quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Guiné 63/74 - P7182: Convívios (280): Tabanca de Pitche e Arredores (Hélder Sousa/Luís Borrêga)

Os nossos Camaradas Hélder Valério Sousa (ex-Fur Mil de TRMS TSF, Piche e Bissau, 1970/72) e Luís Borrega (ex-Fur Mil Cav e MA da CCAV 2749/BCAV 2922, Piche, 1970/72), enviaram-nos uma mensagem a darem-nos conta da inauguração de mais uma tabanca.

Caros amigos e camaradas,

Já faz bastante tempo que não colaboro com outro tipo de 'produção' que não seja a de comentar um ou outro texto.
Nada de especial, apenas falta de tempo....

No entanto hoje trago ao conhecimento da "Tabanca Grande" que foi decidido, conforme texto que anexo, a criação da "Tabanca de Pitche e Arredores" que tem por objectivo proporcionar um local de encontro mais fácil para todos aqueles que estiveram ou passaram por aqueles locais.
Trata-se como é natural, de encontros/almoços, para já, mas também se avançou com a criação de um local no "Facebook" que parece ser um elemento facilitador.
A partir do desenvolvimento que esta iniciativa possa ter, teremos possibilidade de passar a outras formas de organização e, porque não, outros objectivos.

TABANCA DE PITCHE E ARREDORES

Caros camaradas e amigos

Inspirados pelas notícias que nos chegam dos alegres convívios que, aqui e ali, vários camaradas vão fazendo, a pretexto da necessidade que todos temos de nos alimentar, seja a “Tabanca da Linha”, seja a do “Centro”, seja a de “Matosinhos”, a dos “Melros”, etc., um grupo de companheiros que têm em comum o facto de terem estado na área de Pitche, sendo que alguns são membros da nossa “Tabanca Grande”, o Blogu... e Luís Graça & Camaradas da Guiné, e outros ainda não ganharam coragem para tal, decidiram criar também o que aqui e agora se divulga, a “Tabanca de Pitche e Arredores”.

O núcleo inicial centra-se maioritariamente nos ex-Furriéis do BCAV 2922 e o que motivou esses encontros/almoços foi a possibilidade de rever um deles, o ex-Fur. Fernando Boto, que vive na África do Sul e que no final do ano passado veio a Portugal e originou assim um almoço na Costa da Caparica, de que até já foi dado conta, aqui no Blogue.

Pois então, depois disso, e sempre a pretexto de rever e juntar os companheiros cuja amizade se foi forjando e cimentando nos tempos de juventude e nas terras da Guiné, já ocorreram alguns almoços, tendo como organizador o ‘tertuliano’ Luís Borrêga, que tiveram como cenário o “Restaurante Alexandre” na Rua dos Mastros, em Lisboa, por sinal propriedade de um camarada da Guiné, de seu nome Alexandre Vieira de Oliveira, que pertenceu ao BCAV 790 com sede em Bula, de Abril de 1965 a Fevereiro de 1967. A esses almoços foram dados nomes, tal qual como às operações em que se viam envolvidos, sendo os dois últimos, em 6 de Agosto e 16 de Setembro passados e que se chamaram respectivamente “FERRODENTE” e “LIFEBUOY”, das quais se anexam algumas fotos.

Também como é natural, nesses encontros foram sendo envolvidos outros elementos, como é o caso do Pereira da Costa e do José Dinis (igualmente pertencentes à Tabanca Grande) e acabou por surgir e ganhar força a ideia de se criar um espaço do convívio que congregasse os camaradas que estiveram ou ‘giraram’ à volta de Piche.

Para dar mais consistência e procurar captar mais interessados, foi criado um espaço no “Facebook” dedicado então à “Tabanca de Pitche e Arredores”, espaço esse criado pelo Fernando Boto e ao qual eu e o Luís Borrêga damos apoio.

Nesse espaço escrevi uma saudação inicial, que aqui reproduzo:

“Antes do mais quero saudar a criação deste espaço que se espera possa vir a contribuir para estreitar relações entre todos aqueles que durante a sua 'comissão de serviço por imposição' em terras da Guiné, estiveram ou passaram por Piche, ou Pitche, na fonética local.Cabem aqui todos aqueles para quem Pitche foi local de permanência ou placa giratória: Canquelifá, Buruntuma, Dunane, Ponte Caium, Cambor, etc., incluindo também Bajocunda.

