quarta-feira, 16 de abril de 2008

Guiné 63/74 - P2765: Convite (4): Lançamento do livro Marechal Costa Gomes no Centro da Tempestade (Esfera dos Livros, Lisboa)



1. A Esfera dos Livros convida todos os membros da nossa Tertúlia ou Tabanca Grande, bem como os demais leitores e visitantes do nosso blogue, para a sessão de lançamento do livro de Luís Nuno Rodrigues, Marechal Costa Gomes no Centro da Tempestade. A apresentação estará a cargo dso antigo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio. A sessão é na Sexta-Feira, às 18h30, no Fórum da Associação 25 de Abril, no Bairro Alto (Rua da Misericórdia, 95, Lisboa).

Luís Nuno Rodrigues é Doutor em História Americana pela Universidade do Wisconsin (EUA) e em História Moderna e Contemporânea pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Actualmente é Professor Auxiliar com Agregação no Departamento de História do ISCTE.


2. Refência e sinopese da obra (da responsabilidade da editora):

Título: MARECHAL COSTA GOMES
Subtítulo: No Centro da Tempestade
Autor: LUÍS NUNO RODRIGUES
Colecção: História Biográfica
P.V.P: 27 €
Preço S / IVA: 25,71 €
Cod.Interno: 02009
ISBN: 978-989-626-103-0
Páginas: 408 + 24 extratextos
Formato: 16 X 23,5
Encadernação: Cartonado
Data de Distribuição: Março de 2008


O Marechal Costa Gomes geriu uma revolução sem nunca ser um revolucionário. Foi hábil na política sem ser um político. Foi um militar que nunca deixou de pensar como um civil. Exerceu altos cargos nos regimes de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano, mas por duas vezes foi demitido pelos chefes do governo.

Foi dos primeiros militares a reconhecer a impossibilidade de uma solução exclusivamente militar em África mas, também, o general que maior número de tropas comandou em Moçambique e Angola. Estas e muitas outras aparentes contradições marcaram o percurso político e militar de Francisco Costa Gomes. Um homem que esteve sempre no centro das tempestades que atravessou ao longo da sua vida. Um jogador frio e calculista ou uma personalidade indecisa e flutuante?

Na biografia Marechal Costa Gomes - No Centro da Tempestade, ficamos a conhecer o jovem aluno do Colégio Militar, o militar preferido nas estruturas da NATO, aquele que Marcelo Caetano escolheu para chefiar as Forças Armadas e que os capitães de Abril escolheram para líder do novo regime. O homem que substituiu António de Spínola na cadeira da presidência e que nos meses seguintes serviu como verdadeiro centro de moderação e de mediação entre as diversas forças que disputaram o controlo político e militar do país.

O autor, Luís Nuno Rodrigues, traça o retrato desta personalidade controversa e enigmática da História Portuguesa Contemporânea. Costa Gomes desempenhou um papel fulcral nos anos finais da Ditadura e no chamado Processo Revolucionário em Curso, ou PREC, que se seguiu ao 25 de Abril.

O homem que, numa conjuntura altamente delicada, conseguiu evitar o perigo da guerra
civil e contribuiu para a instauração de um regime democrático em Portugal.

Costa Gomes substituiu António de Spínola na Presidência da República.

Da mesma colecção: 25 de Abril - Mitos de uma Revolução.


3. Contacto da Esfera dos Livros:

Agradecemos, desde já, o envio deste convite a todos os vossos associados.

Com os melhores cumprimentos,

Margarida Damião

A Esfera dos Livros
Rua Garrett, nº 19 - 2º A
1200-203 Lisboa
Tel. 21 340 40 64
Telm. 96 344 19 79
Fax. 21 340 40 69

Sem comentários: