terça-feira, 3 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5199: O Nosso Livro de Visitas (69): António Marquês, ex-Fur Mil da CCAÇ 4810 (Moçambique, 1972/74)

1. Mensagem de António Marquês, ex-Fur Mil Mecânico de Armamento do BCAÇ 4810, Chipera e Tete (Moçambique, 1972/74), com data de 8 de Março de 2009:

Meu caro Luís Graça,

Incompreensivelmente, apenas hoje encontrei o seu blogue "luisgraca e camaradas...". E só hoje por duas razões pouco saudáveis: por um lado, o trabalho (na área dos projetos de engenharia cívil) que houve até há meia dúzia de meses atrás, não me deixava muito tempo disponível e isso servia como desculpa (a tal outra razão pouco saudável) para não me entranhar tanto na NET, onde, verdade se diga, também não sou um ás.

E quem sou eu? Sou o António Marquês, que foi Furriel Miliciano em Chipera, Tete, como Mecânico de Armamento no BCAÇ 4810, entre Outubro de 1972 e Outubro de 1974 (graças ao 25 de Abril, porque já estava decidido que seria até Março de 75).

Como também não quis passar ao lado dessa experiência única na vida de um jovem de então (e para ficar alguma coisa para os filhos e netos - que pouco já vão ligando a isso, não é verdade?) escrevi um diário que está a ser publicado por um jornal local aqui do Seixal (*), que é onde vivo.

Mas antes da publicação deste diário, já houve em 1981 um livro a várias mãos, mas em que aparece apenas na capa o meu nome, o do Josué da Silva (ao tempo redactor no Diário de Lisboa) e o do Carmo Vicente. O livro tem o título de Era uma vez... 3 guerras em África e, para além da introdução do Josué da Silva, tem os testemunhos meu, do Carmo Vicente e mais dez homens, que estiveram nas 3 frentes e, ao tempo, eram meus colegas na H. Parry & Son, em Cacilhas. O livro vem recenseado na relação existente no site Guerra Colonial 1971-1974.

Dito isto, caro Luís Graça, quero agradecer-lhe, a si e aos outros amigos que dão o seu tempo, a disponibilidade para criarem e manterem o vosso blogue, que, apesar de destinado apenas aos ex-combatentes na Guiné (será?), é um veículo absolutamente necessário para manter viva a chama daqueles tempos de camaradagem e mostrar a quem estiver interessado o que foram aqueles anos, de bom e de mau, na vida de milhares de jovens.

Cá por mim e mais uns quantos tudo fazemos para manter viva a chama, realizando desde 1984 uma confraternização anual (que já teve um máximo de 152 presenças - aberto à família, naturalmente - e agora se vai quedando entre as 90 e as 100 pessoas). O mais conhecido do grupo é o nosso comentador de casos policiais Barra da Costa, que foi o Furriel Miliciano Mecânico Auto da CCS do Batalhão.

Renovando mais uma vez o meu agradecimento pelo trabalho ímpar que estão fazendo no vosso blogue, sou

António Marquês


2. Resposta dos Editores

Caro camarada António Marquês

Em primeiro lugar queremos pedir desculpa pela demora na resposta à tua mensagem, que parecendo que não, mereceu a nossa melhor atenção. Aconteceu só que o volume de correspondência no mail pessoal do mentor do Blogue é tal que a tua mensagem ficou por lá perdida. Recuperada, não podia deixar de merecer a nossa resposta.

Estamos a agradecer-te as amáveis e reconfortantes palavras que nos enviaste. Não nos envaidecemos pelo reconhecimento público do nosso trabalho, mas sentimo-nos recompensados pelo nosso esforço e dedicação quando alguém se nos dirige, como tu o fizeste.

O envio regular de textos e fotografias pelos nossos tertulianos, maioritariamente ex-combatentes da Guiné, porque a este teatro de operações o nosso blogue se dedica em exclusividade, obriga-nos a um trabalho que ocupa algumas horas do nosso dia. Fazemos isto com prazer, na medida em que sabemos estar a compor um legado que no futuro alguém há-de tratar para poder refazer este pedaço da História de Portugal.

Caro camarada, desculpa o tratamento por tu, mas é a prática saudável da casa. És mais um camarada que tem a porta da nossa caserna virtual aberta para que sempre que queiras possas intervir.

Em nome dos editores e demais camaradas e amigos do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, recebe um abraço.

Pelos editores
Carlos Vinhal
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 15 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4959: O Nosso Livro de Visitas (68): Ildefonso Alves, ex-combatente em Angola, que nos acompanha em Paris

(*) "Cadernos da Guerra Colonial", que tem vindo a ser publicados no semanário Comércio do Seixal e Sesimbra.

Sem comentários: