quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Guiné 63/74 - P3168: Ser solidário (20): Bissau: O triste caso da Cadi e a ajuda extraordinária do Tino, que trabalha na AD (Nuno Rubim)

Bissau > s/d [2008 ] > O Tino (Moisés Caetano Pinto, que na trabalha na AD - Acção para o Desenvolvimento), a Cadi e o infortunado filho desta, o Nuninho.


Fotos : © Nuno Rubim (2008). Direitos reservados.

1. Mensagem do Nuno Rubim, com data de hoje:

Caro Luís

A Júlia e eu estamos muito comovidos com as as belíssimas palavras que editaste no blogue sobre o triste acontecimento sucedido à Cadi e ao seu pobre filho Nuninho. Não podia ter sido melhor explicitado o doloroso drama sucedido (*).

Por conselho nosso a Cadi regressará a Farim do Cantanhez, na próxima 6ª feira, para junto dos pais. Estaremos sempre em contacto com ela por intermédio de um amigo em Iemberém.

Esperamos sinceramente revê-la no próximo ano. A ela e a outros bons amigos e amigas que deixámos na Guiné.

Interessa agora ressaltar a extraordinária ajuda e dedicação prestadas pelo Moisés Caetano Pinto, o Tino, que trabalha na AD, que eu nunca esquecerei !

Não fora ele teria sido quase impossível acorrer em tempo à própria Cadi. Durante quatro dias ele não parou um segundo que fosse, a pedido da Júlia e meu, para tentar resolver o problema da saúde dela. Em dois dias alternados uma clínica privada realizou vários exames e análises, sendo-lhe diagnosticado um caso grave de paludismo associado a uma infecção amibiana intestinal. Os medicamentos aplicados em tempo resolveram, felizmente, a situação.

Mais uma vez te agradecemos muito a forma carinhosa e amiga como relataste o sucedido.

Beijinhos da Júlia para a Alice e para ti e um grande abraço do

Nuno Rubim

_______

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 3 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3167: Ser solidário (19): Morreu o Nuninho, da Cadi. De paludismo. De abandono (Luís Graça)

3 comentários:

Luís Graça disse...

Meu caro Nuno, minha querida Júlia:

O Nuno já o conheço há mais tempo. A Júlia só na Guiné, na semana de 1 a 7 de Março de 2008.

Privámos, eu e a Alice, com vocês dois. E o mínimo que eu posso dizer é que vocês são dois seres humanos de eleição e, ainda por cima, com uma linda história de amor.

Sei quanto sofreram com este triste caso. E a Cadi é já, para vocês, uma amiguinha do peito. A minha mulher ficou chocadíssima com a notícia. Tinha acabado de fazer as compras para o menino, quando eu me lembrei de vos telefonar...

A vida está sempre a pregar-nos partidas destas... Gostaríamos de poder ajudar a Cadi a enfrentar esta dura crise na vida dela... Ficamos abertos a ideias e sugestões vossas de ajuda e solidariedade. Luís

Djaura disse...

Caro Luis
Já tinha comentado a ida do nosso Dr. João Graça,para Guiné no teu aniversário,desejando tambem que o João, vá mais vezes para aquela Terra de boas gentes, e acredito que gostará. O mais surprendente ainda para mim, a amiga de peito Cadi, é da minha Terra Natal, FARIM, a V/ solidariedade para com a minha gente, quem sabe quem é esta Cadi, que João prestou muito atenção. Bem-Haja Deus vós abensoe.
Abraços.

Luís Graça disse...

Djaura:

Obrigado pelas tuas palavras, em meu nome e em nome do João... Deixa-me fazer-te um esclarecimentop: a Cadi, de etnia nalu,nasceu em Farim do Cantanhez, no sul da Guiné... Tu, segundo sei, és de Farim, região do Oio, a norte, junto à fronteira com o Senegal... É assim ? Tal como em Portugal, há muitas terras com o mesmo nome. Um Abraço. Luís Graça