sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Guiné 63/74 - P7189: Blogoterapia (164): O Blogue está a sofrer uma mutação evolutiva de qualidade / Sinal de maturidade é virmos aqui contar o que nos vai na alma (Carlos Filipe / Luís Graça)

Dois textos à consideração e reflexão da nossa Tertúlia sobre o nosso Blogue e seus intervenientes, nós todos e cada um à sua maneira.


1. Mensagem de Carlos Filipe Coelho (ex-Soldado Radiomontador da CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, 1971/74), com data de 28 de Outubro de 2010:

Caros Amigos
Não imagino se este email, será oportuno ou não.
Mas não quero deixar de manifestar o que considero neste momento sobre a 'Tabanca Grande'.

Creio que, sem desvalorizar sentimentos, sofrimentos de qualquer ordem, concepções não alteradas com o decorrer do tempo por razões desconhecidas, dos seus Tertulianos; o Blogue está a sofrer actualmente uma mutação evolutiva de qualidade (diferente).

Apraz-me constatar, depois da minha já muita "exploração de textos" no Blogue, que a malta está a ganhar vontade (coragem?) para novas abordagens, sobre aquilo que de alguma forma nos moldou, alterou, ou influenciou nossas vidas. E até nos atormentou, mesmo antes, da condição de militar.

Causas, fundamentos e consequências da Guerra Colonial, foi e continua sendo, algo "sigiloso" porque alguns dos seus mentores, estrategas e/ou dirigentes políticos, ainda andam pela nossa praça (activos e influentes próximos da classe dirigente do país). O que constitui ainda uma restrição e inibição, no mínimo psicológica, à livre manifestação de opinião ou sentimentos.

Considero também salutar este pequeno 'salto' no Blogue porque, já há muito tempo, sob o conceito 'politicamente correcto', a sociedade não aborda temas ou assuntos que determinaram nossas vidas, enquanto ex-combatentes e a sociedade em geral. Enfim... transformando-se desta forma em tabu, a guerra colonial, em consequência de uma concepção política/económica da época, que agora geneticamente igual e global.

Sendo de todo saudável que quebremos aquelas barreiras, porque estou convencido que existe ainda muitos ex-combatentes que transportam montes de dúvidas na compreensão, tendo sido por vezes protagonistas de uma determinada característica de guerra, e por outro lado serem conhecedores de outros desenvolvimentos com parâmetros absolutamente diferentes ou até antagónicos. Levando à não compreensão e à perda da percepção de conjunto da guerra colonial, nas diversas frentes, e mesmo no próprio território para onde foi mobilizado.

Sei que o Blogue, não é um fórum de discussão... porém devo reconhecer publicamente que meu objectivo tem sido através dos Comments, (permitam-me a expressão) acicatar a discussão e o acto de expressar nos mesmos comments, muitas vezes de forma relâmpago, a dúvida mais profunda sobre o assunto que por vezes está disfarçada de uma "afirmação indesmentível".

Amigos a picada já vai longa.

Um abraço para vocês
P.S. - Utilização livre deste email para C.Vinhal e Luís Graça

Carlos Filipe
ex-CCS/BCAÇ3872
Galomaro


2. Comentário que o nosso Editor Luís Graça deixou no Poste 7190:

Sinal de maturidade deste blogue (ou das gentes que nele escrevem e comentam) é o facto de virmos aqui contar o que nos vai na alma, descrever as emoções associadas a grandes momentos da nossa história de vida ou da nossa história colectiva, trazer as nossas reflexões sobre os acontecimentos do passado, expor as nossas memórias, seguramente reconstruídas...

O nosso blogue, enquanto tal, não tem uma orientação político-ideológica, não é monárquico nem republicano, não é colonialista nem anti-colonialista, não é pró nem contra, enfim, recusa ter "adesivos"... O que importa é a capacidade (logística e metodológica) de reunir à volta do poilão da Tabanca Grande gente que fez a guerra colonial (do ultramar para uns, de libertação, para outros...) e que pensa pela sua cabeça. E sem tabus. De há muito que combatemos o "politicamente correcto", o "seguidismo", o "conformismo", mas também o "bota-abaixismo", o "revanchismo", e demais imos...

O nosso único limite é o do "bom senso e bom gosto" e a tolerância, o respeito uns pelos outros: não tenho que GRITAR as minhas convicções à frente dos outros, muito menos os meus ódios de estimação, por exemplo... Há outros espaços para isso, que não este.

Dito isto, saúdo os quatro intervenientes, o autor do poste e os três camaradas que o comentaram. O meu aplauso vai, em primeiro lugar, para o Zé Corceiro que nos deixou uma magnífica peça sobre esses já longínquos tempos do 25 de Abril de 1974, com preciosas fotos de autor, inéditas, e com apontamentos deliciosos, e que escreveu sobre esses acontecimentos marcantes com inteligência emocional, com elegância, com saudade mas também com distanciamento crítico... Enfim, uma nota de apreço também para os três comentadores do poste, o António Barbosa, o Carlos Filipe e o Zé Dinis, que vieram enriquecer o texto do Zé Corceiro...

