segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 - P5630: Notas soltas da CART 643 (Rogério Cardoso) (2): O César e o Capitão Silveira

1. Mensagem de Rogério Cardoso (ex-Fur Mil, CART 643/BART 645, Bissorã, 1964/66), com data de 8 de Janeiro de 2010:


O César e o Capitão Silveira

O César era o chamado mancebo do mais puro e inocente que a Companhia conheceu.
Quando em Santa Margarida soube que ia para a Guiné, que não fazia a mínima ideia do que seria, quando o comboio parou na Rocha Conde de Óbidos, junto ao Uíge, abriu a boca de espanto dizendo que nunca tinha visto nada igual, julgava que o barco era como no ribeiro da aldeia dele que levava meia duzia de cada vez para o outro lado, que não seria longe no seu pensamento.

Já em Bissorã em meados de Junho, o local não tinha condições para alojar tantos homens, estou a falar em 1964, e para exemplificar nós estivemos 6 ou 7 meses sem um frigorífico, bebia-se água e cerveja quentes, a não ser puxar pelo patacão nas tascas dos civis.

Houve então uma alma caridosa da retaguarda, aquela em que diziam que estava firme que nem uma rocha, enviou um aparelho a petróleo e foi uma festa.
Esse frigorifico, claro que só podia ser aberto 2 vezes por dia, almoço e jantar e para não haver abuso e respeito pela ordem, foi colocado no terraço dos oficiais, assim se houvesse abuso eram só meia duzia.

Numa bela noite de muito calor e depois de jantar, estava o Capitão Silveira, o Tenente Médico Campos, Alf Mil Lourenço, Paulo, Mendes e Cardoso, sentados nas esperguiçadeiras de pernas estendidas conversando, quando aparece o soldado César, passando por cima deles até chegar ao frigorifico, abrindo-o, garrafão à boca bebendo o que lhe deu na vontade.
O Capitão Silveira em voz alta advertiu assim:

- Ó pazinho que confiança é esta, passas aqui por cima de todos nós, abres a porta, garrafão à boca, bebes o que te apetece, como é a confiança e o respeito?

Respondendo de pronto:

- Ó meu Capitão, que eu saiba o frigorifico não é seu mas sim da malta toda.

O Capitão não se conteve, começou a rir, o que era raro, e mandou-o embora, dizendo entre dentes para os oficiais:

- Isto sim é que é pureza, embora a hierarquia não tivesse sido respeitada, com homens assim levo a Companhia para onde quero.

Rogério Cardoso
__________

Nota de CV:

Vd. primeiro poste da série de 9 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5619: Notas soltas da CART 643 (Rogério Cardoso) (1): A tasca do Maximiano em dia de bife

Sem comentários: