terça-feira, 24 de agosto de 2010

Guiné 63/74 - P6895: Blogoterapia (155): As horas de convívio na nova Tabanca de São Martinho do Porto foram das melhores coisas que me aconteceram neste Verão (JERO)


Tabanca de São Martinho do Porto > Casa de férias da família Scharwz da Silva > 21 de Agosto de 2010 > Convívio, já obrigatório, anual, com membros da Tabanca Grande > Da esquerda para a direita, o régulo da nova Tabanca, o Pepito; o JERO (que tem casa em São Martinho há mais de 40 anos, foi nesta pérola da Costa de Praia que arranjou a sua bajuda, professora do ensino básico);  e eu,  dono da máquina fotográfica que tirou esta foto (...mas o fotógrafo foi o Xico Allen, o seu a seu dono!).


1. Comentário do JERO ao poste P6882:

Caro Luís

Por estar envolvido na minha qualidade de jornalista de O ALCOA (onde faço tudo menos varrer o chão da Redacção) só hoje tropecei na tua excelente reportagem do convívio da Tabanca de São Martinho do Porto, onde estive graças ao teu convite. Mais uma que te fico a dever...

Foi um convívio excelente,  ficando, no que me diz respeito, marcado pela extraordinária Senhora Dª. Clara Schwarz, Mãe do Pepito. Foi emocionante reviver as histórias dos miúdos austríacos em Alcobaça, (no final da década de 40) de que ainda recordo os nomes - Hans e Helmutt.

Depois, como diz o Hélder Valério,  no seu comentário, a amizade que expontaneamente brota - e nos une - poucos minutos de nos conhecermos. Foi o que me aconteceu em relação ao Pepito e o Teco (e respectivas esposas). 

As horas de convívio na  nova Tabanca de São Martinho (*)  foram das melhores coisas que me aconteceram neste Verão.

Aceitem um abraço do tamanho da Baía.

JERO

___________

Nota de L.G.:

(*) Último poste da série > 22 de Agosto de 2010 > Guiné 63/74 - P6881: Blogoterapia (154): Encontrei no Blogue seres humanos extraordinários, que admiro, preso e considero amigos, apesar de só os conhecer virtualmente (Felismina Costa)

2 comentários:

Luís Graça disse...

Jero:

Surpreendentemente tive um neurónio que se se acendeu ao passar, de manhã, perto da tua casa, em pleno São Martinho do Porto (que eu ainda não sabia que era a tua, e cujas portas depois, de tarde, me franqueaste)... Tinha a ideia de te ter visto, de relance, há um ou dois anos atrás, em Agosto, quando me dirigia á casa da Clara Schwarz / Pepito...

Afinal tu já fazes parte da paisagem balnear e da iconografia de São Martinho do Porto há mais de 4 décadas...

É obra!... Foi em honra do Pepito, de sua mãe e de ti, que passámos a ter uma nova tabanca, a Tabanca de São Martinho do Porto, com convívio (obrigatório) pelo menos uma vez no ano, em Agosto...

Eu sei que estamos a roubar gente à Tabanca do Centro, do régulo Joaquim Mexia Alves, mas é por uma boa causa... Por outro lado, nada impede ninguém de ter várias moranças em vários sítios... (como é o caso do Zé Belo, que é um verdadeiro "nómada", ou do Xico Allen, cujo sonho é ser régulo de Empada)...

Só é preciso que o coração seja grande e generoso como o teu, o do Joaquim Mexia Alves, do Xico, do Manuel Reis, do Pimentel, do Zé Teixeira, do Zé Belo, do Teco, do Pepito, da Isabel, da Clara, e dos demais 400 e muitos tabanqueiros da Tabanca Grande.

Para o ano, temos que "programar" a a coisa... E nos 100 anos da Clara, em 2015, vai ser ronco dos grandes!... Ela prometeu-me que alinhava!!!

Anónimo disse...

Haverá,também...COZIDO À PORTUGUESA em Sao Martinho do Porto???! Um grande abraco.