sábado, 23 de outubro de 2010

Guiné 63/74 - P7161: Ser solidário (92): Ainda a propósito das iniciativas da ONGD - Ajuda Amiga (António Estácio)

1. Mensagem do nosso tertuliano António Estácio com data de 20 de Outubro de 2010:

Que me perdoem o atraso, mas aqui vai, com amizade, o resumo dum filme, de 40 minutos referente a belezas naturais da Guiné-Bissau, que no passado dia 06 de Outubro tive o prazer de comentar no Centro Cultural Franciscano, em Lisboa.
A minha terra é linda!...

Nota: - Ao que apurei, Bemba, é um termo em crioulo que significa celeiro, pois é o nome dado aos depósitos em barro onde, dentro de casa, se guardam as proviões.
Assim, o Celeiro na Guiné-Bissau, são as zonas protegidas uma vez que a sua diversidade é uma riqueza capaz de assegura a vida aos residentes.

António J. Estácio


2. Transcrevemos o convite, que já não servirá como tal, mas que também dá a conhecer algumas iniciativas da Ajuda Amiga.

A Ajuda Amiga – Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento, associação sem fins lucrativos, e ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento), com estatuto de utilidade publica, vem por este meio solicitar a V. Exa., a aceitação do nosso convite para estar presente na exibição do Filme "Bemba di Vida" no dia 6 Outubro de 2010 (hora - 21:15). Pode ver o trailer do filme:


Um dos nossos objectivos prioritários é conseguirmos enviar livros escolares para um dos países mais pobres do mundo a Guiné-Bissau, cujas precárias escolas que ali existem na sua maior parte funcionam sem livros.
Esta nossa acção tem dois efeitos positivos, por um lado porque é um elemento muito importante para promover o desenvolvimento, e por outro porque preserva e difunde a língua portuguesa no mundo lusófono.
O contentor que enviamos em 2010 seguiu a 10/2, e levou cerca de 20.000 livros escolares, que desactualizados face às alterações dos programas escolares em Portugal, foram um bem precioso na
Guiné-Bissau (este é um exemplo da ajuda prestada, mas há mais).

Para mais informações pode consultar o nosso site: http://ajuda.com.sapo.pt/ e http://www.facebook.com/AjudaAmiga#!/AjudaAmiga?v=info.

Queremos aderir à iniciativa 24 horas pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social com a exibição do filme "Bemba di Vida", cuja duração é 40 minutos (suporte em DVD), e seguida de tertúlia com o fim de divulgar a Biodiversidade e sua importância na Guiné-Bissau. Para esse efeito gostaríamos de ter a sua presença, pois é um grande conhecedor desta matéria e tornaria o debate de ideias mais esclarecedor. O tema é: Conservação da Biodiversidade para manter o Pão dos Guineenses.

Este filme é da propriedade do IBAP - Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas cuja autorização já foi concedida para passar o filme em Lisboa (anexo).

O local escolhido para esta acção é o Centro Cultural Franciscano (Largo da Luz - Carnide), pois o Professor Padre João Lourenço (Director do CCF) mostrou grande disponibilidade e interesse para esta iniciativa. Para além de disponibilizar o auditório também fará divulgação deste evento junto da Família Franciscana e Universidade Católica.

A Ajuda Amiga irá divulgar este serão junto dos seus associados, amigos, familiares, internet e facebook.

Contando com a sua amável presença, agradeço a sua confirmação a fim de podermos dar inicio à sua divulgação.

Melhores Cumprimentos
Cristina Ferreira
Vice-Presidente para a Gestão

__________

Notas de CV

(*) Vd. poste de 4 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6529: Cusa di nos terra (15): A propósito do último livro do António Estácio, Nha Carlota... e as suas comidinhas (Luís Graça)

(**) Vd. poste de 5 de Outubro de 2010 > Guiné 63/74 - P7084: Ser solidário (89): Em Oeiras e Lisboa, dia 6 de Outubro, dois eventos da iniciativa da ONGD Ajuda Amiga: Combate à Pobreza e à Exclusão Social, e Defesa da Biodiversidade (Carlos Silva)

Vd. último poste da série de 12 de Outubro de 2010 > Guiné 63/74 - P7120: Ser solidário (91): Sarau cultural para angariação de fundos a favor da Guiné-Bissau (José Teixeira)

Sem comentários: