quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Guiné 63/74 - P3449: O Tigre Vadio, o novo livro do nosso camarada Beja Santos (8): Apresentação do Maj Gen Lemos Pires (I)

Download:
FLVMP43GP

(No caso de haver problemas no visionamento deste vídeo, clicar em watch in high quality)

Lisboa > Museu da Farmácia > 11 de Novembro de 2008 > Lançamento do livro Diário da Guiné, 1969-1970: O Tigre Vadio (*) > Excerto da apresentação do livro e do autor por Mário Lemos Pires, major general na reforma e antigo colaborador do Gen Spínola, na Guiné (1969/70).

Vídeo: © Luís Graça (2008). Direitos reservados. Vídeo (4' 29') alojado em: You Tube >Nhabijoes


Major General na Reforma, Mário Lemos Pires nasceu a 30 de Junho de 1930, sendo mais conhecido da opinião pública portuguesa como o último governador português e comandante-chefe de Timor-Leste (de 18 de Novembro de 1974 a 27 de Novembro de 1975).

Sobre a tragédia de Timor (território e povo que lhe são caros) escreveu, de resto o livro Descolonização de Timor: Missão Impossível ? (Lisboa: Dom Quixote. 1994. 468 pp.).

No seu currículo faz-se menção os seguintes cargos desempenhados, entre outros, no passado: (i) Chefe de Gabinete do Ministro da Defesa Nacional; (ii) Director do Curso de Defesa Nacional no IDN – Instituto de Defesa Naciomnal; (iii) Secretário Geral da Eurodefense-Portugal, etc.

Fez comissões de serviço em Angola (1961/63) e na Guiné (1969/70). Na Guiné foi um colaborador muito próximo de Gen Spínola, governador e comandante-chefe, à frente da Repartição de Assuntos Civis e Acção Psicológica (Rep Apsico). Foi Fundador do Centro de Instrução Física do Exército. Igualmente fundador do Centro de Instrução de Operações Especiais.

É diplomado com o Curso de Estado-Maior do Exércitod e Portyga e do Exército dos EUA. Diplomado pelo Colégio de Defesa da NATO. É membro do Centro de Estudos de Estratégia do IAEM – Instituto de Altos Estudos Militares. É presença habitual em conferências nacionais e internacionais sobre sobre temas de estratégia militar, segurança, terrorismo, etc.


Algumas ideias-força deste excerto da sua intervenção:

- Convidado para fazer a apresentação do 2º volume... "Disse ao autor: Outra vez ?"... Mas depois percebeu que só com o 2º volume é que a obra ficava completa (**);
- Esteve na Guiné em 1969/70, período a que se reporta este 2º volume, portanto na mesma altura que o Alf Mil Beja Santos, embora com funções, responsabilidades e visões diferentes.... "Somos, portanto, combatentes da mesma guerra"... Aprendeu-a ainda antes do início da guerra do ultramar, como observador na Argélia...
- Exerceu funções "muito ligadas à política", à política da Guiné Melhor do General Spínola, "política de que me orgulho muito";
- Nas três frentes do teatro de operações, ninguém podia alimentar a ilusão de que podia ser ganha militarmente; na Guiné, onde a situação era mais dura, apostou-se muito na estratégia da promoção sócio-económica e da acção psiocossial para ganhar o apoio das populações;
- Sabia-se que "a guerra não tinha solução militar"... O que o smilitares fizeram foi dar tempo (militar) ao tempo dos políticos para encontrar soluções, não-militares, para os conflitos que travávamos, na Guiné, em Angola, em Moçambique... Infelizmente os políticos não o conseguiram, em tempo oportuno...
- As duas coisas mais marcantes da obra (mais do que deste livro, que de resto deve ser lido depois do 1º): afirmação do autor como comandante e como homem, como homem que se sente particularmente atraído pela Guiné, pelas suas gentes e, muito em particular, pelos seus soldados que ele não tem pejo em classificar como os melhores do mundo (***). (LG)

(Continua)
________

Notas de L.G.:

(*) Vd. os três últimos postes anteriores desta série

12 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3442: O Tigre Vadio, o novo livro do nosso camarada Beja Santos (7): A leitura de António Valdemar

12 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3441: O Tigre Vadio, o novo livro do nosso camarada Beja Santos (6): Notícia do lançamento (Lusa) + Fotos (Luís Graça)

11 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3440: O Tigre Vadio, o novo livro do nosso camarada Beja Santos (5): As primeiras imagens do lançamento (V. Briote)

(**) 11 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2429: Lançamento do meu/nosso livro: 6 de Março de 2008, na Sociedade de Geografia, com Lemos Pires e Mário Carvalho (Beja Santos)

(***) Vd. poste de 27 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P2002: Blogoterapia (29): O Mário escreve com a mesma teimosia, perseverança, paixão e coragem com que ia a Mato Cão (Luís Graça)

Sem comentários: