sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Guiné 63/74 - P7191: In Memoriam (58): Faleceu o Dr. Rogério da Silva Leitão (José Marques Ferreira)



1. O nosso Camarada José Marques Ferreira, ex-Sold Apontador de Armas Pesadas da CCAÇ 462, Ingoré (1963/65), enviou-nos hoje a seguinte mensagem:
Camaradas,
Cheguei há pouco de Aveiro. Lá contactei uma pessoa das minhas relações e, por ela, soube que hoje mesmo de tarde se realizou o funeral do médico que prestou serviço militar na Guiné, o cardiologista Dr. Rogério Leitão e naquela cidade residente.
Várias vezes falei com ele, nomeadamente da Guiné, e ele, uma vez, perguntou-me se eu também tinha estado em Catió. Eu sabia que foi aqui um dos locais onde «estacionou». Expliquei-lhe por onde andei, que agora não vem ao caso.
Fiquei de o visitar, até por sugestão do Luís Graça, mas «encolhi-me» porque não sabia como ia ser a visita e falarmos um pouco de tudo isto que nos une: a Guiné. Já ele estava muito doente.
A vida inexoravelmente não dispensa estas situações e por isso o comunico, porque se a Tertúlia ainda não sabe, penso que tenho a obrigação de o dar conhecer.
Com a devida vénia e agradecimento, retirei do site da Câmara Municipal de Aveiro, cujo link é: http://www.cm-aveiro.pt/www/Templates/GenericDetails.aspx?id_object=34200&divName=2&id_class=2, a seguinte notícia e foto:

FALECIMENTO DE DR. ROGÉRIO DA SILVA LEITÃO
Faleceu ontem, dia 28 de Outubro, com 75 anos de idade, Rogério da Silva Leitão, ilustre aveirense, antigo Presidente da Assembleia Municipal entre 1994 e 1997 e vogal deste Órgão de 1986-1993, e reconhecido cardiologista.
Trata-se de uma enorme perda para o Município de Aveiro, para a sua história social e política, que muito se lamenta. O funeral terá lugar hoje, dia 29 de Outubro, pelas 15.00 horas, na Igreja da Misericórdia.
Élio Maia, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, manifesta o seu pesar, considerando que “o município perdeu um distinto aveirense, uma personalidade que pautou a sua acção com reconhecido zelo no campo da cardiologia, e na noção da importância do poder local para o desenvolvimento de Aveiro” e deixa “a sua mais profunda mágoa pela perda de um médico e aveirense de reconhecida distinção, que soube marcar estes tempos com incontestável e irrepreensível intervenção social, médica e política”. A 12 de Maio de 2005 a Câmara Municipal de Aveiro atribuiu a Rogério da Silva Leitão a Medalha de Mérito Municipal em Prata.
A Autarquia Aveirense, através do seu Presidente, devido às circunstâncias excepcionais e urgentes, determinou como expressão de uma justa homenagem, declarar luto municipal por três dias.
Nesta hora de luto, todo o Executivo Aveirense deseja apresentar as mais sentidas condolências e a sua forte solidariedade à família de Rogério Leitão.
28-10-2010"


Um Abraço,
José Marques Ferreira
Sold Ap Armas Pes da CCaç 462


3. Comentário (posterior) de L.G.:


Em tempos o José Colaço fez uma bela homenagem a este nosso camarada, que foi seu médico, tenente miliciano, na CCAÇ 557 (Cachil e Como, 1963/65). Não o não conheci pessoalmente, mas sei que era também um ilustre e dedicado aveirense, conterrâneo portanto de alguns camaradas nossos. Ainda pedi ao José Marques Ferreira para o contactar, visitar e convidar para o nosso blogue. A sua doença já não iria, porém, permitir que esse nosso desejo se concretizasse. Estou grato ao José Marques Ferreira pelo seu cuidado e dedicação. Foi o José que serviu de elo de ligação a este nosso camarada, em vida e em morte. Nesta hora de pesar para todos nós, seus camaradas, seus amigos e sua família, fica aqui registada a nossa admiração por um dos oficiais médicos que esteve connosco na guerra da Guiné, e para mais logo nos seus primórdios.  O mínimo que podemos fazer para manter viva a sua memória, é juntar o seu nome à lista dos camaradas da Tabanca Grande que "da lei da morte se foram libertando"... Que descanse em paz. As nossas condolências à família.

Vd. poste de 13 de Novembro de 2009> Guiné 63/74 - P5264: Os nossos médicos (8): O Dr. Rogério da Silva Leitão, aveirense, cardiologista, CÇAÇ 557, Cachil, Como, 1963/65 (José Colaço)

_________
Nota de MR:

5 comentários:

antonio barbosa disse...

Boa noite tertulianos
OS BONS NÃO MORREM, AUSENTAM-SE
Sinceras condolências á familia
RANGER Antonio Barbosa

Luís Graça disse...

Vd. o poste do José Colaço, em que se faz uma bela homenagem a este nosso camarada, que eu não conheci pessoalmente. Ainda pedi ao José Marques Ferreira para o contactar e convidar para o nosso blogue. A sua doença já não permitiria que esse desejo se concretizasse. Estou grato ao José Marques Ferreira pelo seu cuidado e dedicação. Nesta hora de pesar para todos nós, seus camaradas, seus amigos e sua família, fica aqui registada a nossa admiração por um dos oficiais médicos que esteve connosco na guerra da Guiné. O mínimo que podemos fazer para manter viva a sua memória, é juntar o seu nome à lista dos camaradas da Tabanca Grande que "a lei da morte vai libertando"... Que descanse em paz. L.G.



13 de Novembro de 2009
Guiné 63/74 - P5264: Os nossos médicos (8): O Dr. Rogério da Silva Leitão, aveirense, cardiologista, CÇAÇ 557, Cachil, Como, 1963/65 (José Colaço)


http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2009/11/guine-6374-p5262-os-nossos-medicos-8-o.html

Jose Marcelino Martins disse...

Independentemente de conhecermos ou não os camaradas que connosco, ante ou depois e em qualquer um dos pontos cardeais, pisaram a terra vermelha da Guinés ou sofreram as agruras do seu clima, são Combatentes que partem. Vão deixando a sua vaga por por preencher, até porque, depois da guerra, construimos a paz.

Curvo-me perante a sua memória.

A minha solidariedade a todos - familia, amigos, conhecidos - que vão sentir a sua ausência.

colaço disse...

Estive bloqueado a nível informático, mas não podia passar sem prestar aqui a minha homenagem ao amigo Dr.Rogério da Silva Leitão,
Foi uma das coisa boas que a guerra da Guiné fez foi ter conhecido e convivido com este Homem, era um amigo, estimado por toda a companhia, por onde passou só deixou amigos enfim todas as palavras são poucas para adjectivar as suas qualidades humanas.
Também eu estou bloqueado com esta triste noticia, só me resta enviar os meus sentidos pesamos, esposa, filhas e restante família.

colaço disse...

Comentário nº4 rectifico a palavra pêsames.