Ainda temos poucos testemunhos sobre esta efeméride, o 25 de Abril de 1974, que, quer se queira quer não, mexeu com todas as nossas vidas (e as vidas dos povos que viviam sob a administração portuguesa na África e na Ásia)...

Seria bom, por exemplo, que o António Barbosa nos contasse, com mais detalhe, o que se passou em Cabuca, por essa altura, indo ao encontro da sugestão do Filipe... É pena que, com o tempo, as "imagens" e as "emoções" (positivas, negativas ou neutras) desses dias se desvaneçam, quanto mais não seja pelo efeito da usura (física e mental...) do tempo.

Um Alfa Bravo.
Luís
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 23 de Outubro de 2010 > Guiné 63/74 - P7166: Blogoterapia (163): Recordações da infância (Felismina Costa)

OBS:- Negritos da responsabilidade do editor

6 comentários:

Amilcar Ventura Ex. Furriel Mil da 1ª comp BCAV8323 disse...

NÃO SEI QUAL É A TUA INTENÇÃO LUÍS GRAÇA NESTE COMENTÁRIO AO POSTE DO VINTE CINCO DE ABRIL EU TAMBÉM O COMENTEI E NÃO FAZES REFERENCIA AO MEU NOME, GOSTARIA DE SABER O PORQUÊ.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA A TABANCA GRANDE

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro Amilcar Ventura

Não sendo editor, nem sendo Luís Graça é fácil perceber, (repara bem), que o texto do Luís Graça é a transcrição do seu comentário ao post sobre o 25 de Abril e que foi colocado antes do teu comentário, pelo que não se podia referir ao que então ainda não existia, ou seja, o teu comentário.

Sendo este post da edição do Carlos Vinhal, obviamente ele não alterou o que o Luís Graça tinha escrito.

Julgo ser esta a explicação lógica e não haver qualquer outro sentido no facto que descreves.

Um abraço para ti e para todos

Luís Graça disse...

Meu caro Amílcar:

Calma, o Joaquim já teve a gentileza de explicar tudo... no que lhe fico obrigado.

Como podes observar, há neste momento 14 comentários ao poste do Zé Corceiro. Por ordem cronológica, eu fui o 4º e o tu o 5º... O Augusto Barbosa, o Carlos Filipe e o José Dinis chegaram primeiro... I' m sorry.

Por outro, e como deves imaginar, eu não tenho vida para comentar todos os comentários (não posso e sobretudo não devo). De resto, aqui cabe-me estar mais como leitor do que editor...

Um abraço. Luís

Torcato Mendonca disse...

Carlos Filipe e Luís Graça

Não tenho acompanhado com a habitual assiduidade e atenção o blogue. O Texto do José Corceiro li com atenção. Gostei daquele excelente trabalho. Nada disse pois ia repetir o que já estava comentado e estava de acordo. Curiosamente estou de acordo com o que vocês escrevem e comento. Vem a tempo e só para dizer que a quantidade dos escritos (7189)pode não ser sinónimo de qualidade. Pode mas, de um modo geral pela sua diversidade de temas, pela sua pluralidade de pensamento, salvo melhor opinião, é.
As visitas, 7,1 milhões são demonstrativas de algo para lá da singela curiosidade. Ontem escrevi a dar os parabéns a quem com esforço mantém esta obra viva. Eu gosto. Posso e estou muitas vezes em desacordo. Penso ser salutar. Penso até que muitas discussões e divergências são fundamentais para essa qualidade de que falas Filipe. Antes de enviar um abraço digo que a foto do LG é de um homem que ele não é. Carrancudo demais.

Abraços para vocês e todos os Tertulianos(gosto desta designação;
T.M.

Costa Abreu disse...

Caro Carlos Filipe
Segundo o Blog es soldado Radiomontador, segundo o Regulamento quando um soldado acabava o curso de Radiomontador na Escola Militar de Electromeanica em Paco de Arcos era imediatamente promovido a 1 cabo Radiomontador, sera que nao esta bem mencionado?
Costa Abreu
Grupo de Comandos Centurioes

Unknown disse...

Amigo Costa Abreu
Não sei se te responda de lá para cá ou de cá para lá. Que é como quem diz. Não está na cara??
Mas vou ser aprazivel de forma concisa.
Passe a ironia, ok?
É simples, quando passei à condição de militar já tinha a "folha" feita, para o "trabalho" no resto do tempo, creio que até sabiam quantos aerogramas eu levava comigo.
Alguém se encarregou disso !...
Por falares de Paço D'Arcos, tenho boas recordações do (na altura) Cap. Pena, que posteriormente nos encontramos na Guiné e depois anos mais tarde, novamente na EMEL (parece que agora não se designa asim)quando me decidi ir buscar o meu diploma do curso.

Um abraço para todos e para cada um
Carlos Filipe
ex CCS BCAÇ3872 Galomaro