sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5220: Agenda Cultural (42): Doces & Licores Conventuais em Alcobaça (José Eduardo R. Oliveira)


1. O nosso Camarada José Eduardo Reis de Oliveira (JERO), foi Fur Mil da CCAÇ 675 (Binta, 1964/65), enviou-nos o seguinte convite, com data de 5 de Novembro de 2009:

DOCES & LICORES CONVENTUAIS EM ALCOBAÇA

Camaradas e Amigos,

É tempo de abrir a agenda e escrever: "Alcobaça. Doces. JERO".

Falta uma semana. A XI Mostra vai decorrer no Mosteiro de Alcobaça, de 12 a 15 de Novembro corrente.

Falta uma semana. É uma oportunidade única. Garanto à fé de quem sou.

Para quem vier cedo podemos ir aos doces e visitar, depois de almoço, o Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota que fica a cerca de 10 km de Alcobaça. Quem precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida, contacte-me por favor - telef. 963147683.

Recordo que ALCOBAÇA é Terra de Paixão. E quem passa por Alcobaça...

XI MOSTRA INTERNACIONAL DE DOCES LICORES CONVENTUAIS - IMPERDÍVEL - de 12 a 15 de Novembro

Das cozinhas dos mosteiros e dos conventos surgiram as mais maravilhosas doçarias, confeccionadas à base de açúcar e ovos.

Durante muitos séculos essas receitas ficaram no segredo dos deuses, mas com a abertura ao exterior os segredos foram-se desvendando e, hoje, as melhores delícias podem ser degustadas na mais carismática Mostra Internacional de Doces Conventuais. Pelo XI ano consecutivo, Alcobaça e o Mosteiro de Santa Maria são o palco do evento que, anualmente, acolhe mais de 35 mil visitantes.

O amarelo-torrado é a cor predominante do mês de Novembro na cidade de Alcobaça, mais especificamente, ao longo das salas do Mosteiro de Alcobaça. O açúcar volta a ser, de 12 a 15 de Novembro, a mancha decorativa da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais.

Sobejamente conhecida a nível nacional e internacional, a XI edição conta mais uma vez com a presença de cerca de 40 participantes, onde estão incluídas presenças estrangeiras de países como: Bélgica, França e Espanha e Brasil. Este ano a Autarquia espera ainda receber uma representação da Polónia (fruto das geminações estabelecidas com a cidade de Belchatów).

A Autarquia, que se assume como pioneira do evento desde 1999, continua a apostar no acontecimento cultural que anualmente mais visitantes traz ao concelho. Uma aposta que alia os sabores da gastronomia à cultura e ao património deixado pelos Monges Cistercienses.

Horários: 10h30 às 23h00 (Dia 15 encerra às 21h00)
Local: Mosteiro de Alcobaça
Entrada: 1 Euro

Um grande abraço do,
JERO
Fur Mil Enf da CCAÇ 675
___________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

Sem comentários: