sexta-feira, 1 de maio de 2009

Guiné 63/74 - P4271: Dossiê Guileje / Gadamael 1973 (10): Respondendo ao João Seabra (António Martins de Matos)

1. Mensagem, com data de 19 de Fevereiro último , de António Martins de Matos (que foi Ten Pilav, BA 12, Bissalanca, 1972/74, e que é hoje Ten Gen Res):


Amigo Luis: Tinha prometido não voltar ao tema Guileje.Atendendo que este é mais Gadamael e que o João Seabra merece uma resposta, junto te envio um comentário ao seu texto.

Um abraço
António Martins de Mato.


2. Dossiê Guileje / Gadamael (10) > Resposta ao João Seabra

Caro amigo:

Os meu respeito e admiração por tudo o que passaste em Guileje e Gadamael. Gostei dos teus comentários, quando me bates, és construtivo. Só isso me faz voltar ao tema que considerava terminado.

Sobre a data da ida a Kandiafara, estou 98% seguro de ter sido em 18 Junho de 1973.

Durante o dia fomos lá por três vezes, no total entregámos 36 bombinhas (12 de cada vez), das que o José Casimiro Carvalho, também ele “Pirata do Guileje” diz que “até abanam os tomates”.

Da primeira vez receberam-nos com Strelas, antiaérea de 37 mm e quádruplas de 12,7 mm. Da segunda vez, com as antiaéreas de 37mm e 12,7 mm. À terceira já não disseram nada.

Resultados, só os do PAIGC nos poderão informar.

Cabe aqui um parêntesis para registar o modo interessante como os nossos amigos da Guiné Bissau vêm a guerra, e como nós vamos aceitando este estado de coisas.

Só ... grandes operações ....,grandes vitórias, ... grandes destruições.

Em relação à FAP, abateram 400.000000000 aeronaves!!!

Alguém já viu, leu algo sobre os seus desaires?

Nesta história Guileje/Gadamael, tiveram alguma baixa? Ou foi só malhar nos tugas?

Simpósio cá, lá, acolá, não querem, não podem, não sabem?

Na mesma onda está o documentário da Diana Andringa, As duas faces da Guerra. Com todo o respeito por “gregos e troianos”, só vi uma das faces da guerra, a outra foi pura e inexplicavelmente esquecida.

A haver um prémio para reportagens tendenciosas, ... está no papo.

Voltando ao tema... Quanto ao pedido de apoio do Cap Folques - “ Ó Tigres, não se vão embora que estes gajos querem-me deixar aqui sozinho” - , ele não comandava Pára-quedistas mas sim Comandos Africanos.

Também eu penso que o BCP 12 e os seus homens deveriam ter sido homenageados pelo que fizeram na Guiné, em especial durante o Maio/Junho 73.

Finalmente e em relação a um tema que é amiúde relatado, a falta de regulação do tiro do obus 14 cm, onde o ónus da ineficácia é sempre atribuído à FAP e que, como dizes, terá feito com que os projécteis tenham sido distribuídos “in the middle of nowhere”, cá vai mais uma acha para a fogueira:

A pergunta é: Porque razão os obuses de 14 cm não estavam reguladas?

O que diz o livro do CL [Coutinho e Lima], página 44 - “em virtude das restrições do emprego dos meios aéreos, não tinha sido possível fazer a regulação do tiro do material de 14 cm”. ~E na página 78 volta a afirmar que “os obuses não foram regulados por falta de meios aéreos”.

Terá sido mesmo assim? Analisemos a situação.

Os obuses eram três, só dois foram para o Guileje, isto em 16 de Maio, (cinco dias antes da retirada), um deles estava inoperativo, ou seja, APENAS UM OBUS PODIA SER REGULADO.

Ainda assim, a regulação poderia ter sido feita, pois que as restrições da FAP resumiam-se a aterrar e descolar de Guileje, os aviões podiam voar a 6000 pés, altitude mais que ideal para o regular o tiro da artilharia.

Pergunta que deixo no ar:

“ALGUEM PEDIU A REGULAÇÃO DO TIRO DE ARTILHARIA PARA O ÚNICO OBUS OPERATIVO DE GUILEJE?”

Um abraço

António Martins de Matos


PS - Acabo estes temas sem estar seguro como se escreve a palavra, Guileje com J ou Guilege com G. (**)

__________

Notas de L.G.:

(*) Vd. último poste desta série > 23 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4239: Dossiê Guileje / Gadamael 1973 (9): Eu, a FAP, o BCP 12 e a emboscada de 18 de Maio (João Seabra)

(**) Vd. poste de 29 de Abril de 2008 > Guiné 63/74 - P2800: Em bom português nos entendemos (1): Guidaje e não Guidage (Luís Graça / Carlos Rocha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa)

Vd. texto relacionado > Guileje (e não "Guiledje")

12 comentários:

Anónimo disse...

Só ... grandes operações ....,grandes vitórias, ... grandes destruições.
E nao e que a pratica em nada difere dos entao comunicados de guerra do CTIG ?

Anónimo disse...

é vastante triste que certos comentàrios que nao vao no bom sentido, sejao censurados Porqué? ePor Quem!!! So passa quem disser bem do Cop 5 que o simposio sobre Guileje é formidavél? que a repotagem da Sra Andringa nao é tendenciosa? BRAVO SENHORES.

Anónimo disse...

EU VI...
UM FIAT EM GADAMAEL A "PICAR"
NÃO SEI O NOME DO PILOTO, MAS QUE TINHA ALGO DE JAIME EDUARDO DE COOK E ALVEGA, NÃO TENHO DÚVIDAS, QUE ORGULHO TIVE DA FAP NESSA ALTURA, ALTURA EM QUE ESTAVAMOS A SER ATACADOS POR CANHÕES SEM RECUO ( EU CONHECIA , E BEM, O SOM )E NÃO SÓ E DEPOIS DO PICANÇO DO FIAT...NADA.

EU VI...

O BCP A SAIR E PASSADOS 15 MINUTOS UM FOGACHAL DE RPG'S E DILAGRAMAS, COM KALACH'S E G 3'S Á MISTURA , QUE ARREPIAVA, VIA-SO OS REBENTAMENTOS NO AR, REGRESSANDO COM 16 FERIDOS E UM SARGENTO COM UM TIRO NA PERNA ...SORRINDO. QUE DIA. O NORMAL EM GADAMAEL ERA LEVARMOS NOS CORNOS, ESSES PARAS REGRESSARAM ...JULGO, COM MATERIAL CAPTURADO.QUE TROPA.

JOSE CARVALHO
EX FUR MIL OP ESP.

Miguel disse...

Relativamente ao 1º comentário, penso que o que está em causa não é a comparação dos comunicados feitos pelas duas partes durante o conflito, mas sim as posições assumidas pelos intervenientes nos dias de hoje. Este blog é um óptimo exemplo de como os ex-combatentes portugueses se têm preocupado em relatar de forma simples e honesta as dificuldades por que passaram no seu dia-a-dia, expondo os traumas que ainda hoje afectam muitos, sem se preocuparem em realçar ou em se concentrarem nas acções em que, periodicamente, as coisas correram mais favoravelmente para o nosso lado.
Miguel Pessoa

Joaquim Mexia Alves disse...

Caros camarigos

Aquilo que o António Martins de Matos aqui diz em relação aos dois modos como os dois lados contam a história da guerra, já o disse eu várias vezes aqui também.

Nós tentamos ver a verdade das coisas sem escamotear as dificuldades a até as derrotas que possam ter acontecido.

Infelizmente da maior parte do outro lado continua a propaganda: só nós tivémos baixas, só nós fomos emboscados, só nós....porque do outro lado foi tudo victórias sobre victórias.

Sei que o meu comentário pode não ser muito correcto, politicamente, mas estou a ficar farto!

Já o disse e volto a dizer que a nossa vontade, o nosso desejo, é a harmonia de esforços, o salutar entendimento entre duas nações que devem ser mais do que amigas, devem ser irmãs.

Mas isso só pode acontecer na verdade e no respeito mútuo.

Quanto aos comentários/videos televisivos, também já o disse e volto a repetir, que quanto a mim estão cheios de parcialidades e posições "politicamente correctas".

Os militares portugueses, milicianos e do quadro merecem bem mais do que aquilo que certos "fazedores de opinião" vão periodicamente fazendo, tentado "reinventar" uma história que está longo da verdade.

E a culpa não é só deles, mas também de alguns, que para defenderem os seus pontos de vista e opções politicas, distorcem a verdade para atingirem os seus fins.

E fica desde já aqui bem expresso que não me refiro a ninguém aqui "atabancado" nesta Tabanca, mas a outros que por aí pululam.

Bem hoje acordei com os pés fora da cama!!!

Abraço camarigo

Anónimo disse...

Mas acredite que nao e com a flor numa das maos e o machete noutra, que se conseguira arrastar o antigo inimigo, ao debate. Um dia a catarse, que nem espada de Demostenes, fara tambem da sua justica, do outro lado da trincheira. E quando esse dia chegar, pode crer que a guerra estaria definitivamente ganha, pelos dois outrora inimigos,celebrando a mesma vitoria.

E a historia vai decerto sair a ganhar !

Que venham mais simposios Guiledjes !

Anonimo da primeira mensagem

Anónimo disse...

Creio que este blogue tem estado aberto a todos os ângulos de visão da guerra, da lado de lá e do lado de cá, sem excepções.

Comentar "coisas" anónimas é abrir um precedente que incentiva este tipo de atitudes.

Quem tiver algo acrescentar ao que está narrado, deve dar a cara e assumir responsabilidade naquilo que corrigir, acrescentar, etc.

Por favor não se "piquem" com comentários anónimos!

ANÓNIMO

Luís Graça disse...

O Miguel Pessoa, que é a honestidade intelectual em pessoa, teve a gentileza de mandar o seguinte comentário para o editor em serviço (e eu, que não estou de serviço, mas que todos os dias dou uma espreitadela ao blogue, e que acabo de chegar ao Porto, vindo de uma belíssima festa de casamento no Minho, estou aqui às 3 da manhã a roubar horas ao meu sono reproduzir essa mensagem como se fora um comentário; faço questão de o fazer; espero que, ao menos, os nossos anónimos entendam o alcance das palavras do Miguel: é muito feio um homem esconder-se por detrás do anonimato; quem o faz, é um cobarde; e mais, é um reles provocador; não desistiremos de continuar a construir um blogue que pretende ser um espaço plural e livre, onde todos os camaradasa da Guiné se reconheçam e sintam confortáveis)... Luís Graça

"Caro Carlos

"A troca de comentários no Poste 4271 redundou numa autêntica 'conversa da treta'. Não sei conversar deste modo, pois o jogo não é honesto, dado que quem não se identifica pode dizer as maiores alarvices sem receio - não se expõe, por estar atrás do monte de baga-baga, como vocês dizem.

"Tive vontade, depois do 2º comentário anónimo, de escrever este texto simples: 'Bom, o Demóstenes já está identificado. Só nos falta identificar o anónimo!'... Não o fiz pelo respeito que me merece o blog e aqueles que o editam.

"Abraço. Miguel Pessoa"

Joaquim Mexia Alves disse...

Caros camarigos

Que eu saiba ninguém é "obrigado" a comentar seja o que for aqui nesta Tabanca.

Se o faz é porque deseja transmitir algo, concordando ou discordando.

Se o faz e consegue publicar o comentário com as palavras que escreveu, também lhe pode acrescentar no fim, o seu nome, para que todos saibamos quem é.

Se assim não procede é meu entender que a opinião desse comentário é irrelevante, não vale nada e como tal, depois de publicado porque o sistema o permite, deve ser retirado pelos editores.

Não está em causa nenhuma liberdade de expressão, mas sim que essa liberdade exige responsabilidade, e se o "comentador" ou "comentadores" não se identificam, estão a usar de um direito, que não lhes devia ser permitido perante os autores identificados dos textos e dos comentários, pois não permitem aos outros a liberdade de lhes poder responder cara a cara.

Claro que hoje em dia um bom especialista em informática conseguiria saber quem são esses "comentadores", mas pela sua atitude nem merecem que se perca tempo com isso.

Voltei a acordar com os pés fora da cama!!!

Abraço camarigo a todos os atabancados

Anónimo disse...

Sr.António M.Matos,
As desculpas para justificar Guileje e o seu abandono já cheiram mal.A F.A.P. foi o anjo da guarda da tropa no terreno sempre,e os feitos dos pilotos extraordinários.A unica coluna nossa que foi desbaratada foi uma de Farim A Guidage cujo desfecho estará recordado em 73 ou 74.

Anónimo disse...

Não percamos tempo com Andringas e
Furtados pois não passam de traidores à Pátria escondendo-se atrás de um jornalismo de segunda como eles.Vamos começar a chamar os bois pelo nome ,e deixar os paninhos quentes de lado.Os Turras
não valiam nada,e se não fosem as suas bases no exterior tinham sido
arrumados em pouco tempo.De resto nunca ganharam puto.

Amilcar Ventura, Furri. Mecân. 1ª Comp. 8323 disse...

Quem se esconde por trás dum nome para botar palavra e não diz quem é tem um nome ( COBARDE ) refiro-me ás duas ultimas mensagens e ás outras que há neste blogue que também são anónimas.