domingo, 22 de agosto de 2010

Guiné 63/74 - P6883: Convívios (266): Primeiro Encontro da CCAÇ 3327 (Os Nómadas), Coimbra, 17 de Julho de 2010 (José da Câmara)

1. Mensagem de José da Câmara* (ex-Fur Mil da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, Guiné, 1971/73), com data de 21 de Agosto de 2010:

Caro Carlos,
Depois das férias, aos poucos vou pondo em ordem tudo aquilo que se atrasou.
Chegou a hora de voltar ao convívio com o camaradas do blogue.
Aqui fica o testemunho daquilo que foi, resumidamente, o convívio da CCaç 3327.

Para ti e para todos os camaradas, um haja saúde para todos.
Um abraço amigo,
José Câmara



Uma viagem de sonho: a CCaç 3327 em convívio

Foi uma viagem inesquecível, aquela que me levou de Stoughton, no coração do estado de Massachusetts, à terra dos estudantes, dos sonhos, dos choupais e dos rouxinóis, a cidade de Coimbra.

Pelo caminho, em São Miguel, encontrei o meu grande amigo ex-Fur Mil Valdemar Caetano.
Um dos destacamentos de Mansoa, na Guiné, fora testemunha do nosso último abraço, em Março de 1971.

Já na Horta, na linda ilha do Faial, fui encontrar os meus familiares para aquele abraço que acontece todos anos. Desta vez, o meu progenitor não estava à minha espera e jamais o estará. No meu coração estará sempre o seu sorriso quando me via chegar, ido das Américas.

Finalmente, a última pernada da viagem há muitos anos sonhada.

Eram cerca das 11 horas da noite quando eu e a minha esposa chegámos ao aeroporto, em Faro. À nossa espera estavam o meu querido Capitão Rogério Alves e os meus bons e grandes amigos ex-Furriéis Luís Pinto e João Cruz da CCaç 3327; o ex-Furriel Costa da CCaç 3328 com quem privei muitas vezes, na ilha Terceira, também lá estava. Esta simpatia e amabilidade tocaram-nos profundamente.

Ali mesmo, no aeroporto, deixámos passar os minutos e as horas. Havia muito para falar.

Norinha, Silves, foi o nosso próximo destino. Por aquelas bandas procurei o Amílcar Ventura. Gostei de conversar com ele. Pessoa simpática. Falámos do blogue, das histórias, dos encontros e desencontros. Um dia ele voltará para acabar a sua história. Demos um abraço. Senti um amigo na despedida.

Os nossos anfitriões na Praia da Rocha, o casal Pinto (Luís e Samara), tudo fizeram para nos proporcionar uma estada confortável e agradável. Conseguiram isso e muito mais. A amizade que era de dois agora é de quatro. Tenho a certeza de que num futuro próximo, teremos a mesma alegria que este encontro nos proporcionou.

Ao casal Pinto juntou-se o casal Cruz que, nos mimos para connosco, proporcionaram-nos momentos de grande emoção e amizade. Depois de um excelente e lauto almoço confeccionado pela dona Fernanda Cruz, lá fomos às raízes da nossa vida militar.


O CISMI, em Tavira!

O mesmo pórtico, a mesma calçada. A grande bacia onde lavávamos os utensílios de alumínio foi-se. Os edifícios estão todos modificados (já o estavam a ser em 1970), mas ainda lá estava, por cima da porta da caserna, a placa, em azulejo, da 4.ª Companhia de Instrução, a minha Companhia, na altura comandada pelo capitão Micalina (nome possível de correcção).

O quartel está muito bem arranjado e em ordem. Passei pelo refeitório. Pintado, asseado, mesas com toalhas brancas e postas com a louça. Confesso que me emocionei de alegria com esta visão, para mim surreal, tal era a diferença das paredes negras e das teias de aranha que se viam pelos tectos em 1970. E da metade do refeitório que era utilizado pela 3.ª Companhia de Instrução, que aguardava a reconstrução da sua caserna.

