domingo, 22 de agosto de 2010

Guiné 63/74 - P6881: Blogoterapia (154): Encontrei no Blogue seres humanos extraordinários, que admiro, preso e considero amigos, apesar de só os conhecer virtualmente (Felismina Costa)

1. No dia 20 de Agosto de 2010 a nossa tertuliana Felismina Costa* deixou este comentário do poste Guiné 63/74 - P6874: Meu pai, meu velho, meu camarada (21): Parabéns a vocês! Luís Henriques e Armando Lopes, 90 anos, uma vida! (Luís Graça):

É hoje, e porque me toca particularmente a bonita idade destes Senhores, que me quero dirigir ao nosso criador e editor do blogue, (o Prof. Luís Graça) felicitando-o em primeiro lugar, por ter ainda a ventura, de ter o pai entre os vivos, porque quando os perdemos, sentimos que foi com eles um bocado de nós, e por isso, somos mais completos quando eles estão presentes entre nós. Parabéns portanto, aos pais e aos filhos, nas pessoas dos Senhores Luís Henriques e Armando Lopes.

Uma vida longa, muitas histórias e estórias, muito conhecimento, muita vivência... muito para ensinar! Em toda a nossa vida não há mistérios para os pais, porque eles andaram sempre à nossa frente. Eles são a referência do tempo que nos antecedeu, e continuarão a sê-lo muito tempo depois.

Agora, ao nosso editor, criador, etc, deste Blogue aonde um dia me dirigi assustada, quero dizer, que o felicito pela iniciativa e pela persistência.
Quero dizer que encontrei no Blogue e nas pessoas com quem tenho contactado, seres humanos extraordinários, que admiro, preso e considero amigos verdadeiros, apesar de só os conhecer virtualmente.

As portas foram-me franqueadas pelos amigos Carlos Vinhal e José Marcelino Martins, e eu entrei mesmo sem conhecer o dono da casa, mas tenho-me assim mesmo sentido bem, embora com a nítida sensação de estar a entrar numa casa sem a autorização do dono.
Penso que não me vai expulsar, mas sentia-me melhor com a sua aceitação pessoal, pois tem sido um prazer imenso descobrir e tomar contacto com uma realidade do meu tempo que sempre me interessou e que vivenciei. As vossas declarações, o vosso testemunho, são a história contemporânea do nosso País, à beira do registo para a posteridade.

Obrigada por me aceitardes aqui, na vossa caserna, e poder partilhar convosco as vossas tristezas e alegrias.

Saudações cordiais para o nosso editor PRINCIPAL e os meus parabéns, com os desejos de continuação, pois ainda há muita gente que não contou a sua história e é preciso que o façam.

Muito obrigada
Felismina Costa

__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 7 de Agosto de 2010 > Guiné 63/74 - P6832: Convívios (179): Festejar a vida em Santa Luzia, Ourique (Felismina Costa)

Vd. último poste da série de 16 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6750: Blogoterapia (153): Valeu a pena conhecer-vos, camaradas ! (Joaquim Peixoto)

5 comentários:

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

A Felismina está presente com toda a justiça no seio dos amigos deste Blogue.

Viveu a época que aqui se retrata, se recorda, se relata.
Cresceu, na idade, no ciclo da vida e também na sua mentalidade, acompanhando o processo evolutivo da nossa sociedade.
Tem opinião, tem sensibilidade, tem sentimentos de solidariedade suficientes para que as suas intervenções sejam repassadas de humanismo e de bom senso, que às vezes bem precisas são, também por aqui.

Abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Caro Amigo Helder
Comungo de tudo o que tu dizes em relação a Felismina Costa.
Um abraço do tamanho do Corubal para ti e outro para ela.
Luís Borrega

Anónimo disse...

Caro Amigo Helder
Comungo de tudo o que tu dizes em relação a Felismina Costa.
Um abraço do tamanho do Corubal para ti e outro para ela.
Luís Borrega

Luís Graça disse...

Minha querida amiga:

O que escreveu sobre o meu pai/os nossos pais sensibilizou-me. E estou-lhe muito grato.

Quanto a si (e trata-o por você, uma vez que não foi minha camarada de guerra, o tratamento por tu é um privilégio para os/as camaradas...), nãod e ter nem a minha benção nem o meu aval... Funcionamos como equipa, e procuramos, tanto quanto possível, evitar os demónios do patriarcalismo, o machismo, o protagonismo, o heroísmo, o vedetismo, o mediatismo, o triunfalismo, e outras coisas terminadas em "ismos" (que, afinal, nos tornam mais pequenos)...

Se usamos termos como "homem grande", "régulo", "comandante", etc., é por pura diversão, sentido de humor, graça...

A sua presença (activa)nesta Tabanca Grande é deveras apreciada. Espero que fique connosco por "muitas luas"... Um beijo fraterno. Luís Graça

Anónimo disse...

verMuito obrigada a todos os meus amigos pelas vossas palavras.
pretendo apenas tomar conhecimento duma realidade que vivênciei superficialmente, mas sempre muito interessada e preocupada.Eram os meus amigos que por lá andavam, eram os filhos dos amigos, eram os jovens do meu País!
Cresci no medo de perder familiares e amigos. Felizmente isso não aconteceu, mas, por cada um que não voltou, indepentemente de o conhecer ou não, ficou a mágoa e o sentimento de perda.
Um dia escrevi no GOOGLE: (GUERRA DA GUINÉ) e perante os meus olhos surgiram estas páginas de espanto.
Entrei a medo. O resto já sabeis.
É um prazer estar convosco.

Professor Luís Graça, muito obrigada!Agora já me sinto à vontade.
Espero ficar muito tempo!
Costumo dizer que não quero morrer antes dos cem, e não quero que os meus amigos vão um dia antes, portanto temos muito tempo para viver.
Um abraço fraterno para todos, para todos mesmo!
muito obrigada.

Felismina Costa