Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Pesquisar neste blogue
terça-feira, 18 de novembro de 2025
Guiné 61/74 - P27438: (in)citações (281): Os deuses também erram
1. Mensagem do nosso camarada Manuel Barros Castro, ex-Fur Mil Enfermeiro da CCAÇ 414, Catió (1963/64) e Cabo Verde (1964/65), com data de hoje 18 de Novembro de 2025:
OS DEUSES TAMBÉM ERRAM
Mexendo nos meus velhos papéis encontrei um artigo publicado no extinto Jornal Correio de Fafe, de 15 de Janeiro de 1993, da autoria de Rui Assis e Sousa. Curioso, dado a sua actualidade.
Refere-se este distinto advogado e escritor ao Brasil de então, parafraseando alguém que não cita: Aqui os ricos são mais ricos que os ricos dos países ricos, e os pobres são mais pobres que os pobres dos países pobres.
O título do artigo fez-me lembrar o filme que vi há já bastantes anos, "Os Deuses Devem Estar Loucos".
Ontem como hoje no mundo inteiro a desproporção entre ricos e pobres é deveras assustadora. Paralelamente essa desproporção, que tende a aumentar, está na avareza, na inveja, no ódio, na falta de humanismo, acrescida de guerras, de injustiças, de morte de inocentes e de mau carácter de quem governa.
Resumindo: Os deuses também erram? Não... Os deuses estão loucos.
_____________
Nota do editor
Último post da série de 8 de novembro de 2025 > Guiné 61/74 - P27402: (in)citações (280): A mata (Joaquim Mexia Alves, ex-Alf Mil Inf)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


Sem comentários:
Enviar um comentário