terça-feira, 23 de março de 2010

Guiné 63/74 - P6038: Da Suécia com saudade (23): A Tabanca da Lapónia em mudanças para a... Flórida! (José Belo)

1. Mensagem do José Belo, com data de 22 do corrente

Assunto: A Tabanca da Lapónia em mudanças.

Caríssimo Amigo e Camarada:

Lamento informar que a Tabanca da Lapónia irá estar encerrada por uns tempos a partir de meios de Abril. A nova geração cresceu, acabou os seus cursos e decidiu ir trabalhar nas sucursais da empresa familiar nos Estados Unidos.  Um muito [grande], e oportuno, alibi para arranjarmos uma casa extra na Flórida, aproveitando proximidade com ambos os filhos.

Finalmente,este Lusitano há tantas décadas a viver entre renas e outras alimárias-frias.....(.que não as Suecas!) vai até ao calor, luz, sol, palmeiras, areias brancas e mar verde! Sem esquecer Whisky-Whiskey-Bourbon-Rum...mas SEM GELO!!!!! Tanto dentro do copo, como e principalmente......à volta dele!

É mudanca grande, pois a ideia é por lá ficarmos durante os longos nove meses dos Invernos escandinavos. Muita coisa a arrumar em contentor, organizar e preparar. (Não menos, o devido empacotamento de algumas renas e hui-huis de estimação!).

A minha participação em Tabancas, com alegria e entusiasmo, no fantástico convívio, camaradagem e amizade que elas proporcionam,voltará por certo, pois como se sabe, até na Lapónia,... O MUNDO É PEQUENO E A NOSSA TABANCA É GRANDE!

Um grande abraço amigo do José Belo.

2. Em 18 do corrente, o José mandou-me outra mensagem, com referências a Belmonte, e dando assim continuidade a uma conversa, entre nós dois, que ficou a meio:

Caro Amigo e Camarada:


Durante o tao curto tempo em que tivemos oportunidade de conversar em Monte Real, falou-se de Belmonte. Se tiveres tempo e paciência,dá uma saltada à Tabanca da Lapónia,onde se fala do tal Belmonte. Um grande abraço do José Belo.

2. Comentário de L.G.:

Camarado e amigo lusitano (na diáspora):

Permite-nos que as tuas alegrias sejam também as nossas alegrias, e que as tuas tristezas sejam também as nossas... Se vais estar ao pé dos que amas e te amam, a  tua mulher, os teus filhos, vais estar bem e feliz. Nós estaremos também felizes, por teres luz, e sol, do outro lado do Atlântico,  e estares ao pé dos teus. Basta-nos a  ideia de pensar que em qualquer altura  somos livres de comunicar (= pôr em comum)  uns com os outros... Aparece sempre que te der na real gana... Sabemos, em contrapartida, que a partir de agora vai ser mais difícil concretizar, num futuro próximo,  a ideia de irmos, alguns de nós,  em romaria,  à tua Lapónia de adopção... Até já me ensinaste o caminho para lá chegar... Mas, enfim, há mais marés do que marinheiros, diz-se na minha terra, à beira-mar (a escassos 15 km do Baleal onde chegaste a pensar casa de verão...).

Boa sorte e sobretudo muita saúde lá nas tuas novas terras de Miami. Nada te impede, por outro lado,  de abrires, em Miami, uma nova Tabanca. Ficavas com duas,  a da Lapónia e a de Miami, a usar conforme as estações, as conveniências e os amigos... Em Miami vais apanhar seguramente algum cubano que também a fez guerra da Guiné... LG

PS - Cadê o tal poste sobre Belmonte, terra de teu avô (paterno), se bem percebi ? Não localizo o texto no teu blogue... Deve ser por nabice minha.

___________________

Nota de L.G.:

(*) Vd. último poste da série > 23 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5871: Da Suécia com saudade (20): As portas que Abril me abriu e as que me fechou (José Belo)

Sobre o José Belo, há mais de 3 dezenas de referências ou marcadores... Vd.em:

José (ou Joseph) Belo (20)
José Belo (13)

11 comentários:

António Graça de Abreu disse...

Meu caro Zé Belo

Nos States, costa leste, no quentinho à beira-mar, inventas a tabanca florida, na Florida, uma formosa Tabanca americana.
Ainda te lá vou visitar, atabancar contigo um destes dias.
Abraço,
António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Caro José Belo,
Na Flórida irás, certamente, encontrar mais portugueses do que na Lapónia. Segundo o censo de 2000, de ascendência portuguesa lá vivem 48974 pessoas. Na generalidade, do Continente. Não esquecer o Restaurante Lisboa (com, conforme a publicidade, bom bacalhau assado), em Miami, o Portugália, em Palm Coast, e a Tasca Lisboa, em Coral Gables. Nenhum deles publicita cozido à portuguesa - mas é de esperar que haja. Também não falam no feijão com cabeça de porco. Neste último caso, por muito que se tente, só a tropa o cozinhava como devia ser (apesar de os porcos virem mal barbeados). O problema é que, quando ouço falar em Flórida e Miami, só me vêm à ideia imagens de elegância. Conta, pois, com pratos pouco fartos, mesmo nos restaurantes portugueses.
Felicidades.
Um abraço do
Carlos Cordeiro

Hélder Valério disse...

