sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5222: Efemérides (33): O Dia dos Veteranos, 11 de Novembro na Vila de Stoughton (USA) (José da Câmara)

1. Mensagem de José da Câmara, ex-Fur Mil da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, Guiné, 1971/73, radicado nos Estados Unidos da América, com data de 4 de Novembro de 2009:

Caro Carlos,
Junto encontrarás uma página de um dos jornais locais, e que faz referência ao dia dos Veteranos.
Com esta página tento mostrar aos nossos camaradas algumas das coisas que o Departamento dos Veteranos da Vila de Stoughton faz pela classe.
Não sei até que ponto isto tem interesse para o nosso blogue. Tu ajuizarás e procederás de acordo com aquilo que te parecer ser melhor.

Com votos de muita saúde e um abraço amigo,
José Câmara

Clicar na imagem para ampliar

2. Caros camaradas,

O dia do Armistício é celebrado nos EUA no dia 11 de Novembro. Este dia também é considerado feriado nacional.

Entre as tradições mais queridas e honrosas dos americanos para este dia estão o embandeiramento das sepulturas dos veteranos de Guerra, os desfiles cívicos pelas ruas da cidade com paragens e alocuções nos cantões dos cemitérios dedicados aos veteranos.

Sempre que necessário, também se procede à Cerimónia da Queima das Bandeiras velhas ou removidas das sepulturas, acto esse que é feito com todo o respeito e circunstância.

Stoughton, a vila onde vivo, não foge à regra tradicional.

No caso particular desta vila de Stoughton, nos anos oitenta do século passado, os vereadores resolveram que todas as ruas a construir têm que ter o nome de um veterano.

Para além disso, os veteranos que, em vida, se distinguiram ao serviço da comunidade, depois da sua morte, e por voto do elenco camarário, podem ter o seu nome perpetuado em cruzamentos de ruas, jardins, edifícios públicos ou outros lugares considerados apropriados.

Nos desfiles cívicos, vulgo paradas, participam as entidades locais e estaduais, forças policiais, bombeiros, muitos grupos de escuteiros masculinos e femininos, e ainda a Banda de Música do Liceu local, Guardas de Honra e Esquadrões de Veteranos.

A cópia da página do jornal que junto é da autoria do Departamento de Veteranos de Stoughton.

A determinada altura pode ler-se “Please Help us in this honored tradition. This is truly a great thing for your children and grandchildren do participate in” (Por favor ajudem-nos nesta honrosa tradição. Esta é uma grande causa para os vossos filhos e netos participarem).

De notar ainda os apelos que são feitos para que os veteranos, familiares e comunidade em geral participem nos diferentes afazeres do Departamento, quer seja na procura dos seus benefícios quer seja na ajuda àqueles que, ainda ao serviço das forças armadas americanas, estão espalhados pelo mundo na defesa dos interesses americanos.

Camaradas,
Esta é uma amostra daquilo que se faz em terras da estranja.
Tem o valor que cada um entender que tem.

Um abraço amigo,
José Câmara
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 24 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5153: Controvérsias (31): Afinal quem saiu derrotado na guerra da Guiné? (José da Câmara)

Vd. último poste da série de 4 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5211: Efemérides (26): 1 de Novembro de 1965 – Relatório Oficial da Carnificina em Farim (António Paulo Bastos)

4 comentários:

Jorge Fontinha disse...

José.

1º um grande abraço e obrigado pelos teus belos Email's e sobretudo pelos votos, no meu aniversário.Aqueles celebrando os 23 anos, foi em Capó, que conheces pelo espaço aéreo!
Na verdade, os bons exemplos, chegam-nos, sempre do estrangeiro.Assim as nossas autoridades nacionais,reconheçam, aqueles que no século XX, da "Lei da morte" se não libertaram ao serviço da Nação Lusa.
Foi bom dares esse contributo para o blogue.
Outro grande abraço.

Jorge Fontinha

Carlos Vinhal disse...

Infelizmente, neste caso não podemos dizer, lá como cá.
Carlos Vinhal

José Marcelino Martins disse...

Caro José da Câmara

Pouca diferença há entre CÁ e AÍ:

Aí, USA, lembram os seus filhos sempre (não posso esquecer a saudação, com palmas, aos soldados que passaram um aeroporto secundário, por parte dos passageiros);

Aqui, Potugal, esquecem e, quando não podem, assobiam para o lado.

Não há pachorra!

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro camarada

Num País como o nosso que gosta de copiar tudo o que vem da estranja, lamento que não faça os bons exemplos.

Se fosse um sistema corrupto já o tinham adotado.

Um abraço

Mário Pinto