sexta-feira, 18 de abril de 2008

Guiné 63/74 - P2772: Convívios (54): II Encontro de Combatentes da Guiné do Concelho de Matosinhos, 12 de Abril de 2008 (Carlos Vinhal)

Foto 1> Local de concentração> Monumento do Senhor do Padrão, erigido no século XVIII no areal da Praia do Espinheiro, local onde, segundo a lenda, teria aparecido a imagem do Senhor de Bouças, actualmente conhecido por Senhor de Matosinhos.

Foto 2> Foto de conjunto, tirada em frente ao areal da Praia de Matosinhos

No passado dia 12 de Abril, em Matosinhos, realizou-se o II Encontro dos ex-Combatentes da Guiné do Concelho de Matosinhos.

Estiveram presentes cerca de 95 ex-combatentes, entre os quais alguns camaradas do nosso Blogue.

Este ano tivemos connosco, poucos mas bons, camaradas de fora do Concelho que quiseram juntar-se a nós nesta confraternização, cujo o elo de união é aquela mágica terra da Guiné. Um destes forasteiros foi o Santos Oliveira que assim pôde conhecer de perto alguns camaradas do Blogue e constatar da distracção deste vosso colaborador que a um metro de distância, não o reconheceu.

Os nossos camaradas António Pimentel e Xico Allen, também presentes, vizinhos das cidades do Porto e Gaia respectivamente, mas assíduos frequentadores dos almoços da Casa Teresa, já são matosinhenses de coração, ou de estômago, pelo menos.

Marcaram presença ainda Álvaro Basto, Amaro Samúdio, António Marques Lopes, Eduardo Magalhães Ribeiro e, José Casimiro Carvalho vindo expressamente da cidade da Maia.

Tivemos o grato prazer de ter também entre nós um camarada de Castelo Branco, que de passagem por estas bandas e tendo como camarada o João Moreira de Guifões, não quis deixar de se associar à nossa confraternização.

O nosso camarada Fernando Alves da Silva teve a gentileza de fazer e ofercer a cada participante no Encontro, um brinde constituído por uma pequena agenda e um aerograma (réplica dos originais do MNF).


Foto 3> Réplica do aerograma original do MNF, oferecido pelo camarada Fernando Silva

Foto 4> Pequena agenda, mas cheia de simbolismo, oferta do mesmo camarada aos participantes do Almoço


Foto 5> Ribeiro Agostinho, António Maria e José Oliveira, os três incansáveis camaradas que organizaram este Encontro.

Foto 6> Bolo Comemorativo, onde o Brasão da nossa cidade aparece ladeado da Bandeira de Portugal e da Guiné-Bissau

Um acontecimento curioso neste Encontro, foi o nosso companheiro Marques Lopes ter tido a oportunidade de rever um seu furriel, o António Domingos Folha e conhecer o Rafael Assunção, que esteve na CCAÇ 3 depois de si, ambos de Matosinhos.

Foto 7> Marques Lopes aguarda pacientemente que o seu furriel Folha acabe a sua actuação para lhe dar um abraço

Foto 8> Marques Lopes troca impressões com o ex-Fur Mil Rafael Assunção da CCAÇ 3.

Foto 9> Três emblemáticos camaradas do nosso Blogue que dispensam apresentações

Foto 10> Xico Allen, Álvaro Basto, Marques Lopes e António Pimentel da Mini-tertúlia de Matosinhos, tendo como guarda-costas ocasional o nosso Pira de Mansoa

Foto 11> O nosso vizinho de Vila Nova de Gaia, mas residente do nosso Blogue, Santos Oliveira, conversando animadamente com os restantes camaradas de mesa, contando talvez as aventuras vividas na Ilha do Como. Foi para mim um enorme prazer conhecê-lo pessoalmente e aquilatar a sua excelente forma física.

Foto 12> Em fim de festa, o grupo do Blogue quis tirar uma foto de família, onde falta o Santos Oliveira, entretanto regressado a casa por motivos particulares. Alguns outros camaradas quiseram juntar-se a nós. Presumo que o Xico Allen também ausente, esteja do outro lado da máquina.

Atendendo ao número de participantes que este ano duplicou em relação ao I Encontro, em 2009 voltaremos para o III Encontro ainda mais participativo, com a certeza de que enquanto formos vivos, ninguém vai apagar este sentimento de camaradagem que une esta gente anónima provinda de todos os extratos sociais que convivem como irmãos.

Temos um enorme desgosto de que a nossa autarquia não reconheça o esforço desta geração de matosinhenses, eregindo algures no Concelho um Memorial que perpetue a nossa passagem por terras longínquas de África. Por este Portugal fora há inúmeros exemplos de reconhecimento deste esforço, mas Matosinhos está fora de contexto.
__________

Nota do editor:

Vd. poste do I Encontro dos ex-combatentes da Guiné do Concelho de Matosinhos de 7 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P1570: Almoço-convívio de camaradas de Matosinhos (Albano Costa / Carlos Vinhal)

Sem comentários: