Fotos nos 16, 17 e 18 > Amarante > 5 de setembro de 2025 > Casa da Cadeia, agora “Lugar Saudade – Teixeira de Pascoaes” > Exposição temporária “Teixeira de Pascoaes: Entre Ruínas e Fantasmas”, dedicada à vida e obra do poeta e pensador amarantino, que tirou o curso de Direito em Coimbra mas não fez a vida boémia coimbrã...


Foto nº 19 > Amarante > 5 de setembro de 2025 : O poeta-.filósofo da saudade, Teixeira de Pascoais (São Gonçalo, Amarante, 1877 - Gatão, Amarante, 1952)... Repousa no cemitério em frente à Igreja de São João Baptista de Gatão. Na campa, rasa, pode ler-se os versos que o autor propositadamente escreveu, narcisicamente, para o seu epitáfio: "Apagado de tanta luz que deu / Frio de tanto calor que derramou"...


Fotos (e legendas): © Luís Graça (2025). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].




1. Felizmente ainda há verão... A cidade está cheia de turistas (japoneses, espanhóis, franceses, nórdicos)... E eu pergunto: quantos portugueses do sul conhecem a "princesa do Tâmega" ?  E comeram um "caralhinho de São Gonçalo" ? Ou provaram umas "lérias" ? Ou beberam um copo de vinho verde "Avesso", monocasta  ? Ou viu um quadro do Amadeo Sousa-Cardoso, tão genial como o Picasso ? 


Descobri-a, no veráo de 1975... Pela mão (amorosa) da Alice. Está a pouco mais de 30 km de Candoz... Devia cá vir mais vezes, em diferentes alturas do ano... e do dia. Um sítio onde há lugar os peões. E onde apetece parar. Para beber um copo de vinho verde avesso e comeer umas "lérias". E ler um livro ou escrever um poema. À máo, no bloco de notas. E deixar o tempo parar... Ouvir o respirar do silèncio. Deswcobrir a saudade.

Devia cá vir mais vezes... E conhecer melhor o concelho: nunca fui, por exemplo, a Gatão (casa do Teixeira de Pascoaes) ou a Manhufe (casa do Amadeo Sousa-Cardoso)...

Amarante combina 3 coisas que eu valorizo numa terra: natureza, hstória e cultura (incluindo a gastronomia)..Além das vias pedonais... Estaciona-se longe, vem-se a pé, como o peregrino de Santiago ou o romeiro de São Gonçalo.  É, além disso,  a terra de 3 génios das artes e das letras portuguesas: Amadeo Sousa-Cardoso, Teixeira de Pascoais, Agustina Bessa-Luís...
 
Faz parte do Caminho de Santiago. E da Rota do Românico.. E da Região Demarcada dos Vinhos Verdes (sim, no plural). E mais: aqui estamos no berço de Portugal, os Vales do Sousa e do Tàmego. Que melhor sítio do mundo para se fazer a "autópsia", o estudo "anatomopatológico" da alma portuguesa ?

Aqui ficam alguns apontamentos de uma recente visita à cidade de Amarante... Fui lá ver a exposição dedicada ao Teixeira de Pascoaes, o nosso "anatomista patológico" da alma portuguesa.

 Aviso: não é cidade para se andar de canadianas...e máquina fotográfica a tiracolo... No dia seguinte a minha anca ressentiu-se... (LG)

PS - Se bem os contei, o concelho de Amarante teve 51 mortos na guerra do ultramar / guerra colonial, aqui listados no portal UTW - Dos Veteranos da Guerra do Ultramar. No TO da Guiné morreu um quarto (n=13). Em 1970, o concelho tinha c. de 49,3 mil habitantes. 

(Continua)

________________