sábado, 7 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5229: Ser solidário (43): A Tabanca de Matosinhos constitui Associação de Apoio e Cooperação ao Desenvolvimento Africano (Editores)

1. Notícias da Tabanca de Matosinhos

Há muito que a Tabanca de Matosinhos* deixou de ser só uma Tabanca de convívio onde aparentemente, às quartas-feiras só se come, para se dedicar à meritória causa de ajudar a colmatar algumas das necessidades mais prementes, principalmente na área da saúde, da Guiné-Bissau.

São já bastantes as suas iniciativas, como podem ver na listagem que vos deixo no fim deste poste.

De acordo com os postes 260 e 264 da Tabanca de Matosinhos, que aqui reproduzimos, com a devida vénia, está em fase final a constituição de uma Associação que oficializa as suas actividades na área da cooperação.


2. P260- A nossa Associação começa a ganhar forma

Nesta última quarta-feira a nossa futura Associação deu passos importantes na sua génese já que os presentes (30) formalizaram a sua inscrição numa ficha própria que o Dr. Moutinho trouxe.

Em conversa informal foi lembrado a todos que a constituição desta Associação vai trazer facilidades na aquisição e envio de ajuda humanitário e nas deslocações à Guiné, mas vai trazer também algum trabalho suplementar que terá obviamente de ser assegurado pelos seus representantes, para além do pagamento de uma quota periódica para cobertura de despesas administrativas, para além da habitual contribuição semanal nos almoços das quartas-feiras.

Todos os presentes se inscreveram na Associação pelo que em boa verdade já se pode afirmar que temos 30 associados.

Quem quiser inscrever-se basta clicar sobre a imagem da ficha de inscrição, imprimi-la, digitalizá-la novamente e enviar-ma por correio electrónico para o meu mail alvarobasto@gmail.com ou simplesmente comunicar-me por email essa intenção fornecendo os respectivos dados.

Clicar para ampliar


3. P264- A nossa Associação vai de vento em popa

Foi uma semana bem produtiva esta que hoje termina.
A constituição da nossa Associação deu alguns passos muito importantes com vista à sua formalização.
Em primeiro lugar veio finalmente a aprovação da Admissibilidade de Denominação, ou seja já temos nome de pessoa colectiva e respectivo NIPC como a atesta o respectivo certificado que se reproduz. O nome não ficou exactamente o que se pretendia mas foi este o aprovado e nada há a fazer contra isso.: "TABANCA PEQUENA-GRUPO DE AMIGOS DA GUINÉ-BISSAU – APOIO E COOPERAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO AFRICANO".

Depois fomos reconhecidos pela comunidade de organismos que estão neste momento ajudar a Guiné-Bissau, em particular a Clínica Pediátrica S. José de Bor. Estiveram presentes três representantes da AIDA uma associação espanhola que tem vindo a integrar nos seus planos de apoio uma ajuda importante nas evacuações das crianças com cardiopatias graves para ao Hospital de S. João, o Prof. Dr. Luis Almeida Santos, Director da UAG da Mulher e da Criança, que tem sido o grande mentor e responsável pelo internamento e tratamento das crianças que são evacuadas para serem operadas no Hospital de S. João e a Dra. Lara Quintela da MSH – Missão Saúde para a Humanidade, uma ONG que vem actuando igualmente no terreno nas carenciadas áreas da saúde na Guiné Bissau.

Foi uma reunião exploratória para se abrirem canais de comunicação e definirem estratégia para aumentar a eficiência e o desempenho da canalização da ajuda humanitária em que todos estamos integrados com especial ênfase para a ajuda à Clínica Pediátrica S. José em Bor.

Finalmente e em reunião efectuada ontem à noite, os seis tertulianos que decidiram levar a peito esta tarefa de fundar um Associação, Moutinho dos Santos, Marques Lopes, José Teixeira, Nelson Sousa, António Pimentel e Álvaro Basto, analisaram o projecto dos Estatutos da nossa Associação que haviam sido elaborados pelo Dr. Moutinho dos Santos e após alguma correcções aprovaram-nos.

Devido à extensão do respectivo texto (24 páginas) não será possível reproduzi-los aqui mas tudo faremos para os colocarmos à disposição de todos os interessados antes da próxima quarta feira, data em que está prevista a assinatura da respectiva escritura pública.

Seguir-se há a aprovação do valor da quota anual que em principio deverá ficar nos 20 euros e a elaboração da lista para os corpos gerentes para o primeiro biénio de vida da nossa ONG.


4. Fotos de crianças que vieram a Portugal receber tratamento que a Guiné-Bissau não pode disponibilizar. Aqui também houve uma ajuda da Tabanca de Matosinhos.






5. Listagem de alguns postes que fazem referência à actividade da Tabanca Matosinhos na área da cooperação com a Guiné-Bissau.

P101-Guiné, aí vamos nós
P118-APELO-Mais Sementes para a Guiné.
P130-SEMENTES PARA A GUINÉ
P144-SEMENTES PARA A GUINÉP151-Crianças da Guiné e a Tabanca de Matosinhos
P159-Afinal o que é a Clínica Pediátrica de Bor?
P162-A Clínica de Bor e a Tabanca de Matosinhos II
P180-As crianças guineense operadas no Porto
P208-As Crianças da Clinica de Bor
P210-As crianças da Guiné
P219-A nossa ajuda à Clinica Pediátrica de Bor
P230 - As crianças da Guiné
P235 - A nossa Ajuda Humanitária
P241-Mensagem do Dr. Augusto Bidonga
P243- Noticias da Clinica Pediátrica de Bor
P249 - De Solidariedade se fala
P260- A nossa Associação começa a ganhar forma
P264- A nossa Associação vai de vento em popa
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 9 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4310: Tabanca de Matosinhos (11): As crianças da Guiné-Bissau precisam da nossa ajuda (Álvaro Basto)

Vd. último poste da série de 5 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5212: Ser solidário (42): Em Marcha a Expedição Humanitária Portugal/Guiné-Bissau 2010 (José Moreira, Memórias e Gentes, Coimbra)

Sem comentários: