Guiné > Região do Oio > Farim > BCAÇ 2879 (1969/71) > c. 1970 > Igreja, jardim e monumento. Foto de Carlos Silva, ex-Fur Mil At Armas Pesadas da CCAÇ 2548, Jumbembem, 1969/71, hoje advogado (vd. a sua página na Internet > Guiné da Guiné 63/74, Carlos Silva (BCAÇ 2879).
Foto: © Carlos Silva (2008). Direitos reservados (*).
Guiné-Bissau > Maio de 2007 > Farim > Monumento, da época colonial, ao 5º centenário da morte do Infante D. Henrique. Foto do nosso amigo Fernando Inácio que tinha 10 anos por altura do 25 de Abrild e 1974, mas que lê e ouve com emoção as nossas histórias de combatentes. Viaja com frequência para a Guiné-Bissau, por motivos de negócios. Em Maio de 2007 passou por Farim e mandou-nos um texto e algumas fotos, entre elas, esta que interessa muito em particular ao arqueólogo Carlos Leitão Carreira (**). O último contacto que temos com ele é de Outubro de 2007. É membro da nossa Tabanca Grande e recebe regularmente os nossos mails.
Foto: © Fernando Inácio (2007). Direitos reservados (*).
1. Mensagem de Carlos Leitão Carreira, arqueólogo, com data de ontem:
Olá. Como está?
Volto ao seu contacto para saber se há alguma hipótese de me dizerem qual o nome do autor desta foto e a sua data.
Melhores cumprimentos,
Carlos Carreira
2. Mensagem de Carlos Leitão Carreira, com data de 21 de Junho de 2008
Assunto: Monumento
Exmo. Sr.:
Investigando na Internet por alguma informação relacionada com determinado monumento que ando a estudar, deparei-me com esta sua foto [segue-se a respectiva URL, no Blogger; vd. imagens que se reproduzem acima].
O monumento em causa, desenhado e elaborado aquando das comemorações do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique, encontra-se reproduzido em várias outras cidades do antigo Ultramar, caso único na nossa escultura. Esse monumento existe ainda na cidade portuguesa de Torres Novas, única em Portugal onde este foi erigido.
Este meu trabalho pressupõe a recolha ou angariação de fotos antigas e actuais destes monumentos espalhados e, em muitos casos, esquecidos. Escrevo-lhe na esperança de que me possa ceder esta foto no seu tamanho original e de outras que possua do mesmo monumento.
Acredite que faria uma tremenda diferença na execução deste trabalho, pelo que lhe fico desde já agradecido.
Com os melhores cumprimentos,
Carlos Leitão Carreira
Arqueólogo
Tlm. 93 464 10 23
E-mail: leitaocarreira@gmail.com
3. Comentário de L.G.:
Meu caro Carlos Leitão:
Temos muito interesse em colaborador nesta sua pesquisa, cuja natureza não referiu mas que julgo se destine a fins académicos. O conhecimento da presença histórica portuguesa em África (e no resto do mundo) interessa-nos a todos, nós, portugueses, mas também aos africanos e demais povos que herdaram os vestígios dessa presença. No que diz respeito ao património edificado, há necessidade de ser inventariado, estudado, protegido, conhecido, divulgado. Louvo, por isso, os seus esforços.
No que diz respeito à(s) fotografia(s) que me pede, terá que fazer a gentileza de contactar os respectivos autores (Fernando Inácio e Carlos Silva), com vista a uma eventual cedência. Posso dar-lhe informação adicional sobre as fotos e o seu contexto. Não posso ceder-lhe os originais (que de resto não tenho, tenho apenas cópias em suporte digital, com maior ou menor resolução). Espero que as suas diligências sejam coroadas de êxito. Não tenho dúvida que os amigos e camaradas da Guiné, em questão, Fernando Inácio e Carlos Silva, irão dar-lhe uma resposta positiva.
Quanto ao resto sabe qual é a política do nosso blogue:
Qualquer texto ou imagem publicada no nosso blogue pode ser reproduzida, desde que: (i) não se destine a fins comerciais; (ii) seja pedida a devida autorização por mail ao(s) editor(es) do blogue; e, por fim, (iii) seja feita a citação expressa da fonte (blogue e autor do documento).
Disponha sempre. LG
_________
Nota de L.G.:
(*) Vd. postes de:
3 de Julho de 2007 >Guiné 63/74 - P1914: Tabanca Grande (21): Em Farim, em 2007, imaginando um Unimog com tropas portuguesas ao virar da esquina... (Fernando Inácio)
1 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2496: História do BCAÇ 2879, 1969/71: De Abrantes a Farim: O Batalhão dos Cobras (5) (Carlos Silva)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário