sábado, 16 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 - P5658: O Nosso Livro de Visitas (81): António Marquês, ex-Fur Mil da CCAÇ 4810 (Moçambique), comenta o nosso Blogue e dá-nos conta dos seus contactos com pessoas ligadas à Guiné-Bissau


1. Mensagem de António Marquês, ex-Fur Mil da CCAÇ 4810 (Moçambique, 197274), com data de 15 de Janeiro de 2010:

Carlos Vinhal,

Sou o António Marquês do "post" 5199 do "Luis Graça & Camaradas..."*, que te está a escrever para vos dar, mais uma vez, os parabéns pelo Blog. Apesar de ter estado, como vos tinha dito, em Moçambique, quase diariamente vou espreitar para o vosso blog, mas esta semana abusei.
 
Estive a ler todo o "dossié" sobre Guileje, e, por mais que não fosse, só por isto o "Luis Graça ..." é fundamental na "blogosfera".
 
Já tinha lido um pouco sobre o tema aqui há uns anos atrás, mas com todos os contributos postados no v/ blog fiquei elucidado, porque foram os próprios actores a dizerem de sua justiça. Por isso nunca é demais todos os obrigados que vos sejam dirigidos.

Agora duas curiosidades: acabei há minutos de falar ao telefone com o governador da região de Tombali, onde se situa, como saberás melhor que eu, Guileje, o meu amigo e ex-Furriel Atirador do mesmo Batalhão (mas de uma Companhia operacional) Adriano Gomes Ferreira, mais conhecido por "Atchutchi".
 
Quando vem a Portugal (o que aconteceu muitas vezes quando foi o director dos estaleiros da Guinave e vinha duas ou três vezes por ano aqui à Lisnave) vem quase sempre aqui ao Seixal, apesar de há cerca de 2 meses, no regresso de Roma onde foi ao Vaticano receber um prémio, ter falhado. Falámos apenas ao telefone.
Claro que há pouco me falou do Museu de Guileje e da sua inauguração no dia 20. Diz que o Pepito é extraordinário e falou-me também desse "rapaz", o Luis Graça.
A título de curiosidade, digo-te que ele desertou para a FRELIMO em Janeiro de 1974, tendo feito os últimos meses da guerra do outro lado.
A outra curiosidade é que ontem fui almoçar com o João Tunes, o homem do "Água Lisa" e membro das hostes da Guiné. Somos aqui vizinhos e ontem lá nos conhecemos pessoalmente. Foi um dia porreiro.

Vou ficar por aqui. Recebe um abraço do
António Marquês, com votos de um bom ano e muita saúde para continuarem com essa tarefa meritória que é o v/blog.


2. Mensagem de resposta enviada ao António Marquês:

Caro Marquês

É sempre com uma pontinha de vaidade que sabemos ser lidos por camaradas de outros TOs.
Se o Blogue trata em exclusividade da história da guerra colonial na Guiné e aos seus ex-combatentes é dedicado, não somos insensíveis às críticas e opiniões nos nossos camaradas de Angola e Moçambique.
Nada nos diferencia a não ser as características próprias dos territórios e dos grupos de libertação. Somos ex-combatentes da mesma guerra e vítimas do mesmo regime.

Muito obrigado pelas tuas informações curiosas que se não te importas vou publicar.
Se não te importares também, vou anexar-te à nossa lista de amigos.

Recebe um abraço do teu camarada
Carlos Vinhal


3. Ainda uma mensagem de hoje de António Marquês:

Carlos Vinhal,

Claro que não me importo, antes pelo contrário é com muita satisfação, de fazer parte dessa lista de camaradas agregados à volta da Tabanca. Muito obrigado.
É como tu dizes, fomos todos vítimas do mesmo regime.
Também a título de curiosidade, e no caso de necessitarem de algum contacto com o Adriano, para alguma urgência relacionada com o Museu, e sem lhe pedir autorização (porque não será preciso), aqui vai o telefone: (...).

Mais uma vez um abraço fraterno, com votos de um bom ano, do
António Marquês
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 3 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5199: O Nosso Livro de Visitas (69): António Marquês, ex-Fur Mil da CCAÇ 4810 (Moçambique, 1972/74)

Vd. último poste da série de 11 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5629: O Nosso Livro de Visitas (80): Aluna do 2º ano do curso de jornalismo procura ex-combatentes para entrevistar (Cátia Bruno)

Sem comentários: