sexta-feira, 18 de abril de 2008

Guiné 63/74 - P2773: Álbum das Glórias (44): A viatura AEC Matador 4x4 e outras peças do museu da artilharia (Nuno Rubim / Torcato Mendonça)

Évora > Regimento de Arilharia Ligeira (RAL) 1 (que passou depois a 3) > Finais dos anos 30 ou princípio dos anos 40 > Cavaleiros e artilheiros... "O meu pai serviu no RAL 1... Ele deve ter entrado em 1936/37, saiu, veio a guerra, o entra sai e só em 43 se livrou daquilo.Por isso eu sou um jovem de 44" (TM)...

Évora > RAL 3 > Finais dos anos 30 ou princípio dos anos 40 > Os garbosos artilheiros que nos precederam...


Évora > Parada do RAL 3 > Princípio dos anos 40 ou finais de 30 > E se Portugal tivesse sido invadido e ocupado pelos alemães ?

Évora, RAL 3 (?) > Legenda, precisa-se... O Torcato mandou mensagem lacónica: "Gostava de saber que raio de Peças e Obuses são estes. O Coronel Nuno Rubim sabe. Dizem-me algo as fotos. Questões afectivas"....

Évora, RAL3 (?)> Finais dos anos 30 ou princípio dos anos 40 > Legenda, precisa-se... Mas, isto já não é artilharia ligeira, pois não ? Onde é que acaba uma, a ligeira, e começa outra, a pesada ?

Évora, RAL 3 (?) > Finais dos anos 30 ou princípio dos anos 40 > Legenda, precisa-se...

Fotos: © Torcato Mendonça (2008). Direitos reservados


1. Esclarecimento do meu/nosso assessor científico para as questões de artilharia e história da artilharia, o Cor Art Ref Nuno Rubim:

Caro Luís:

A viatura AEC Matador 4x4 foi adquirida, aquando do negócio para aquisição da Peça de 11, 4cm e do Obús 14cm, como tractor destes dois materiais.

Ainda trabalhei com elas ... Há muito que foram abatidas ao serviço.

Segundo uma informação que tenho, foi (uma ou mais ?) enviada(s) para Cacine para o(s) rebocar(em) para Guileje e Gadamael, em datas ainda não determinadas. Existe uma foto, de reduzida qualidade, em Guileje, enviada pelo nosso camarad Amaro Samúdio.

Há ainda uma estória, que seria muito interessante confirmar, de que um dos obuses de 14cm ( destinados a Guileje, para substituir o 11,4, de que já não existiam munições), teria "ido pela borda fora" (sic) em Cacine, pouco antes do ataque do PAIGC. Só lá chegaram dois..., um sem aparelho de pontaria e ambos sem tábuas de tiro !...

Um abraço

Nuno Rubim

2. Comentário de L.G.:

Nuno:

Obrigado pelo teu oportuno e sempre esclarecedor apontamento. Espero que não me leves a mal pelo facto, de à tua revelia, sem aviso prévia, à boa maneira da tropa, eu te ter promovido a assessor científico do blogue.

Já não era sem tempo: é apenas um formal reconhecimento dos teus múltiplos talentos, competências, saberes, interesses... E sobretudo a expressão do meu/nosso agradecimento pelos teus valiosos contributos (incluindo ideias, sugestões, comentários, críticas e.. conselhos) para este repositório de memória(s) e de conhecimento, que é obra de um colectivo, mas também de individualidades como tu.

Sei que, por educação, formação, idiossincrasia e personalidade, não gostas de estar sob as luzes da ribalta. Mas, olha, paciência. É por uma boa causa. Sei que, no fundo, tens uma boa alma de escuteiro. E, generoso e voluntarista como és, queres agora levantar das cinzas do esquecimento outra praça forte do nosso saudoso Império: Gadamael... Não me esquecerei do teu pedido à malta da tertúlia, para te/nos mandar fotos, estórias, apontamentos, cartas, aerogramas, croquis, enfim, impressões de Gadamael. Para que Gadamael, a gesta de Gadamael, o lugar de Gadamael na nossa memória e na memória dos guineenses não se perca...

Já agora, dá um jeito ao Torcato Mendonça que me mandou as velhas fotos do tempo da tropa do pai dele... Évora, RAL 3, diz-te alguma coisa ? E estas peças de museu, que publicamos acima ? Constam dos teus catálogos ? Com um pai artilheiro como o teu, também deves ter crescido com estes brinquedos... Desculpa lá o mau jeito, a verdade é que os amigos são os gajos mais oportunistas que eu conheço... E se é verdade, aproveito para te pedir que me esclareças se o nosso obus 14 ou a peça 11,4 podem já ser classificados como artilharia pesada...

Um Alfa Bravo deste teu amigo e camarada, Luís Graça.

3. Nota do Torcato Mendonça:

Muito rápido. Talvez o nome Matador viesse da dificuldade em conduzir tal viatura – trava, acelera…ou outra troca de pedal e lá vai a malta para o Maneta (com M porque era General de Napoleão e em terras de Portugal degolava tudo, fod…). Quando estive em Évora ainda lá estavam.

Esta foto pertence a outras enviadas – 26 de Março – para o Cor Nuno Rubim decifrar aquela artilharia…

Se ainda mandaram aquilo para a Guiné… porra, vão gozar com o caneco. Estava a GUERRA PERDIDA?! (2) Bom… com aquelas peças de artilharia das fotos até o Nino dava á sola…Não deu, então qualquer dia está em Bruxelas…

Abraços
Torcato Mendonça
Fundão

___________

Notas de L.G.:

(1) Vd. poste de 17 de Abril de 2008 > Guiné 63/74 - P2769: Álbum das Glórias (43): Viaturas automóveis: O Matador (César Dias, CCS/ BCAÇ 2885, Mansoa e Mansabá, 1969/71)

(2) Vd. poste de 17 de Abril de 2008 > Guiné 63/74 - P2767: A guerra estava militarmente perdida ? (1): Sobre este tema o António Graça de Abreu pode falar de cátedra (Vitor Junqueira)

1 comentário:

Torcato Mendonca disse...

Enquanto espero pelo Expresso da Meia-Noite, esclareço:- Mandei as fotos das Peças de Artilharia só para saber o nome.Efectivamente na mensagem dizia que meu pai aparecia lá e serviu em Évora no RAL1? que passou a RAL3.Ele deve ter entrado em 1936/37, saiu, veio a guerra...o entra sai e só em 43 se livrou daquilo.Por isso eu sou um jovem de 44...As fotos:1-Parada RAL1;2-obus?peça?3-obuses?4;5;6,??não sei...é grande...desconheço. Por isso ter juntado fotos e textos com o "pedido" ao Cor.N.Rubim.
A nota do Matador era nota...pois!
As gloriosas máquinas da Artilharia.Abraços a todos.TM