Cabo Cozinheiro que lhe desse a manga e trouxesse para a mesa dois pratos e respetivos talheres para que ele e eu a saboreássemos naquele momento. Mantive-me sereno em frente dele, mas à porta da Messe ordenei ao cabo Cozinheiro que não queria talheres nem prato para mim porque não me iria sentar para comer a manga. 

Mal o Cozinheiro virou costas, perguntei ao Comandante se não gostando de negros, ia comer fruta dada por eles! Continuei dizendo-lhe que lhe fizesse bom proveito porque de onde tinha vindo aquela manga voltariam a trazer-me mais. Reação do Comandante: 
- Assim já não me vai saber tão bem! 

Virei costas sem lhe alimentar mais diálogo.

Durante a ano de 1970 (não me recordo já em que mês), foram colocadas tarjas por cima e na parte frontal da parede das messes de Sargentos e Oficiais com referências aos anos que se tinham passado desde que os Portugueses haviam chegado à Guiné, e ao desenvolvimento desde então daquela Província Ultramarina.

Ao passar junto das mesmas não aguentei o meu desacordo e, bem alto, disse sobre os anos de atraso mental daquela gente da Província. O Comandante, que naquele momento se encontrava sentado na messe de Oficiais e bem perto da porta de entrada desta, ao ouvir o que eu acabava de dizer, chamou-me aos gritos dizendo que me iria dar trinta dias de prisão. Prontamente preguntei-lhe que desenvolvimento tinha sido feito, já que era eu a ter que aprender o idioma deles para os compreender sempre que, e principalmente os mais velhos, se dirigiam ao Posto Médico? Calou-se engolindo em seco e a custo. Porém, foi-me dizendo que não perderia pela próxima já que não me perdoaria.

Certa manhã chamou-me ao seu gabinete juntamente com outro Furriel Miliciano natural dos Açores, recentemente chegado ao Pelundo em rendição individual. Deu-nos um grande raspanete, principalmente a mim, dizendo-me que estava a desencaminhar o Periquito (nome dado aos militares recém chegados à Guiné) pois, mal ele tinha acabado de chegar, já eu o estava a desencaminhar levando-o aos bailes na Aldeia durante a noite e após o jantar e, ao mesmo tempo, levantou a sua mão, desferiu uma chapada na cara do açoriano. Encaminhou-se de seguida para mim a fim de me fazer o mesmo. Levantei a minha voz dizendo-lhe que pensasse bem no que ia a fazer. Recolheu a mão e, mais uma vez, lançou-me ameaças. 

Por esta altura eu já tinha o Comandante por cima dos meus cabelos até porque numa das tarde passadas anteriormente havia simulado abrir uma das cartas enviadas pela minha namorada.

Sempre que havia falta de algum medicamento específico para tratar uma doença, tanto o Médico como eu enviávamos para os Serviços de Saúde de Bissau uma requisição individual daquele medicamento num pequeno pedaço de papel, o qual teria que ser assinado pelo Médico ou por mim, levando por último a assinatura do Comandante.

Aconteceu que no dia seguinte em que o Comandante Romão Loureiro tinha tentado dar-me uma chapada na cara, tive necessidade de voltar ao seu gabinete levando uma requisição de medicamentos para assinar. Ainda revoltado comigo sobre os acontecimentos do dia anterior, disse-me de pronto que não assinava nada já que eu não incluía na requisição um medicamento que ele habitualmente tomava. 

Respondi-lhe dizendo que não me tinha feito qualquer pedido e, como tal, eu não o tinha incluído na lista. Disse-lhe ainda que, como Comandante do Batalhão, recebia um bom ordenado para poder comprar aquele medicamente numa Farmácia em Teixeira Pinto e disse-lhe ainda que, recusando-se a assinar a requisição que tinha à sua frente, a mesma seguiria para Bissau apenas com a minha assinatura, acompanhada de uma justificação minha acerca dos motivos da falta da assinatura do Comandante. Se estava irritado comigo ainda mais ficou e, bruscamente, pediu-me a merda do papel (palavras textuais dele) para assinar.

Por momentos perdi a cabeça e, com o meu sistema nervoso excessivamente alterado perguntei-lhe se sabia qual a arma que eu possuía para minha segurança. Respondeu-me que deveria ter uma G3 ou uma pistola qualquer. Disse-lhe então que apenas tinha uma granada defensiva que por vezes levava comigo escondida quando ia para o bailarico à noite e, de seguida, fui-lhe dizendo que não quisesse que a mesma fosse utilizada naquele gabinete, pendurando-lhe os tomates ao teto. Rapidamente saí daquele espaço não esperando por qualquer reação dele.

Passei de seguida o resto do dia praticamente fora do Quartel. Chegou a noite e, ao passar em frente da Messe de Oficiais, dirigindo-me à minha para jantar, senti a voz do Comandante chamar-me. Temi o que dali poderia vir. Encontrava-se a mesa já repleta de Oficiais esperando pelo jantar. O Comandante pediu-me para me aproximar dele e ao centro da mesa. Então, começou por me fazer várias perguntas: ”Se eu me alimentava bem, se dormia bem, já que eu não poderia ficar doente pois que iria fazer muita falta aos militares ali estacionados e à população”. 
– Já prensaste bem se tu ficares doente o que nos pode acontecer? – Alertou-me ele, e ao mesmo tempo fez-me baixar o tronco e, passando-me a sua mão no meu rosto, foi dizendo que eu estava muito magro e que tinha de alimentar-me melhor. Agradeci-lhe os cuidados que tinha para comigo e saí dirigindo-me à Messe de Sargentos para jantar.

Mal acabei de jantar fui para o Posto Médico. Estava eu meditando no que tinha acontecido naquele dia quando apareceu o Alferes Francisco da Companhia 86, natural do Algarve, que, eufórico, quis saber o que se teria passado entre mim e o Comandante para ele ter tido toda aquela conversa pública comigo e ter-me passado a mão pelo meu rosto. De seguida, com um ar de malandro que tinha, foi-me perguntando se o Coronel tinha dado em “Paneleiro”.

Respondi-lhe que não era o momento certo para lhe contar qualquer acontecimento, mas que talvez um dia mais tarde eu lhe poderia contar. Até hoje não o voltei a encontrar, mas este caso, já o desabafei numa página sobre os antigos Combatentes da Guiné. Emagreci uns bons quilos naquele dia. Fiquei com o meu sistema nervoso tremendamente alterado. Não sei se foi por vingança, mas passados uns tempos enviou-me para uma nossa Companhia operacional que se encontrava na povoação de Có.

O meu dia-a-dia continuou com as preocupações na saúde não só dos militares como da população e, sobre esta, aumentando o meu convívio diário ao ponto de uma das muitas mães da Aldeia que me foram conhecendo e gostavam da maneira como eu as tratava e aos seus familiares, pediu-me encarecidamente que quando eu regressasse ao Continente entregar-me-ia uma das suas pequenitas para que eu lhe pudesse dar uma educação que ela mãe não tinha capacidade para lhe dar. 

Era uma família Fula de sentimentos muito afetivos para todos nós. Respondi-lhe que com muita mágoa minha não poderia satisfazer o seu desejo porque, sendo oriundo de uma família muito pobre, não possuía recursos financeiros para satisfazer os seus desejos, além de ser para mim uma grande responsabilidade. Tenho comigo ainda hoje uma fotografia onde aquela pequenita se encontra pendurada ao meu pescoço. Mal me via, corria logo para os meus braços.

Alguns casos mais marcantes da minha estadia irei relatar, resumidamente, de seguida.

(Continua)

____________

Nota do editor

Poste anterior de 21 DE MAIO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23282: "A Minha Passagem pela Guiné-Bissau em Tempo de Guerra" (António Sebastião Figuinha, ex-Fur Mil Enf) Parte V

3 comentários:

Valdemar Silva disse...

Figuinha, afinal o cmdt queria comprimidos... de borla.
E aquela da granada devia lhe ter dado uma grande pica.

Bem, mais uma vez o nosso blogue pode fazer história, e desta vez no meio cinematográfico.
Se as TVs sabem disto é certo e sabido que teremos uma novela de manhã, à tarde e à noite, que finalmente aborda o tema da guerra colonial, no caso a guerra na Guiné.
"Com o Figuinha não fazem farinha", com argumento do mesmo, não faltando guerra, intriga, amor, ódio e estaladas, seria uma série para durar uns bons anos.

Até parece que o Figuinha já está a precaver-se a não querer mostrar tudo, para a Parte VII só promete:
"Alguns casos mais marcantes da minha estadia irei relatar, resumidamente, de seguida."

Saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar, concordo com a tua subtil, divertida e irónica descoberta: a nossa guerra dava uma novela ou até uma série tipo "Big Brother... Afinal tínhamos lá todos os ingredientes, as pequenas grandes paixões humanas que fazem a vida valer a pena de ser vivida... Eu, como andava sempre no mato, devo ter perdido episódios picaros como alguns já aqui contados...

Saúde da boa, como tu gostas de pedir. Vou tirar os agrafes...

antonio graça de abreu disse...

Oh, Figuinha, essas histórias continuam a ser mal contadas. Um major a dar chapadas em furriés, etc, Desculpa lá o mau jeito. Também andei pelo Pelundo e por Teixeira Pinto, no meu CAOP 1, tive um coronel Rafael Ferreira Durão que não era manso no trato com os soldados, mas oficiais do QP desse gabarito, não conheci. Ou serás tu que te queres pôr em bicos de pés?

Abraço,

António Graça de Abreu