Caro Zé Belo

É exactamente como diz o Luís. Temos que nos congratular pela tua amizade e colaboração, sempre pautada pela sobriedade e pela correcção e pelo facto insólito de te teres inspirado na nossa Tabanca para criares a sua 'filial' na Lapónia o que, segundo lemos, até foi (tem sido) muito acompanhada por autóctones que, curiosamente ou talvez não, se interessam por estas histórias de lusitanos em terras de África.
E se agora a vida te leva até Miami, pois se isso for bom para ti, muito bem também.
Igualmente como também já foi sugerido, aproveita e cria a Tabanca da Flórida, que certamente iremos ter gratas surpresas, daquelas que irão comprovar como "o Mundo é pequeno e o nosso Blogue é grande".
Um abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Aviso aos amigos navegantes! Nao é um funeral, pois a Tabanca da Lapónia só mudará de nome durante um período do ano.Será:TABANCA DE KEY WEST! (com um nome destes muitas portas vou abrir naquele chaparral!).Será uma tabanca com muitas "meninas descascadas",rum ou bourbon em copos-altos......SEM GELO!!!!!!! Aberta a todos os Lusitanos,e também aos" camaradas nao camaradas" e "camaradas-camaradas"Cubanos que nela queiram participar. Enfim,renas por golfinhos/neves por areais/Suecas por Floridianas (e isso aí é uma pena!)/vodka por rum/Os Lapoes pelos Obamas/Os Hui-Huis felizes de novo à sombra das palmeiras/os 38 graus negativos pelos 38 positivos......E SÓ É PENA NAO PODER SUBSTITUIR OS 64 ANOS por...(vá lá)46 para poder escrever.../os resfriamentos por....esquent......! Um abraco muito deprimido.

Anónimo disse...

Caro José Belo,

Bem vindo sejas por estes lados. Não seremos própriamente vizinhos, mas esaremos mais perto.

O Carlos Cordeiro deu excelentes conselhos.

Eu acrescento, para um bom leitão à Bairrada só mesmo em "Fó-Riva, a capital dos micalensaes cá no MASS.

Avisa a tempoo que o convite é meu.

Se bem percebi vais para as Key-West. Tem cuidado com as tubaronas (é assim que se diz?...). A isca que elas mais apreciam é a bicha.

Um abraço amigo,
José Câmara

Joaquim Mexia Alves disse...

Oh José Belo

Então vais de abalada para os States.

Olha não te faças por lá velho e aproveita um avião e vem almoçar connosco no dia 26 de Junho a Monte Real.

Realmente sempre é mais quentinho, talvez até quentinho de mais!!!

Um abraço camarigo para ti e todos os teus

Sotnaspa disse...

Caro José Belo

Pessoalmente cá para o rapaz a mudança é para melhor, nem que seja só pelos 38º positivos, sim que essa coisa de frio não é para mim.
Tambem não esquecer a poupança na roupa que não é precisa muita, depois tambem se habla muito por lá até da a impressão que estas em Salamanca.

Um abraço amigo.
ASantos
SPM 2558

Juvenal Amado disse...

Caro José Belo

Vou aproveitar o teu poste para para confessar, que voltei hoje ao local do primeiro crime da Tabanca do Centro.
Pois foi, ainda pensei que por lá encontrava o Mexia mas não encontrei, e o seviço foi feito na mesma.
O cozido estava divinal e a simpatia das senhoras da pensão era a mesma.
Aliás não era de esperar outra coisa.
Um abraço

Juvenal Amado

Joaquim Mexia Alves disse...

Pois é, Juvenal, mas eu estava lá e também não te vi!

A não ser que eu tenha saído antes.

Fui lá almoçar com o meu filho e o meu genro e o Cozido stava uma delicia!!!

Isto é para fazer água na boca ao José Belo!!!

Abraço para todos

Anónimo disse...

Lá estao vocês outra vez com o Cozido....e eu e as renas a ficarmos "apanhados"(mais?).Espero que com cerca de 50000 pessoas de ascendência portuguesa,haja algures naquele chaparral uma "tasca"com um REAL COZIDO À PORTUGUESA!Pelo menos(e nao é assim tao...pelo menos!)Leitao da Bairrada já o Querido Amigo e Camarada José Câmara me ensinou a morada..."Fó-Riva" no Mass. Como as minhas renas já estao habituadas da Lapónia a Monte Real....(sempre a descer!)irá ser da Flórida ao Massachusetts que é.....sempre a subir! Um grande abraco amigo deste Lapao muito DEPRIMIDO(!)por ter que ir para a PRAIA beber RUM/DAIQUIRI e,sentado à sombra da palmeira....olhar para as" belezas naturais"...de preferência...bem "descascadas"!

Juvenal Amado disse...

Estava em Leiria e resolvi de repente ou o aroma que me chegou ao nariz.
Cheguei lá com a minha mulher perto das duas horas.
Estive quase a ficar com a água na boca, pois ainda estive à espera que me confirmassem o almoço.

Fomos os ultimos a abandonar o local do crime e o segredo de o famoso cozido não fazer mal já é meu.

Uma maravilha
Juvenal Amado