sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9060: Blogoterapia (192): Em dia dos meus anos, na medieva Ucanha, lembrando tantos e bons amigos, incluindo o malogrado soldado Napoleão, da minha companhia, a CART 6250, Mampatá, 1972/74 (José Manuel Lopes)


Peso da Régua > Galafura > São Leonardo de Galafura > 12 de Abril de 2009 > Um dos mais dez deslumbrantes miradouros de Portugal. Na foto, em primeiro plano, a Maria Alice, o António Pimentel e o nosso guia, Zé Manel... Daqui, dos 640 m de altitude,  vê-se cinco distritos, garante ele, que é um apaixondo pelo seu Douro...

Foto: © Luís Graça (2009). Todos os direitos reservados


1. Texto de José Manuel Lopes, poeta, vitivinicultor da Região Demarcada do Douro, ex-Fur Mil da CCAÇ 6250, Mampatá, 1972/74:

Domingo, 13 de Novembro de 2011, um dia como outro qualquer, só um pouco diferente para mim e meus familiares porque faço 61 anos. Tenho em casa um amigo muito especial, o António Pimentel, com ele uma pessoa também especial a Lurdes e mais quatro novos amigos que eles trouxeram da Figueira, aquela terra simpática que fica mesmo paredes meias com Buarcos. Não é,  Vasco da Gama?

No sábado fomos a um almoço organizado pelos "Viciados do Douro", ao qual eu não pertenço, mas fui convidado, na terra de Miguel Torga,  São Martinho de Anta. E fiquei contente com o que vi e ouvi de gente boa e bonita por dentro e por fora. O almoço correu muito bem, tudo estava bom e o magusto que se seguiu no meio da Praça da Aldeia ainda melhor.

No dia seguinte, 13 de Novembro fomos logo pela manhã a S. Leonardo de Galafura, encher a vista e a alma daquela deslumbrante paisagem do Douro e ler os poemas de Torga sobre o seu o nosso Douro sublimado. Depois rumamos à Ponte do Ucanha,  monumento do Sec. XI, testemunha da grandeza da nossa história e de tempos passados que pelo que vou vendo à minha volta nunca mais atingirão tamanha dimensão.


Depois da visita à Ponte, já não havia tempo de ir ao Mosteiro de Salzedas e ao Bairro Judeu, pois a fome apertava e a paciência daquela gente não dava mais para fazer esperar os petiscos da Tasquinha do outro lado da Ponte de Ucanha. [, Foto à esquerda, Abrild e 2004, cortesia de Wikipédia].

Éramos 9 para almoçar e já passava das duas. Entramos na Tasquinha [do Matias], mesas postas com deliciosas entradas e ainda não tínhamos ocupado os nossos lugares, rebenta a emboscada, mas os sons eram outros, saídos de 19 gargantas bem afinadas, que entravam pelas traseiras do Restaurante. O António Carvalho, o Zé Pedro Rosa, o Zé Cancela, o Peixoto (sem o Frade), o Silva, o Carmelita, o Rodrigues,  o Jaime Machado e respectivas companheiras.

Confesso que a operação foi muito bem preparada e melhor executada. A minha surpresa foi tal e a minha expressão tão surpreendente que soltou as gargalhadas de todos. Não hove baixas, apenas eu fiquei ainda mais prisioneiro daqueles amigos até ao limite.

Depois na hora de "botar faladura", lembrei-me do Napoleão, soldado da minha Companhia que era dos mais fieis aos nossos encontros anuais. Faltou em 2010, uma doença fatal o levou, mas no seu lugar apareceu a mulher e a filha com uma mensagem sua, um postal com a sua foto, onde agradecia o ter-nos tido como amigos.

Em 2011 a CART 6250,  "Os Unidos",  homenageou-o s com uma lápide que dizia o seguinte:

"A verdadeira coragem
está na nobreza dos gestos e pensamentos,
a tua mensagem num momento tão difícil
foi um hino à amizade
e caiu bem fundo dentro de nós,
naquelas picadas nunca caminhávamos sós,

o nosso olhar guardava aquele que nos precedia
e as nossas costas protegidas
pelo camarada que ia mais atrás;
assim…
nasceram amizades que não têm fim,
todos nós, da Companhia dos UNIDOS,
estamos orgulhosos por te termos tido
como camarada e amigo,
obrigado Napoleão."

Sim, tenho a certeza, de que não há amizades tão profundas e duradouras como as que nasceram entre os ex-combatentes.


Obrigado a todos

josé manuel

_________________

Nota do editor:

Último poste da série > 8 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9012: Blogoterapia (191): Na varanda e a Guiné-Bissau (Carlos Filipe)

4 comentários:

Anónimo disse...

Zé Manel

No próximo ano, mesmo sem subsídio, hei-de arranjar meio de voltar ao Douro e desta vez irás ter-me por aí.
Agora leva só dois textos que embrulham Douro e Alentejo "numa relação que não foi"
Um Abraço


No eco das canções

Esperança não é tudo o que me falta
Ou fogo que me queime, lenho de te ser
Nem som de cobre me rebate em alta
A força que me teima na espera de colher

Do celeste repasto jejuo há tanto tempo
E de cinzas que apenas me alimenta teu retrato
Em chão de sobro meu, o dispersa norte vento,
São velas sem mar nem ar que me navegam parco

Do doce vinho se tingem águas de teu rio
Que no mar das minhas mãos se atardaria
E se esvai nos sinais turvos, duro estio

Alteiem-se vozes no eco das canções,
Acusem-se flores pelo crime da alegria,
Se cinzas forem que as espalhem em florões.


Bodas

E eu amo esse teu d’ouro na palavra
E o vinho doce e cheio que degusto
Nas geladas manhãs de outra poda
E amo ainda cepa e encosta brava,
Onde mão de gente pôs a muito custo
Poemas que nos dás de tua boda

O Sol que amas é meu Sol
Pintado em franjas de azinheira
E na distância debruada a girassol,
Buscando a encosta ausente a Sul,
Em Arraiolos em mãos de tecedeira
O horizonte perde e ganha azul

José Brás

Anónimo disse...

Viva José Brás

Lindos, os poemas!

Quero dizer a todos que "se não fosse Alentejana, queria ser Duriense".

Sinto pelo Douro uma paixão quase do mesmo tamanho, da que sinto pelo Alentejo.

O Douro é lindo! Acorda-nos! extasia-nos!

Mas o Alentejo acalma-nos, envolve-nos, alarga os nossos Horizontes, transporta-nos até ao sonho.

Um abraço

Felismina

Hélder Valério disse...

Caro camarigo Zé Lopes

Não há dúvida que te fizeram uma bela surpresa. E são essas as melhores.
As espontâneas.

Também fico com a ideia que o momento e a situação propiciaram a apresentação de interessantes poemas, os quais acho que são também uma bela forma de te homenagear.

Abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Viva Zé Manel,
Com o Pedro Milanos até os poemas podem ganhar aroma e paladar. Se o Brás me deixar partilhar a viagem do próximo ano, desde já manifesto o meu lado oportunista: é que há momentos que valem por anos.
Entretanto, se numa viagem a Lx trouxeres mais uma caixinha, agradeço o aviso.
Para os jovens do norte (o Pimentel continua de excelente aspecto) vai um abraço de amizade.
JD