Vamos então em frente com este empreendimento.
A partir deste ponto de convergência agora criado, esta "Tabanca de Pitche e Arredores", podemos fazer mais coisas: podemos, como é natural, trocar recordações, imagens, lembranças, pormenores, relatar acontecimentos, desabafar, se for caso disso.

Podemo-nos encontrar quando se achar oportuno, para almoçar ou outro evento qualquer.

Podemos a partir daí pensar em algo que nos motive, nos sensibilize, que nos leve a solidarizar com o que se vier a considerar.

Por agora é só o 'pontapé de saída'. O jogo vai decorrer.

Aguardam-se contributos.”

Já está em organização a próxima ‘operação’, que até já tem nome de código, aguardando-se o regresso do Fernando Boto para a sua efectivação. O local deverá ser o mesmo, salvo se o Luís Borrêga levar avante a ideia que já fez circular de pretender diminuir a sua população de pombos... vamos aguardar pacientemente!

Que mais camaradas se possam juntar à “Tabanca de Pitche e Arredores”, quer no encontro/almoço, quer no “Facebook”, é o nosso desejo para que, a partir daí, se possa avançar para outros patamares.

Operação “FERRODENTE”

Foto 1 – Concentração antes de partir para o objectivo
José Bóia, João P. Costa, José Sobreira, Henrique Ferreira, Luís Encarnação, Castro Neves (então Cap. Comandante da CCav 2748 de Canquelifá, hoje Coronel), Francisco Palma e Luís Borrêga.

Foto 2 – Em acção no objectivo
Da esquerda para a direita Fernando Boto, Borrêga, Encarnação, Hélder Sousa, dois elementos não muito visíveis sendo um deles o José Bóia, João P. Costa, Laranjeira e Henrique Ferreira.


Operação “LIFEBUOY”


Foto 1 – Em acção já no objectivo
Da esquerda para a direita Palma (em oração), Emanuel Vieira, Hélder, alguns elementos encobertos entre eles se vislumbra a cabeleira do Borrêga, João P. Costa, José Dinis e Encarnação (em meditação).


Foto 2 – Em acção já no objectivo:
De frente Palma, Vieira, Borrêga, Hélder e Bóia. De costas João P. Costa, José Dinis e Encarnação.

Abraços,
Hélder Sousa/Luís Borrêga
__________

Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em: 25 de Outubro de 2010 > Guiné 63/74 - P7174: Convívios (196): Encontro do Grupo do Cadaval no Couço-Coruche (José Manuel Matos Dinis)

4 comentários:

Luís Graça disse...

Parabéns pela iniciativa. Parabéns ao Hélder e ao Luís. Longa vida para as gentes da Tabanca de Pitche & Arredores. Vou informar o amigo Cristina, que penou mais de um ano na Ponte de Caium. Mandem o vosso endereço no Facebook.

Luís Graça

Anónimo disse...

Meus Senhores,
Acho muito bem a abertura de mais uma tabanca opcional, por isso tem o meu apoio.
Façam o favor de indicar o número de telefone, para o caso de terem um serviço de entragas ao domícilio, tipo Telepizza.
Felicidades.
JD

Anónimo disse...

Caro Luís
O nosso Amigo "Caiumense" Cristina até se vai passar. Há lá fotos da Ponte de Rio Caium antigas e actuais para todos os gostos.
Para chegar à Tabanca é entrar no Facebook, e pesquisar TABANCA DE PITCHE E ARREDORES, e pronto estão no largo principal, o nosso poilão é menos majestoso do que o Poilão da Tabanca Grande mas faz sombra e há lugares vagos.
Cá vos esperamos...
Abraço Camarigo do tamanho do Corubal.
Luís Borrega

Anónimo disse...

Caro JD
A Tabanca de Pitche e Arredores, espera pela tua aderência como bom "Pitchense" que és.
Já lá foste a um Ronco,a Operação LIFEBUOY.
É como disse ao Luís, entras no Facebook, e depois pesquisas TABANCA DE PITCHE E ARREDORES, e pronto já lá estás...
O teu lugar à sombra do Poilão espera-te !!!
Abraço do tamanho do Corubal
Luís Borrega