Porém, a minha curiosidade foi espicaçada pelo facto do quartel estar praticamente vazio. Foi explicado que esta instalação militar está virado para uma missão diferente. Ali fazem-se reciclagens de diferentes armas e especialidades. Também serve de estância de férias e descanso para militares. O elemento feminino também estava presente. Lá encontrei duas caras bonitas de uma 1.° Sargento e de uma Alferes. Com elas ficou a certeza que eu, se fosse um jovem de 20 anos, ponderaria a ideia de prolongar a vida militar com tão lindas camaradas. Para o nosso cicerone, um 2.° Furriel, ficou o nosso agradecimento de uma visita só possível pela sua amabilidade.

Tavira cresceu. Muito! As ruas da baixa continuam no mesmo lugar. Edifícios que não reconheci. Algumas coisas não mudaram, não podiam mudar: o rio Gilão e a ponte que o atravessava foram sempre assim. Ah, e as meninas de então, lindas que eram, não sei se mudaram. Eu sei que... (a minha cara metade diz que o espelho não engana).

...Quem mudaram: os instruendos (que foram) Câmara, Pinto e João Cruz

Do Algarve a Coimbra com paragem no Canal da Caveira, Alentejo, para um excelente cozido à portuguesa. Noite bem passada em Fátima onde a minha esposa teve a oportunidade de visitar o Santuário. Sorte tamanha teve, que conseguiu integrar-se numa pequena procissão que se realizava na altura. Para ela foi o concretizar de uma aspiração de criança, devota que é da Imaculada.

Pela manhã do dia 17 de Julho, pusemo-nos a caminho. Com vontade de chegar. Os primeiros sinais de Coimbra com entrada pelo Norte, descendo até ao Portugal dos Pequeninos.

Ali começaram os primeiros abraços, as primeiras emoções, as primeiras lágrimas; tudo apropriado ao momento que vivíamos. Tinham sido trinta e sete anos em patrulha para encontrar este dia. E que dia!

Da esquerda para a direita: Câmara, Cruz, Caetano, Cap. Alves, Pinto, Garrido e Graciano

A CCaç 3327 era, uma vez mais, aquilo que sempre foi: uma família! Neste encontro, os nossos irmãos e camaradas açorianos não puderam estar presentes. As excepções foram protagonizadas por mim e pelo ex-1.º Cabo António Vasconcelos que se deslocou de propósito a este encontro, vindo da Ilha das Flores. Será muito mais difícil juntar os açorianos, espalhados que estão por todas as ilhas dos Açores, Estados Unidos e Canadá.

O Rodrigues veio de França para este encontro.

O ex-Soldado Graciano Rodrigues e o ex-Furriel Trms João Correia

A partir da esquerda: Os ex-furriéis Carlos Costa (Op .Esp) Luís Moura (Vagomestre) Rui Esteves, um dos nossos tertulianos (Enfermeiro) e João Cruz (Atirador) com a esposa Fernanda Cruz.

À direita da mesa: Os ex-furriéis Caseiro, Fermento, e o Soldado Agapito

Os ex-soldados Jorge Florêncio e Xisto, seguidos por um amigo, o ex-1.º Cabo Sá e a esposa. Não consigo identificar a senhora que se segue, possivelmente a esposa do ex-Furriel Jesus que se segue, o ex-1.º Cabo José Matos e o filho. De pé, o ex-1.º Cabo Álvaro Pereira

Da esquerda para a direita: Os ex-Soldados Caetano e Graciano, o ex-Furriel João Correia, o ex-Alferes Neves e o ex-Capitão Rogério Alves

O ex-soldado Franco, o ex-Furriel Pinto e a esposa Samara, o Câmara e a esposa Isabel

O ex-Furriel José Leite ladeado pela esposa e pelo ex-Alferes Afonso

Os ex-furriéis Pinto e Jesus

As emoções que não têm preço. Os bons líderes também sabem chorar

O bolo do convívio: uma obra prima da doçaria portuguesa

Valeu a pena. Obrigado camaradas da CCaç 3327

O Encontro foi um sucesso. Os convivas fizeram acompanhar-se dos seus familiares. Registámos com alegria a presença das mães, das namoradas e das madrinhas de guerra de então, e dos filhos e netos de hoje. A nossa família cresceu imenso...

O nosso capitão Alves, muito comovido no seu improviso, agradeceu a presença de todos e disse do orgulho que sentiu em ter comandado a CCaç 3327. Acima de tudo disse da alegria que sentia em estar ali no meio da malta. Não esqueceu o Oliveira ceifado da vida tão cedo, na Mata dos Madeiros, nem aqueles que, com o passar dos anos da lei da vida, se foram libertando.

No abraço da despedida ficámos com uma certeza. Este foi o nosso primeiro encontro, mas não será, certamente, o último.

Até logo amigos!
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 6 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6684: Memórias e histórias minhas (José da Câmara) (20): Liderança e voluntariado de mãos dadas na Mata dos Madeiros

Vd. último poste da série de 22 de Agosto de 2010 > Guiné 63/74 - P6882: Convívios (182): Em São Martinho do Porto com a famílias Schwarz da Silva e Levy Ribeiro (Luís Graça)

7 comentários:

Anónimo disse...

Camarigo José da Camâra
Fizeram o primeiro...estão feitos, já se tornaram conviviodependentes !
Agora nunca mais param...
A seguir à família estão os camaradas de guerra irmanados pela dor,sofrimento e sangue...
Parabéns pelo vosso encontro.
Longa vida para todos os camaradas da CCaç 3327.
Abraço do tamanho do Corubal
Luís Borrega

Anónimo disse...

Embora à posteriori festejo convosco o vosso primeiro encontro, e tal como diz o Luís Borrega, não mais irão parar.
rever amigos de tão longa data, só pode deixar vontade de voltarem a encontrar-se, e a maior parte das mulheres, eu sei que vibram iguamente com a alegria que os maridos sentem nessas sãs convivências.
PARABÉNS José da Câmara!
porque é um sobrevivente, e está feliz festejando a vida com os seus camaradas e amigos.

Um abraço da

Felismina Costa

Anónimo disse...

Caro José da Câmara

Como eu gostava de te ter dado um abraço de boas vindas, e até resido aqui tão perto do aeroporto de Faro!
Fica para a próxima.
Imagino a tua emoção ao visitar Tavira, e o Quartel da Graça onde fizemos a recruta e a especialidade.
Eu não me canso de visitar Tavira, que considero a jóia do Algarve. Tem um encanto invulgar, e uma arquitectura muito bem conjugada. Dada a pouca distância a que me encontro, vou lá com frequência, mas, às vezes, ainda sinto a estranha sensação de "maçarico" no primeiro dia de tropa, e já lá vão 40 anos! Quando olho o bonito rio Gilão ainda me lembro de quando o atravessei pendurado num cabo de aço, num exercício militar, que tu, certamente, também fizeste. Tinhamos, então 20 anos...!
Recordar é viver, julgo que deves vir mais vezes, desfrutar destes momentos únicos de franca amizade.
A minha CCAV 3365 comemora todos os anos, em Março, o regresso da Guiné.
É um dia inesquecível e são tantas as emoções.
Que Deus te dê muitos anos de vida e de saúde, para poderes estar presente no convívio da CCAÇ 3327.

Um abraço

Bernardino Parreira

Hélder Valério disse...

Caro amigo José da Câmara

Um relato do vosso convívio (e dos antecedentes) muito bem conseguido.

Interessante e comovente.

Abraço
Hélder S.

Jorge Fontinha disse...

Um abraço fraterno deste teu amigo que com todos os da 3327, se cruzou, em Teixeira Pinto.Da malta da 2791 em geral e da minha parte em particular, aquele abraço especial.

JORGE FONTINHA

Luis Faria disse...

Amigo José Camara

É transparente a satisfação e o prazer demonstrado no reatares de elos de vidas ,ausentes de anos fisicamente mas prentes na alma.

Este relato mostra bem a tua qualidade humana

Um abraço
Luis Faria

Anónimo disse...

Corrigindo...
Cap. Miquelina.
José Câmara